Assim Por Alto



Li que lá na Coreia do Norte foi condenado um ministro que deixou-se dormir numa das inúmeras e enfadonhas paradas e comemorações lá da terra. Condenado e executado, bateu a bota tendo agora direito ao descanso eterno e sem ter que olhar de novo para o badocha com cabelo de esfregona que manda naquele mega campo de concentração. Pensei eu cá com os meus botões, que se tal medida punitiva fosse aplicada no Parlamento Europeu e no nosso mui digno Parlamento Nacional...haviam menos salários faraónicos a pagar e um emagrecimento nas gorduras estatais muito mais plausíveis e visíveis.

Talvez alguns dos dinossauros que ainda adormecem em meio de congressos, pensassem duas vezes antes de comparecer apenas para marcar o ponto e ferrar o galho. Poderiam alargar para além do chamamento do Sandman, os que lêem os posts do Livrodatromba em plena sessão ordinária do Parlamento, aquele lugar onde quem vota não pode dizer ponta de nada, pois é desrespeito ao digníssimo trabalho ali a decorrer, entre leitura de jornais, limpeza do apêndice nasal e umas regadelas na fazendinha virtual. Isso é de respeito. Isso quando não fazem corninhos uns aos outros ou então trazem o Lego de casa e brincam aos deputados...

...fala sério...

Parece que acima de todos os milagres da Santa do 13 de Maio, Portugal será, sozinho mas orgulhoso, o único país de expressão de língua portuguesa a categoricamente usar essa cagada que chamam de acordo ortográfico. Acordo esse que me parece que apenas fica cá entre nós, no país que ainda fazem questão de passar os meninos de ano (só para não traumatizar) sem saber ler ou escrever, ou se sabem, já tiram o H de onde bem lhes apetece, usam Ç em lugar de SS e por aí vai.

Aí a santinha milagreira não olha bem pelos devotos que tão abnegadamente contribuíram para aquele novo... templo? é isso? aquela coisa redonda lá, mais parecido com o Coliseu lá de Roma, e se calhar a ideia veio mesmo daí, dos mártires da fé devorados pelas feras, queimados e crucificados em nome de Cristo, mas neste caso, com a carteira depenada em velas recicladas a 0,50€. Oremos...pois ainda assim, com tanto devoto e tanta parafernália, a Santa não dá uns cascudos na tola desses iluminados que resolveram fazer o Acordo Ortográfico mais cretino da face da Terra.


No tempo que meu filho mais velho entrou para o 2º Ciclo, a adaptação não foi lá essas coisas; havia um grupinho de rapazes mais velhos cujo o passatempo era roubar o dinheiro do lanche e oferecer pancada à quem resistia ao tão delicado convite contributivo. Depois de voltar para casa umas poucas de vezes com o pescoço com marcas de dedos, sem dinheiro e já sem querer voltar à escola, agarrei em mim e fui falar com o director de turma, seguindo os trâmites normais. Sabendo que o grupinho em questão não era dos meninos do bairro social, nem da colectividade cigana, mas sim filhos de mui dignos representantes da pseudo-nata social cá do burgo, dei por mim diante de um director de turma a dizer-me que só o trabalho do processo e o tempo decorrido até resolver a questão...levaria todo o ano lectivo. O sistema simplesmente não funcionou. Então, agarrei em mim, e numa daquelas tardes de Inverno que escurecem mais cedo, fiquei ali à porta da escola, esperando o gandulo já nos seus 16 anos e repetente quanto baste sair. Tive um tu cá tu lá, com o colarinho da camisa do moço no meu punho e os pezinhos dele a dar a dar ao ar. E foi remédio santo. Não lhe encostei um dedo na bochecha, mas fui muito esclarecedora, numa voz pausada e cheia de promessas. O menino de ouro da mãe dele, acabou por mudar de escola quando finalmente, num acesso de raivinha ou birra mal orientada, partiu o vidro da refeitório...saiu, mas sem processo disciplinar, apenas os papás pagaram o prejuízo. Provavelmente, o futuro desse rapaz será um 1º Ministro de gravatinha azul e ar de bom rapaz...

No caso do rapaz que foi agredido e filmado, a primeira pessoa que aponto o dedo é justamente à mãe que ouviu a queixa do filho e fez por passar uma borracha por cima de tudo. Depois de quase um ano passado da agressão, agora a senhora toma medidas, se mais não for, pelo facto da filmagem ter ganho alento de repúdio público. O director da escola disse que era um assunto de namorados, lembrando-me o sacudir do capote do outro director de turma. Por outro lado, agora os paizinhos das mastronças que acharam-se umas Divas a dar pancada no rapaz a vez... estão cheias de medo e traumatizadas.. e quem sabe, ficarão com síndroma de Dux, com falhas de memória e cagaço pós asneira. Ó meus deuses, as meninas estão cheias de medo e tal e couves, e os país, como todos os pais, a acharem desculpas e argumentos que justifiquem a violência gratuita em puto encurralado e humilhado publicamente, sem o apoio de ninguém.


... e eu, que andava para aqui feliz da vida, a fazer umas sonecas reparadoras, a dar conta dumas jolas e uns ranhosos, a dar uma volta pelas trilhas dos dinossauros, a ler e a redescobrir umas músicas, longe do recurso cibernético e sendo fiel ao meu objectivo de apenas uma hora por dia na Net... tive a pouca vergonha de dar uma passada pelos jornais digitais.

Mas tirando esta parte parva do mundo civilizado, descobri no entanto duas coisas:

Quando a minha irmã me perguntou que número de jeans eu uso, recusei de caras, disse que não precisava de calças, que mais valia ela gastar o dinheiro na viagem do que me trazer calças e tal e tal. Ela insistia e eu a dizer que não... até que ela jogou sujo e me perguntou:

"As Allstar que tu gostas são pretas ou azuis escuras, cano alto ou baixo?"

Putzzz... como eu sou fácil...claro, pretas de cano alto...eu não presto mesmo...


Quando chegou aqui em casa...ela mostra-me as fotos de renovação dos votos matrimoniais...

em Las Vegas...

na Capela do Elvis...

(assim, só uma ideia por acaso, na hora e que por coincidência ela até levava um vestido branco na mala mesmo a jeito)

...com um tipo que faz o casório completamente imbuído na personagem... eu a olhar para a foto e o meu cunhado a dizer-me, no seu tom calmo, pausado de homem discreto: " Essa é a prova que eu amo mesmo a sua irmã". E eu acredito, pois conhecendo o homem que é, que não gosta nada de grandes alaridos, ter alinhado nessa onda é prova que realmente o amor existe.   :)


Apareçam

Rakel.

Comentários