Alô Alô!!! Ponham-se a Milhas!!! Este Pontinho No Universo Ensandeceu



Se por acaso, a gente nunca sabe, algum extra-terrestre esteja a ler este post, acredite: fuja enquanto pode. Não é que o planeta seja ruim, muito pelo contrário, guarda infinitas belezas, uma fauna e flora exuberante... o problema mesmo é que o planeta anda por estes dias um manicómio. Mal frequentado, desestabilizado, confuso, ignorante, e pior, quem manda nele não prima pela inteligência.

Sr. Extra Terrestre, imagine que durante o Verão uns anormais decidem tacar fogo em áreas florestais onde vivem espécies que já cá estavam há muito. Estas espécies, desgraçadamente, não votam, e por isso, com a fome que lhes dá, afinfam os dentes na chicha de umas cabeças de gado em terrenos que vão tomando espaço ao que era dele. Aí ,os cá da tal espécie inteligente, esbracejam, tem uns chiliques histéricos e o desGoverno votado por estas divas, decide então resolver o problema na melhor maneira da cabeça de vento: tornar o lobo ibérico em espécie cinegética.

Minha pergunta singela: AONDE ESTÃO TODOS OS INDIGNADOS DA LEI ANTI- TOURADAS? É SÓ TOURO A ESPÉCIE A PROTEGER? É SÓ GARGANTA NO FACEBOOK?

Por este andar, os desgraçados dos linces ibéricos, agora repostos em habitat natural, estão em risco por aselhice, malvadez ou até mesmo bravata a tornar-se outro bandido da história. Vai que ele afinfa num galinha gorda ou numa perua anafada, e lá a D. Alzira deita-se aos ais e desgraças e se põe a fazer figuras diante da câmera? Temos ali chapadinha a lei que mete o lince como espécie cinegética. E depois, daqui uns anos, os meninos hão de ouvir dizer que este país teve estas espécies, mas por causa do burro do Sr. Almiro, ou da bezerra da D. Augusta, levaram tiros e acabou-se lobo, raposa e lince da Malcata.

Mas somos um país dentro desta nova era... pois esta nova era, este novo milénio, é do desatar aos tiros em nome do altíssimo. Já agora, por essas andanças pelo Universo, não calhou de encontrar por aí o criador e acordá-lo dessa modorra? Pergunte-lhe, da minha parte, se ele passou procuração à alguma facção para fazer estas merdas todas em nome dele? Não lhe picam as orelhas com tanta gente alteada em vingador em seu nome, ou então, a verdadeira religião? Ou então o criador anda mas é distraído com a última aquisição das convertidas.

Senhor E.T, veja bem, o altíssimo criou a humanidade, dentro desta humanidade há uma data de gente sem noção, lerda mental e completamente desatinada que se coloca como procurador dele e executam, matam, atacam sem mais aquela. Não importa quem seja, não importa a palavra misericórdia, nem compaixão ou então respeito pela vida. Nop, nada disso, é tacar fogo, é jogar do alto dos prédios, é recrutar pela força e pela falta de miolo mental. É violar, roubar a dignidade... tudo no nome de deus. 

Mas já estamos um bocadinho mais avançados em algumas coisas... veja bem Sr. E.T, num país proeminentemente machista, separatista, onde ser mulher não é mais do que a mesma coisa do tempo do velho Moisés, houve uma conferência sobre igualdade de direitos numa universidade. Eu pitosga como sou, aproximei-me da foto, é que gosto de ver se há alguém com cara de tédio, a jogar no tablet ou a dormir em sono solto. Vi tantas bigodaças que pensei cá comigo: ena ena, tanta bigodaça farfalhuda... as nazarenas ao pé delas são umas top model. Aí eu li a notícia... e vi que apesar dos panos cor de rosa, a conferência sobre a igualdade, primou pela ausência das focadas, só haviam homens no público e na apresentação. Um dia eles hão de aprender que, para falar de igualdade, as duas partes devem estar presentes... baby steps.

Dirá o senhor E.T, bolas Rakel, mas e os exemplos de países mais evoluídos? Ok, ok... vamos então para Norte. Lá então as palavras misericórdia, amai o próximo, compaixão é algo que mudou... muito por sinal. Dar de comer , uma esmola ou um par de sapatos à um mendigo pode dar em cadeia ou criminalmente acusado. É que não sei se sabe Sr. E.T, mas lá para o Norte faz um frio de rachar, e como deve saber, é algo muito agradável dormir na rua, não ter emprego, e todas essa vida maravilhosa que os senhores ministros invejam. Mas nessa questão de maquilhagem das cidades, de controlo de imigração indesejada, cheira-me a esturro e que pague o justo pelo pecador. Avisem lá o criador de mais esta ideia luminosa aqui da sua criação..

Sinceramente, aqui neste pedacinho beirando o mar, as coisas andam um bocado desordenadas... Veja bem, por um lado aposta-se num plano anti-terrorista que coloca inclusive as pesquisas na Net sob vigilância. Isto num país que perdeu Olivença aos espanhóis... ouviu bem? Perdemos para terra dos caramelos um pedaço de território, e julgam que agora, em cima de 5 pilares, vamos nos proteger contra essa maltosa com procuração de deus. Nem sequer imagino o investimento nesse campo, e se quer que lhe diga, também não quero saber. Por outro lado, subiram as taxas moderadoras nos hospitais, há menos especialidades nos hospitais, menos pessoal de enfermagem, crianças a nascer em ambulâncias, acidentados a fazerem rally papper pelo país esperando uma vaga... em nome de uma saúde de qualidade. Ainda não definiram bem que tipo de qualidade apontam, mas de certeza não é a mesma que eu penso. Por outro lado, se investem e se fazem pilares em nome da defesa Nacional, por outro levam um par de meses a responder às solicitações de uma medicamento que pode curar uma doença mortal. 

Temos um gagá a levantar o punho e a fazer ameaças veladas à um juiz, quando bem precisava de fazer uma sesta para ver se lhe passa a birra. Temos um país a gelar feito o inferno islandês e mesmo assim, hás-de ver miúdas em biquini a sambar no próximo Carnaval. Anda tudo tão baralhado, mas tão chanfrado dos pirolitos, que até noticiam Jorge Jesus a apitar jogos. Caraças, o homem lá gritar, grita, mas não o estou a ver 90 minutos a correr de um lado para outro.

Mas o planeta, tadinho, a aguentar com esta corja de gananciosos, poluidores, revolta-se da maneira que melhor sabe. A terra treme, inunda tudo, desata em erupções... e de vez em quando, em jeito de selecção, larga um ou outro surto de doença. Há uns meses foi o Ébola, mas agora pelo que parece, volta ao nosso regaço a doença que dizimou uma boa parte da população, que curiosamente, na altura se dedicava à guerra, matança e disputa de poder. Guerra santa e tudo e tudo. Volta a Peste Negra, a bubónica para os íntimos, a cavalo em pulgas que, segundo parece, são resistentes aos insecticidas conhecidos. Parece-me que afinal, apesar de todos os avanços científicos, uma insignificante pulga poderá fazer toda a diferença em um país ou continente, na economia e nesta globalidade em que estamos metidos.

Senhor E.T, acredite, há muita gente boa neste mundo; gente consciente do seu papel na sociedade, que não prejudica ninguém, que tira um bocado de seu tempo e voluntariamente ajuda quem precisa. Um tanto grande de anónimos que pensam num mundo melhor e no contributo que podem dar. Gente com fortunas que decide partilhar o que tem. Há quem nos encante com as artes, que nos faça sonhar com as letras, que faz de um muro sujo e esquecido por quem deveria de zelar um quadro urbano colorido. Mas apesar dessa gente fixe, faço-lhe um apelo: ponha-se a milhas, fuja... vá procurar outro lugar menos louco. E vê se existe mesmo um criador que passou procuração e chame-o à razão... que isto está no limite.

Boa Viagem

Rakel.


Comentários