Quando Afrodite e Ares Precisam Fazer o IRS



Pequena aula de mitologia: Afrodite, deusa grega do amor e de uma beleza que deixou pelo beicinho deuses e mortais é a Vénus dos romanos, assim como Ares, deus da guerra, boa pinta e meio playboy é o Marte romano. Há por aí uma expressão de que as mulheres são Vénus e os homens são Marte, numa clara evidência das diferenças de uma delicada do amor, e um gajo a 1000% da porrada e do pavio curto.

Diga-se de passagem, não tem nada uma coisa com a outra... nem a Afrodite era essa coisinha romântica e amorosa, cabecinha tonta e cor de rosa que toda gente pensa, nem Ares era assim tão mau como isso...

Afrodite, nascidas da espuma do mar, linda como o pecado foi cobiçada por toda a horda Olímpica (os deuses moravam no Olimpo), até mesmo o tio directo dela, Zeus, ficou logo com a toga em chamas assim que viu aquela menina sair da concha vestida de cabelos soltos e pouco mais. Hera, a legítima mulher de Zeus, antevendo a possibilidade de seu marido conseguir mais uma vez colocar-lhe um par de chavelhos na testa, decidiu jogar o trunfos todos que tinha e obrigou que Zeus, declarasse Afrodite noiva de... Hefestos.

Hefestos era por assim dizer, filho legítimo entre Zeus e Hera, mas nasceu contra a vontade do deus. Digamos que Zeus teve uma leve suspeita que Hera não tinha sido assim tão virtuosa e que não viu no rebento qualquer semelhança com a progenitura paterna... e chutou o menino lá das alturas. Depois de vários trambolhões, o "piqueno" ficou um bocado amolgado e entre tantas mazelas ficou coxo. Com pena dele, uns Ciclopes (aqueles tipos com um só olho no meio da testa) adoptaram o catraio e ensinaram o ofício da forja e martelo. Nada mais, nada menos, o rapaz cresceu e tornou-se um artífice de mão cheia, honesto, boa pessoa, mas tadinho, não entrava no conjunto de perfeição dos deuses. Mesmo assim, já na fase adulta, ganhou alguns pontos presenteando os deuses com belas peças feitas nas forjas incandescentes. Mas era coxo, pronto.

Daí que a ideia rocambolesca de Hera casar a perfeita e gostosa Afrodite com Hefestos fez muito dos deuses arrancarem os cabelos... Mas o plano de Hera justamente foi afastar a menina dos olhos cobiçosos e gulosos de Zeus... e fim de papo.

Ares, pela calada, arquitectou um plano fantástico para conseguir chegar (por assim dizer) até  Afrodite: encomendou uma couraça e um capacete ao mano Hefestos e volta e meia ia ver os progressos, sugerindo sempre uma mudança de algum detalhe... e enquanto o artífice martelava na forja, Ares... dava assistência técnica à Afrodite. Desse "romance" acalorado, nasceu Eros (uma justa mistura de amor misturada com a destemperança que toda guerra é, que ferve o sangue) . O erotismo assim tem a sua explicação, até que bem arranjadinha. Facto é que depois de Ares muitos mais foram os amantes de Afrodite, deuses, semi-deuses e mortais. Era uma miúda cheia de amor para dar.  :)

Se coloquialmente usamos Vénus e Marte na diferença suprema entre os sexos, então, deveriam rever com toda a justiça o termo, uma vez que agora os papéis invertem-se na maior desfaçatez.

Hoje, tive a visita de uma colega do meu segundo trabalho, ela com uma segurança fora do comum e um pragmatismo total, disse-me que vinha falar com o namorado (que trabalha comigo no emprego principal) para propor casamento. Disse-me que tinha vindo das Finanças e que tinha sabido que, agora, as uniões de facto levam mais tempo e papéis que casar e que casando recebem mais de reembolso dos estudos dela do que cada qual por seu lado. E já que vivem juntos há dois anos, é como se estivessem casados.

"Ninguém precisa saber, é só uma cena nossa e pronto" disse assim tudo bem definido. "Nem é preciso gastar em copo d'água, nem essas coisas de roupas e tal e coisa, é chegar lá, assinar o papel e pronto."

Um bocado de tempo passou... e quando ela voltou para me contar o resultado da proposta, ela olhou para mim muito séria e disse:

"Então ele não quer, 'tás a ver? Quer festa, quer convidados e a coisa toda dos casamentos..."

E é assim, que sabemos que Marte é um romântico empedernido que sonha com um casamento ao estilo noivas de Stº António e ela é menos Vénus e sonhadora, mas a prática da situação...

... e a motivação, está toda no reembolso do IRS...


Apareçam

Rakel.


Comentários