ZZZZZzzzzzzzzzzz....



Li que dormir gasta tantas calorias ou mais que uma caminhada de 30 minutos. Nas diversas pesquisas que se fazem em modo de melhorar a produtividade das empresas, algumas reconhecem o benefício da sesta e de tempo de lazer puro e simples, no modo como os seus colaboradores depois trabalham. Por outro lado, o dormir pouco (no velho estilo "sou uma pessoa dinâmica e muito ocupada) é a causa de erros humanos, acidentes e no fim das contas, quando há uma séria privação do sono, paranóia pura e simples.

Da mesma forma, muitos estudos apontam como um dos grande culpados da obesidade o facto de dormir poucas horas ou melhor, não dormir o suficiente para sentir-se descansado. Outros estudos afirmam que as crianças que dormem menos de 10 horas vêem o seu aproveitamento escolar afundar. Pensem bem:

Enquanto dormirmos o nosso corpo entra em estado de recuperação do sistema: as células reproduzem-se, o organismo desacelera, a nossa respiração fica pausada. Nesse tempo que estamos nos braços dos sonhos, não comemos, não fumamos, não bebemos jolas, não falamos besteirada, não gritamos com ninguém, nem nos aborrecemos com as notícias do telejornal. No máximo, o ressonar poderá ser incomodativo aos demais, mas também o é a sirene dos bombeiros, aqueles carros pretendentes a tunnings com música duvidosa a circular pelas ruas e as ocas palavras de ordem dos partidos. E há um detalhe a destacar: uma mulher NUNCA ressona, apenas respira fundo com convicção.  :)

Provavelmente, a discussão da relação dos vizinhos do andar de cima, às 2 da madrugada, acompanhada de pratos a voar, portas a bater, possam atrapalhar os de sono mais leve. Coisa que comigo, só mesmo uma explosão atómica poderá acordar-me... tirando o facto que um dos meus filhos me chame. Digamos que, um sussurrado MÃE a meio da noite, por muito baixinho que digam, eu escuto, é automático.

Deitar os ossos em que lugar for, então também é uma maneira prática e simples de controlar o peso, não exige aparelhos complicados e pode ser feito por pessoas de qualquer idade, sem contra indicações.

Dentro dos horários pelos quais venho regendo a minha vida laboral, tirar um dia para repor o sono, além de deixar-me como uma pessoa mais simpática e com as ideias mais claras, economiza, detém os cigarros e ainda por cima ajuda a perder peso. É mesmo fixe, não é?

Mas o melhor de tudo, é fazer desse dia a comemoração mundial e pessoal da preguiça, ler quando me apetece, dormir quando me apetece, sair se me apetecer... e não sentir uma pontinha de culpa. Pondo isto tudo em cima da mesa, ainda não percebi o tom crítico de muitos que, "se pregas contra o sedentarismo, porque raios tiras um dia inteiro a preguiçar?". É que ainda não entenderam que, durante 6 dias da semana, a Rakel anda só a pé, trabalha muitas horas e não fica parada nem um minuto. Há que compensar.

Sem culpas.

Apareçam

Rakel.




Comentários