E Nomine Dio* - Sobre a Fé



E falando em deus e nos crentes nele...

Não vos entendo, palavra de honra que faço um grande esforço para tentar compreender e estabelecer uma linha lógica na vossa fé e na vossa visão sobre a forma como exercem a religião que professam. Não há como perceber esta linha de pensamento em que começa com o amor divino, num pai misericordioso, que ama seus filhos...e depois vemos que tudo aquilo que está descrito nos livros sagrados, mas interpretado conforme a vontade e o uso, vai contra os ensinamentos e pouco exercitado na vida prática. Tudo resume-se ao castigo directo, sem um pingo de perdão, o mesmo que tanta vezes pedem à ele nos momentos de mais necessidade. Esquecem-se que o primeiro poder nas mãos de cada fiel, de cada crente é aquele que foi dado pelo criador: o Livre Arbítrio.

Realmente deus é um cabide muito vantajoso onde se penduram as mais venais culpas, desordens emocionais e irracionalidades. Isso, num momento em que a humanidade encontra-se mais alfabetizada, com mais informação disponível e ao mesmo tempo, mais fundamentalista e retrógrada. Não há vontade sequer de discorrer na lógica e na responsabilidade daquilo que se escolhe na vida. Coloca-se mais facilmente nos secretos desígnios divinos.

Li há tempos que uma mulher foi linchada na rua; a causa: ela ofereceu à uma menina na rua ao deus dará (uma expressão muito interessante) uma maçã. Vinha a senhora das compras, viu a menina a brincar e ofereceu a fruta em modo mui cristão de Ajudai o Próximo. A razão pelo linchamento em praça pública, não foi o medo que paira do rapto, mas sim porque alguém aventou que a tal senhora era uma bruxa. Então, em algum lugar escrito naquele livro que os pastores adoram abanar no ar e nos púlpitos, que os padres não fazem muita persuasão que se leia, nesse livro inspirado por deus, deve lá dizer que mesmo sem provas deve-se matar por medo e ignorância. Apelo que me expliquem aonde se encaixa então o mandamento Não Matarás. E quem deu a permissão e o poder de castigar e tirar a vida de quem seja?

É dentro dos mais fervorosos e firmes da fé que se encontram os mais vorazes e mais vingativos punidores. Não há a palavra perdão e misericórdia no vocabulário. Não se exercita a exortação nem sequer a mais leve intenção de ver que somos TODOS, aos olhos das leis divinas, pecadores e criancinhas aos olhos de deus. E seja ele de que vertente for: do Oriente Médio aos Brhamas dos karmas, dos Ortodoxos seguidores da fé cristã aos Protestantes do poder papal. Neles todos, sem equívocos, dizem que somos TODOS imperfeitos e a precisar de evoluir na fé. De entender que são as nossas acções que determinam aquilo que colhemos na vida. Mas a realidade é outra.

Por isso custa-me tanto perceber, de tentar encontrar alguma lógica, nesta nova forma de auto-paternalização que se encontra na fé. O sujeito só escolhe aquilo que lhe dá na real gana, mentaliza-se então que foi deus que colocou no caminho esta pessoa ou situação. Se der certo, é porque deus recompensou este cidadão tão bom e impoluto; se não der certo é porque deus resolveu mostrar que não é aquilo que realmente interessa na vida dele e que aprenda a esperar pelas boas coisas. E chovem quotes e frases feitas no FaceBook de todos os fervorosos crentes nele, esperando assim provar que, se acreditas em deus, partilhas, se não acreditas ficas só a olhar e cai-te um castigo do caraças...tipo caganeira de semana. E deus, como toda gente sabe, tem conta no FaceBook e fica agarrado aos Feeds para ver quem partilha ou não aquelas palavras de fé tão enaltecedoras do perdão, livre arbítrio e misericórdia. Dependendo da quantidade dos likes, poderá ou não manifestar-se fodendo a vida de algum desgraçado que naquele dia não partilhou um Deus Te Ama. E já sabe, se está com diarréia e comeu a mesma coisa que o resto da família comeu, é porque não repassou aquela Nossa Senhora de Fátima com ar condoído.

Anda tudo chanfrado dos cornos...

Dos que andam com as revistas nas mãos a pregar Boa Nova, aos que só enxergam obra da iniquidade e zero de obra divina; dos que pecam, confessam e comungam em jeito limpeza a seco; dos que oram virados para Meca, ou dos que se banham no Ganges; dos que oram olhando para cruz aos que recitam o Torá; dos que usam o hábito e se refugiam em mosteiros lá nos píncaros do mundo. Não adianta nada ficar agarrados à fé, se não entendem que, na base disto tudo estamos nós, pecadores, arrogantes, venais, vingativos, infantis e fanfarrões. Que esquecemos o que é perdão, benevolência, caridade, humildade e que o livre arbítrio não deve ser julgado por nós, mas por aquele que acreditam que está acima de nós. Vocês todos são farinha do mesmo saco, sujeitos imperfeitos e pequeninos.

Certamente pensarão que deus "mandou" aquela apendicite à vizinha, porque ela anda enrolada com o tipo do apartamento 212. Ele lá de cima, como sabem, deu atenção ao pedido da ressabiada fiel, aquela que vê tantos defeitos e pecados no outros... mas que nunca dá lugar aos mais velhos nos transportes públicos, aquela que não avisa à moça do caixa que deu troco a mais, a que não abre a porta para alguém que vem com as mãos cheias... essa fervorosa fiel que contribui com o dízimo, mas não tem um pingo de senso benévolo e que só vê pecado... nos outros. Essa merece ser escutada, pois deus deve ter-se distraído no Candy Crush e resolveu atender o pedido assim ao calhas. E na verdade, a apendicite foi uma forma natural do corpo reagir à uma infecção. Mas cada qual acredita naquilo que lhe dá mais prazer dentro da sua pequenez interior...

E como toda gente sabe e percebe, deus e os anjos tem contas no FaceBook, Instagram e Twitter e avaliam pelas entradas e likes a fé nos seguidores ou aqueles que gastaram o dízimo nas cervejas e noitadas...

E se querem que vos diga...nesta altura do campeonato, com tanto fiel fervoroso e vingativo a desejar que o seu irmão, mesmo que não seja da fé mas sim da criação de deus, se ferre e que tenha uma vida vida fodida...não me admira nada que sejam nesses mesmos fervorosos tementes de deus que aconteçam tantos problemas de saúde, acidentes e desencantos.

É que se esquecem daquela pequena lei: o que desejamos e fazemos volta. E isso não tem erro, nem é preciso gastar energias e tempo a fiscalizar os erros dos outros e anunciar como cada qual se ferra na vida. E não adianta nada ficar postando que deus dará o caminho se escolhem sempre ir pelo atalho. Enxerguem-se e descubram que não estão acima de ninguém...muito pelo contrário.

Ide

* título feito em cima do joelho valendo o que vale...

Rakel.

Comentários