Dona Europa e o Padre Cura



Continuo ter a imagem mental sobre a Europa como uma senhora daquela idade incerta, charmosa e sacudida; culta e que já passou por muitos altos e baixos. Mas sempre foi capaz de dar a volta. Tem os momentos excêntricos e modas fora das convenções, mas lá bem no fundo tem a sua conduta servindo de modelo para os demais.

Cometeu os seus erros, é verdade, aprendeu com alguns, esqueceu-se de outros, mas permanece capaz de se refazer em cada embate duro por que passa. Só tem um problema, é que na casa de Dona Europa, as pessoas estão a envelhecer e não são muitos os dispostos e refazer gerações.

A população está envelhecida, precavida e desconfiada fazendo desta década a mais baixa de natalidade. E por muitos recursos e ideias que tenham, as pessoas continuam na retranca, e fazer filhos, um objectivo colocado num futuro incerto.

Com tantos tratos a bola dados para incentivar a natalidade, veio este senhor a dar mais uma acha à fogueira duma não renovação de população.

Sendo ele  um mui digno representante da Igreja Católica, acha por bem aconselhar aos recasados (palavras dele) que não tenham conseguido a anulação do casamento anterior, a viverem em castidade na nova relação. É mesmo sem sexo. Nada, zero, lhufas. Porque o que realmente interessa não são os sentimentos nem o compromisso. Pode ser que uma pessoa tenha vivido uma vida de nojo com o anterior cônjuge, isso não interessa nada; o que interessa realmente é que se não há anulação dessa cerimónia no religioso, faz então de deus uma entidade cega e burocrata e que pode mandar um furúnculo na bunda como punição desse "crime/pecado". Ou vaga no Inferno com o Tio Lú como dono desse hotel. Sim, por que ele não recebendo o mail ou fax do Vaticano da anulação, não pode aceitar nada; mesmo vendo ou não o que se passa num casamento sem amor, violento ou até mesmo forçado.

...e depois ainda reclamam da crise de fé e de poucos fiéis nas igrejas.

Acho que sim senhor, o homem teve pontaria certeira na melhor estratégia a apontar aos devotos. E como tiro no pé, ainda por cima, incentiva ainda mais a que os casamentos passem apenas pelo Registo Civil ou então ao velho estilo de juntar os trapos. Mas lembre-se meu caro senhor, as pessoas tementes não querendo prevaricar ou colocar a alma a arder nesse inferno que vocês inventaram, vão começar a pagar apenas o registo na lei dos homens e a escapar da cerimónia na casa de deus. Menos din-din a entrar nos cofres, entende? E eles assim, se não der certo, não colocam a alma em risco.

Certamente que esta visão da fé esteja um pouco bagunçada: é que dantes, a maior parte das pessoas eram analfabetas e ignorantes; aquilo que era dito e aconselhado pelo senhor padre era quase que uma linha directa entre a divina providência e o mero pecador. Hoje, meu caro senhor, as pessoas mesmo fervorosas seguidoras e crentes em deus já percebem que os seus padres às vezes dizem umas coisas que já não fazem nexo. Nem Tio Henrique VIII teve saco para aturar anulações papais e criou a Igreja Anglicana; o que farão então as pessoas diante dessa... enormidade saída duma cabeça que deveria, pelo menos, ter antecipado as repercussões. Tem ideias e pensamentos que não consegue guardar para si? Comece um Querido Diário, há-de fazer menos estragos e sempre extravasa um bocado.

Quer dizer, o facto de não ter chegado o fax lá em cima com a anulação do casamento anterior, faz de refém o futuro casal com planos honestos e sãos; talvez será para este senhor a salvação da alma o factor mais importante. A honestidade, o amor, a alegria, trabalho, a verdade e o empenho numa relação pesa menos que um peido furado nessa equação que é um casal. O pior dos problemas, é que sendo deus a despachar a burocracia de milhões de casais vai dar bota. É que mil anos nossos é apenas um dia para ele. Portanto, malta... toca de comprar banquinhos e esperarem sentados pela anulação (e nãos e esqueçam de pagar os emolumentos), por que a coisa é para demorar.

Até então, é viver como irmãozinhos; se bem que há tanto caso praí de irmãos de sangue a viverem grandes histórias de amor, o que não farão estes irmãos de ocasião?

Eu só tenho uma pergunta:

Mas anda tudo com o juízo a arder?

Quer dizer, já não bastando o facto de estarmos a envelhecer a olhos vistos, ainda este senhor, ao estilo Diácono Remédios, que diz "ná-ná não pode!" (eze eze) "vivei como irmãozinhos... inhos" (eze eze)

Acho que Marte ainda é muito perto; pra quando é mesmo a nave tripulada pra Saturno??? Quero vaga.


Rakel.

Comentários