Significados




Dizem os entendidos que uma língua morta é aquela que não evolui e que não tem dinâmica; os tempos decorridos deram às línguas vivas modos de continuarem a sua evolução: adopção de termos, a gíria ou calão (esse mundo de mil significados e muito popular), além de palavras que são inventadas, como por exemplo, pela imaginação fértil a dar para o "intelectuale" da anterior Presidente da Assembleia da República.

Há escritores que Saramagam as frases sem pontos nem vírgulas e chegam ao Nobel; há também o caso daqueles que não percebem bem o significado, mas como é até uma palavra um pouco mística e que soa bem, usam-nas para dar um ar de conhecedor. Foi o caso desse nobre estudo que se chama Kabbalah, que muito portuguesmente virou Cabala e foi parar primeiro na boca de alguns senhores um tanto suspeitos do futebol e depois para a classe política que sentia-se ameaçada por algum pé na poça metido, significando então a Cabala, uma armadilha montada contra tais dignos senhores.

E a mente humana é capaz de um sem fim de invenções ou de trocar significados assim que a conjuntura pede.

Nesse movimento linguístico, fui surpreendida pelo novo significado de constrangimento; ao meu ver, aquela tosse canina e catarrenta que não despega e escolhe momentos inoportunos para acometer (casamentos, velórios, discursos, reuniões) é um constrangimento. Aquela feijoada que soube tão bem ao almoço e que foi fermentando com o passar das horas e que resolve ter vida própria, libertando-se numa bufa ninja no elevador cheio de gente... é um constrangimento.

Ou quando apresentamos o/a actual pessoa com quem temos uma relação à família e resolvem não só mostram aquele álbum de fotos (normalmente com aquelas fotos das quais nos arrependemos profundamente) ainda por cima contam em tom jocoso as nossas argoladas (que para eles tem piada, para o visado...nem por isso) e uma pessoa só pode aguentar o tranco como pode. Isso é constrangimento.  Ou quando pegamos (ou somos apanhados) alguém em uma situação delicada de puro exercício sexual, é uma situação constrangedora.

Agora uma entidade reguladora do ambiente escusar-se a fazer um teste à uma fábrica poluidora do Tejo por causa de alguns constrangimentos... isso para mim foge a qualquer explicação. Ou foi uma má escolha de palavra ou realmente o constrangimento passa pelo facto dessa fábrica de celulose ter uma protecção de algum órgão do Estado ou de alguma figura altíssima do nosso panorama de gente in.

Mesmo que assim seja, é constrangedor perceber que há aqueles à quem não se perdoa nada, no caso ao comum cidadão, e há aqueles que é constrangedor sequer dizer: "olha lá a merda que andas a fazer!"

Estas evoluções linguísticas são realmente avassaladoras, não são?

Só para saber:

Constrangimento: substantivo masculino = acanhamento, embaraço


Rakel.


Comentários