Amigo Secreto, Amigo Imaginário, Amigo Colorido ou Melhor Novo Amigo. A Sedução Foi-se Embora



Vamos por partes:

Amigo Secreto é aquela forma interessante que foi arranjada de no Natal ou final de ano escolar fazer com que a gente dê um bom presente à quem não quer e recebemos uma coisa horrenda de outra pessoa tão indesejável quanto a que presenteamos. É o desenrasque de muitas empresas, algumas estipulam inclusive, que o presente seja até uma determinada quantia ou então um bocado no sense... tipo dar um pente ao careca  e coisas assim. De todas as maneiras, não escolhemos o nosso Amigo Secreto, calha-nos ao tirar a sorte um papel dentre tantos outros ali metido.

Amigo Imaginário é aquele amigo compensatório de muitas crianças que não conseguem racionalizar mudanças radicais na vida: mudança de cidade, de escola ou então a perda de um familiar. Muitos acreditam que tal qual os animais (carregados de uma inocência primordial) que os amigos imaginários são espíritos que ainda deambulam no plano físico e que contactam as crianças. Com o passar do tempo e a gerência correspondente ao crescimento, deixam de existir os amigos imaginários e passamos a encarar a realidade na sua total dureza e crueldade.

Melhor Novo Amigo é um conceito novo, direi até que nascido de uma certa falência imaginativa e de uma boçalidade inquietante.

Eu até entenderia que estas 3 fases da vida de uma pessoa seriam aceitáveis dentro dos parâmetros conhecidos no século anterior. Mas segundo parece, os conceitos deste século XXI tornaram-se tão paralelos, tão diferenciados, que me coloquei a minha lupa pessoal para enxergar a outra óptica do assunto.

Amigo Secreto deixou de ser o presentado surpreendido para serem os amigos das redes sociais. São amigos acrescentados ao calhas, muitos dos quais não são mais do que uma montagem de personagem para angariar simpatias. Quem faz parte desta interessante partilha da prenda da "amizade cibernética" espera encontrar a alma que a entenda, a metade da sua laranja e que mesmo sem saber se aquela foto é real ou não deixa-se levar pelas prendas feitas de palavras medidas e largadas ao léu.

Amigo Imaginário passou a ser uma coisa mais exercitada pela faixa adulta, que querendo escapar de companhias indesejadas, inventa um personagem que dignifique todos os bons conceitos humanos e fazem dele o companheiro do momento. Não é real, nunca existiu, mas serve para afastar os insistentes "bons partidos". O fatal, "tenho um relacionamento com uma pessoa" que geralmente ninguém viu, conheceu ou sabe-se o nome.

O conceito do Novo Melhor Amigo surgiu num jantar feito de comida italiana e com 5 mulheres a mesa, todas diferentes entre modos de vida, nacionalidades e idades. Ponto em comum será apenas um: nenhuma está a procura do homem que as há de fazer felizes, ou de pelo menos, que seja um qualquer que é sempre melhor que nenhum. Nop, somos todas uma picuinhas, chatas e rezingonas, pois exigência tomou esse significado - picuinhas. Então, entre bruchettas e pasta carbonara, vinho rosé e tinto, uma das picuinhas redigiu o perfil de toda mulher que não quer qualquer coisa, que prefere estar um tempo só do que andar com um traste qualquer.

O perfil é feito por uma data de gente que pensa que precisa-se de alguém, e arranjam uma data de possibilidades, candidatos solteiros e bons rapazes, que poderão ser a nossa alma gémea. É nesse momento que muitas decidem desencantar o Amigo Imaginário da cartola e pespegam com esse modelo perfeito e nunca visto e achado para afastar os enxames de boas intenções. Separação significa para muita gente que as nossas janelas da alma estão com escritos a espera de quem ocupe os cómodos acabados de vagar.

Então, dizia esta mulher picuinhas, que uma amiga telefonou-lhe a dizer que "fulano de tal" a achava inteligente, gira e estava interessado e que queria o número de telefone dela... para poderem falar. Meio que na desconfiança, mas querendo dar uma oportunidade (nunca se sabe o que poderá sair nessa rifa) ao rapaz, autorizou então que lhe dessem o número. Nem dois minutos passaram e já o "fulano de tal" dizia que o mesmo que antes: que a achava gira, inteligente, que gostava dela e que queria saber se ele poderia ocupar a vaga de Melhor Novo Amigo...


...repito: vaga de Melhor Novo Amigo...

É certo que as artes de sedução nos dias que correm, vagueiam entre o piropo do trolha e a boçalidade facebookiana melodramática e batida. É certo que o dom da palavra escapa completamente do arsenal de muitos homens que primam pelo vocabulário monossilábico e sincopado associado directamente aos jornais desportivos e a alergia pegada aos livros. Aceito que nem toda gente seja capaz de expressar correctamente tudo que lhes vai na alma... mas escusava de ser tão idiota.  Porventura, talvez esta alminha apardalada associe Melhor Novo Amigo como meio caminho para o Amigo Colorido (amizade com uma relação física sem compromisso) e ache que isso de mulheres, são como vagas de estacionamento ou de emprego. Abrem-se vagas de Novo Melhor Amigo em certas estações do ano ou até em situações oportunistas, umas das quais, a recente separação.

No caso, em sendo uma mulher educada e que não tenha nada de momento que lhe aporrinhe a vida, é mandar com o Amigo Imaginário para frente, desenganado o candidato por falta de vagas. No caso de ser na mesma uma mulher educada mas num dia que tenha sido em jeito da Lei de Murphy, é mandá-lo à merda. Mais vale um desengano na vida que andar a vida inteira enganado.

E nisto, minhas senhoras e senhores, é no que se resume as exigências de uma mulher: cérebro, humor e imaginação. Não um homem qualquer que preencha uma vaga, não um Melhor Novo Amigo cultivado de estaca, mas a pessoa na hora exacta e que calhe como uma luva. Não para fugir de uma provável solidão e muito menos ainda para um ideal que só existe... num esboço que não encaixa.

Meus senhores, por favor, vejam lá se começam a ter tino nessas cabecinhas...

Apareçam

Rakel.



Comentários