Abana-te!!



Não tarda nada, meio mundo há de queixar-se do calor. Primeiro queixam-se do frio, com certeza sou uma das que faz isso, depois queixam-se que chove em plena entrada do Verão e depois do bafo de forno que é o Verão lusitano. Queixar-se faz parte do exercício diário duma massa populacional que sente prazer nisso ; dos joanetes ao tipo de reforma feita na estação da CP, tudo serve para apontar defeitos e zero virtudes.

No entanto, muita gente bem intencionada procura mil e uma maneira de resolver os problemas que afectam os que neste momento andam a poupar no que podem. Daí surgem listas e ideias "práticas" para gastar menos, comer melhor e combater o calor. Gosto muito de ler estas listas e ideias simples, muitas delas servem de bases para outras ideias que acabo por desenvolver. Num espírito que se revê no método científico, vejo a experimentar as opções oferecidas por estas alminhas  bem intencionadas e e vocacionadas para o bem da humanidade.

Encontrei uma lista de 7 maneiras (o sete, esse número tão místico...) de combater o calor sem ar condicionado. Digamos que estudei e coloquei as neurónias a funcionar para ver até onde davam certo. O resultado será este:

1 - Mantenha as cortinas e estores fechados durante o dia

Pretendem assim evitar o efeito de estufa dentro de casa, isso se teve a mesma sorte do que eu, com uma casa que durante o Inverno não bate uma nesga de sol, mas de Verão é de chapão, isso seria uma solução. Mas não é.
A sensação de clausura e o abafado cria, em quem não tem, as fobias todas de espaços fechados.  Associe à isto crianças a chorar, suor em bica.. e temos um psicopata em gestação.

2 - Faça o possível para manter o calor fora de casa

Se pensam que é colocar lá fora um aviso : "Não queremos calor cá em casa", ou, "se é calor afaste-se", não não é isso.
Aconselham a colocar película reflectora nas janelas, fazendo assim com que o calor não atravesse os vidros e não aqueça o ambiente. Esquecem-se que as paredes finas e sem isolamento não ajudam nada ao baile. Ao contrário das casas mais antigas e principalmente as alentejanas, de paredes grossas... o calor entra nas modernas e não há nada que resolva o calor.

3 - O ar fresco da noite deve ser aproveitado para manter o ambiente fresco

Para esta equação dar certo, é preciso ter as janelas abertas. Para ter janelas abertas é preciso que haja segurança suficiente para isso, sem contar uma boa defesa contra as melgas, baratas e todos estes seres oportunistas próprios do Verão. Janela aberta para o fresco da noite resulta em falta de privacidade (e para quem gosta de andar pela casa nu e dormir sem roupa, um caso sério de exposição pública) e muito Kung-Fu nocturno contra melgas. Caso a ponderar.

4 - Lâmpadas de casa só as economizadoras

Desde que a EDP virou o negócio da China, poupar é coisa que qualquer cidadão faz para poupar o rombo que é uma conta de luz. mesmo que tenha vontade de comprar lâmpadas incandescentes, não é fácil, estão a desaparecer a olhos vistos. Escuridão é palavra de ordem até nas ruas de algumas cidades dispostas a poupar na conta. Dizem que as economizadoras não largam calor, por esse prisma, cozinhar deveria ser proibido... mas encontram sempre escapatória... a merda dos grelados na varanda. Estamos a aproveitar o fresquinho da noite, a janela aberta, os hertz a funcionarem em baixa frequência contra mosquitos... e o raio do fogareiro da vizinha de baixo a destilar a pestilência de sardinhas assadas da praxe. Que se dane a roupa estendida dos vizinhos, que se dane a janela aberta e o banho acabado de tomar... é meter uns pimentos e umas sardinhas em cima das brasas e "mainada." Haviam de fazer os grelhados dentro de casa... sacanas...

5 - Use truques para tornar o ar menos seco

O lema é, vamos tornar o ar mais fresco e húmido para poder dormir. Concordo plenamente e não foram poucas as vezes que me passou pela cabeça dormir dentro da banheira, ou num colchonete na casa de banho, o sítio mais fresco da casa... lembro de um primo meu que dormia em frente ao frigorífico aberto...
Passou-me pela cabeça também deixar encarquilhar na banheira cheia de água fresca e dormir feito Ofélia nos nenúfares. Trapaceio tomando banho, sair dele sem enxugar-me e deitar-me nos lençóis fresquinhos de algodão, já batidos e velhinhos...
Essa coisa de colocar alguidares cheios de água espalhados pela casa para dar frescor... é coisa que não calha muito bem  com casa com gatos sem medo de água, cães sedentos, sonâmbulos, aflitos a meio da noite em correria para um xixi ou até os que chegam em casa com pouco equilíbrio e muita cerveja.

6 - Condicionar o ar com engenho

O velho truque de colocar uma garrafa congelada ou até mesmo uma tigela cheia de gelo em frente da ventoinha resulta mas só resulta mesmo quando fica em frente ao que está gelado... e que não dura muito. Revezem-se, façam escalas de quem tem que a meio da noite trocar a garrafa gelada ou esvaziar e voltar a encher a tigela com gelo. É o único inconveniente.

7 - Usar e abusar de bebidas e comidas frescas

A salada é prato rei do Verão, sem dúvida é dos meus pratos de escolha o ano todo, mas enjoa. E se quem me lê também precisa tanto de substância quanto de frescor... faça como eu: vá comer numa esplanada, ou restaurante com ar condicionado.  Bebidas, aconselho vivamente o sumo de melancia e limão, um hidratante e um depurador delicioso. Água, bem, temos uma história de amor/ódio, melhor ficar pelos chás gelados. E por falar neles... gelados com fartura. Esta é a época que troco de bom grado uma refeição por gelados com frutas. É bem verdade que passado um bocado tenho que atirar-me à uma sandocha. Mas tudo bem.




Ideias... já dizia a minha avó, "a necessidade aguça o engenho" e, por isso mesmo, acho bem que se coloquem ideias a funcionar para tornar mais confortável a nossa vida, mas desde que sejam viáveis.  Cada caso é um caso... e cada casa é uma casa. Quem tem um ar condicionado em casa não precisa colocar em 17 ou 18º, basta deixarem-se pelos 23 ou 24º. Assim o corpo não estranha tanto as diferenças e poupa-se bastante em energia.

E saia de casa... desfrute do ar livre. O verão é curto e calha bem aproveitar.


Apareçam


Rakel.




Comentários