Como O Ar Que Respira




A Internet está pejada de todo tipo de "arte contemporânea" sobre esse ilustre senhor que agora ocupa a Casa Branca e só dá bola na trave e que também serve para provar que dinheiro, usar fato e gravata e ter uma licenciatura não o fez menos cavalgadura.

Enquanto a as redes sociais e demais meios de espalhar gafes, com a ajuda inestimável do Photoshop colocam ao léu esse lado alarve do Sr. Presidente do Farol da Democracia no Mundo, ele vai tomando decisões alarmantes e com fraca base de argumento.

O não categórico no Tratado de Paris para o Clima é a mostra evidente de que este senhor ao dizer que os requisitos para poluir menos são muito caros, não dá valor ao ar que respira. Nem à comida que come e a saúde que ainda vai tendo. Nem pensa sequer no futuro dos filhos e netos,  não, aqui o que vale é o imediatismo da situação e não tem visão há longo prazo e nem sequer coloca na mesa a possibilidade de ficar na história como um presidente com visão ecológica ou futurista.

Dentre todas as promessas que caíram em saco roto e que colocam a América em situações embaraçosas, há aquela de que em um mês acabaria com o DAESH, mas esqueceu-se que há tantos interesses na continuação da guerra, pois a guerra é lucrativa, que os eleitores estão a deixar passar. Isso e o tal muro para impedir a entrada de mexicanos no país. Foi à Arábia Saudita vender armas e entre apertos de mãos e sorrisos para as fotos, fico eu e mais alguns de coração apertado a pensar nas mãos de quem vão parar esse armamento todo. Tem um genro a usar furos da lei e fundos para áreas pobres para construir torres e ganhar bom dinheiro, enquanto que investigadores que foram à China ver as condições de trabalho numa fábrica de calçados pertença da filha desaparecem e ninguém liga ponta de corno.

Foto de casamento em Pequim, 2017

Acredito que valores e interesses mais altos tenham dado uma mãozinha para que esta cavalgadura e CIA- Ltd tenha chegado no ponto máximo de uma sociedade, que é a presidência de um país. Até o Canadá, que foi um dos país que também andou a fugir da responsabilidade ambiental, agora assume um ajuste de compromisso do Tratado de Paris e a China, com Pequim já a sufocar em poluição, assume uma posição de assumir gradualmente não só o Tratado como também o investimento nas energias renováveis. É evidente que a industrialização agressiva e sem qualquer tipo de controle de qualidade está a dar os seus frutos em Pequim onde o ar é de cortar a faca. Literalmente.

No entanto, apesar desta decisão do Sr. Presidente, alguns estados americanos estão decididos a contraria-lo e formar uma aliança anti-poluição.Califórnia, Nova York e Washington (pasmem) decidiram formar aquilo que chamam de  "Aliança Climática dos Estados Unidos". Serão eles a dar exemplo à essa cavalgadura sem ferraduras de que o lugar onde vivem é para ser estimado, protegido e deixar como boa herança às futuras gerações.

Para falar a verdade não estou a espera de um rebate de consciência vindo do Presidente americano; provavelmente seguirá a ser um fantoche dos interesses de algumas pessoas influentes e usar do seu poder para compensar ou vingar-se dos tempos que esteve na mó de baixo. Infelizmente chegou ao poder por meio legítimo, mas ao que tudo indica, nunca esteve um presidente americano em tão baixa popularidade em toda a história. Não acabaram os problemas de escolas com tiroteios (mais uma promessa) e nem melhorou as condições  de acesso à saúde.

De qualquer maneira, há um lado meu tranquilizado por saber que aos poucos, mais países vem integrando o conjunto de nações dispostas a arranjar soluções para os problemas ecológicos e controle de poluição do planeta. Há que investir mais nas energias limpas, nos transportes públicos que funcionem com energias limpas. Arborizar, tratar e reciclar água; é preciso continuar a dar tratamento aos lixo e fazer de começo, em escola, a educação de cidadãos. É uma aposta cara? É a longo prazo? Sim, certamente, mas há investimentos que são inestimáveis e que valem a pena continuar a fazer. Sai mais barato que estações espaciais e colónias em Marte.

Neste momento, isolando-se dos demais países desenvolvidos que estão a promover a melhoria do planeta ao nível da qualidade do ar e água, este abestado que nem sabe que Israel fica no Oriente Médio, nem mesmo como empresário parece que tem uma visão saudável de investimento. É aquela coisa de gostar de mostrar luxo e a mulher troféu como compensação... sabe-lá a minoria que lhe habita o corpo falsamente bronzeado...


...mas com um ego boçal de encher a sala. E não me estranha nada que a Dona Natureza se vingue sempre nesse país onde habita esse troll abestado, com tantos incidentes climáticos... e toma lá tornado.


Rakel.


Comentários