O Sr. Doutor



... e lá estava eu, olhando para um folheto sobre criogenia, cordões umbilicais e células estaminais. Ao lado, destes folhetos e só para compor o ambiente, um catálogo da Avon e lembrei-me da minha mãe, no pior lugar, na pior hora. Meu colega de trabalho, ao meu lado pergunta se estou com medo. Mas não, nem por isso, é mesmo aquela parte irritante do cérebro que coloca a possibilidade de algo errado ser encontrado.

Exame médico anual da empresa é qualquer coisa entre o tudo bem e o ora porra... e esperar nunca foi o meu forte. No jogo do empurra entrou o meu colega e me deixei ficar ali sentadinha, com o sol a bater nas costas,  a saborear aquela quietude, a modorra e aquela pequena paz.

Chegou a minha vez... e aí eu pensei:

problema nº1 eu minto muito mal
problema nº 2, vou levar sermão e já não me sinto em idade de os levar.

Simpático o médico tipo portátil, bata branca, cabelos a condizer, porque sim , médico bom só de cabelos brancos e ar de quem já virou muitos frangos.

Pergunta de caras: tem alguma doença? Começou mesmo mal... lá tive que dizer da minha asma. Toma medicação? Não sr. doutor, não tomo nada. E quando tem crises, o que faz? Olha, há anos que não tenho crise...

Fique de pé, feche os olhos e estique os braços...e isso foi tudo do meu exame neurológico. E eu, passei no teste. Vamos tirar a tensão arterial? Na boa, senhor doutor. Funcfuncfunc da maquineta, eu já sem sentir os dedos quando ele se lembra de largar a pera e soltar o ar da manga... ele lhes disse da pressão?? À mim também não.
Que medicamentos a senhora toma? Paracetamol quando é preciso... pouco mais. Tem aí a suas análises para que eu possa ver? Não senhor doutor, não as trouxe porque são antigas. Mas mesmo antigas eu gostaria de as ver. Pois, mas é que elas são MESMO antigas. Há quantos anos fez essas análises?? Praí há uns... 18 anos (sorriso amarelinho... tadinho). Boletim de vacinas então. Bom... o meu boletim de vacinas só tem a anti-tetânica mesmo...

Notou-se levemente que o senhor não ficou satisfeito e saca do bolso o estetoscópio e vai naquela de "vamos lá examinar esse pulmão". Mal inspirei mudou de lado, passou do peito pras costas, nem senti o estetoscópio tocar na pele. Ferrou o cenho e meteu-se na frente do PC a digitar em cata milho lento... mau maria... O sopro tá pior? perguntei meio a medo... aí o senhor doutor entrou a matar: Bebe? raramente. Fuma? (momento ora porra...) fumo sim, mas pouco. Quantos cigarros por dia? Nos dias piores uns 10 cigarros. Sei... caroços? Altos e manchas na pele? Não senhor, nada disso. E aí aproxima-se para tocar no pescoço para comprovar. Porque fumante é meio caminho andado pra uma porrada de doença.

Eu pulei feito gafanhoto... fosga-se, devia ser cadeira obrigatória na faculdade de medicina aprender que: NO INVERNO, AQUECER AS MÃOS ANTES DE EXAMINAR PACIENTE QUE FICOU A APANHAR SOLZINHO NAS COSTAS.  Pois um par de mão gélidas e meio abrutalhadas vieram cá vasculhar à procura de glândulas inchadas e tudo de ruim que eu, esta desmazelada que vos escreve, não tem o cuidado de evitar.

Pois, está tudo limpo. Agora levante-se, tape um dos olhos e leia a penúltima fila aqui do quadro...

... aahããã pois, sou um bocado míope senhor doutor. Não tem problema, leia o que puder. E foi o que os deuses quiseram. Repetida a brincadeira com o outro olho, o senhor doutor sentou-se na cadeira e largou o último dos ultrajes: altura e peso... a balança da farmácia diz que a minha altura e peso estão bem conjugados... e ele teve a desfaçatez de levantar as sobrancelhas... dou uma olhada de perto no placar de teste de visão e constato que foi tal e qual o meu boletim do Euromilhões, não acertei uma sequer.

Depois de digitar tudinho lá na minha ficha, o senhor doutor recomendou que fumasse menos, tivesse cuidadinho com a máquina cardíaca... e que fosse mesmo a sério fazer análises e tratar dos óculos. Mas tive lá escarapachado no papel : Apta. E é tanto quanto preciso, pois da maneira que isto anda, vou ter que trabucar até aos 75 anos...que deve ser mais ou menos por essa altura que os aumentos salariais vão acontecer...

Apareçam

Rakel


Comentários