Como Dizia Raul Seixas : Quem Não Tem Colírio Usa Óculos Escuros...



... ou como quem quer dizer, quem não tem remédio remediado está.

Remedeiam-se as faltas e os desgastes numa base quase lírica de visão da vida, tenta-se justificar com as muletas e bordões sobejamente conhecidos as mazelas mal amanhadas da vida. Não estou a fazer sentido? Ainda não, mas logo chegarei ao ponto chave, agradeço entretanto o Dr. M.P, que gentilmente fez-me chegar às mãos, por assim dizer, duas crónicas de um dramaturgo, escritor e cronista... que só mesmo na base do ficcionamento pode basear-se as tais duas crónicas que li. Da autoria do senhor Mário Prata, um falando dos evelhescentes e outra das mulheres de 40. Cada uma um verdadeiro tiro nos pés, ou então duas crónicas feitas com boas intenções e baseadas em maus exemplos. Só pode.

Peço que antes de lerem o meu post, leiam os dois assuntos que estão aqui  linkados a vermelho, aviso que andei um par de dias naquele vai não vai, escrevo ou não escrevo, mas acho que merecemos, nós mulheres, uma melhor consideração do que esta que nos dá o cronista e uma visão mais realista, mais não seja, para que este evelhescente, o Sr. Mário Prata, entenda...

... que as mulheres de quarenta anos que você conhece, que se sentem um traste ambulante, sem chance na vida... lamento por elas, e não, não as tome como medida para todas. Essas que aí descreve, certamente serão todas aquelas que apostaram e hipotecaram a vida com um evelhescente, que por outras palavras serão uns homens chatos, aborrecidos e sem pica. À estas mulheres derrubadas e desgastadas, deixo o meu sincero pesar e toda a minha consideração. E se meu conselho vale de alguma coisa, minhas senhoras, deixem os evelhescentes deste calibre descritos pelo autor às meninas de 20 anos, as que precisam de um paínho, um paizinho por assim dizer. Esses tipos emburrados e mal compreendidos, que preferem ficar cozendo a birra enterrados no sofá, que deixam crescer o cabelo e usam brinco como um reviver adolescente (e o trabalho que dá explicar que Bon Jovi e Metallica não são a mesma coisa...) não valem o investimento sentimental nem nada. Troquem o evelhescete por um homem da faixa dos 30 anos.

Acredita realmente que uma mulher na casa dos 40 ou mais, acha menas os preliminares e vai direto aos finalmentes? Menas? Sério?? Então as mulheres de 40 que conhece... viveram mesmo muito,mas muito mal a sua vida para achar que preliminares é menas... Mas acha o máximo saber da Copa de 70 e do Pelé... meu, francamente...

Digam-me com sinceridade, agora falo aqui directamente às mulheres de 40 ou mais, que fazem ginástica, workshops, yoga, voluntariado (a grande maioria são mulheres nos 40  e homens na casa dos 30), que adoram viajar, que gostam de ir ao cinema, ao teatro... querem mesmo dividir a sua vida com um homem que só sabe reclamar, que diz que já não tem idade para essas coisas, que fica-se melhor em casa aboborando no sofá, que ginástica é só com o polegar no comando a distância e que faz as coisas na base do menas??? É isso que quer? Tenho a certeza que não. Ou então a auto-estima não é baixa... é abaixo do solo...

Quer dizer, depois de criar os filhos, passar pela fase da adolescência mais ou menos aguda, ainda tem que aturar um marmanjo que faz as coisas pela metade, que se faz de Che Guevara de poltrona e que no máximo de viver a vida é dormir de conchinha??? Minhas queridas, ponham os olhos nos homens mais novos, invistam neles que é o mesmo que investir em si mesmas. Mas atenção, não caiam na esparrela de colocar todos os homens de 50 ou mais na mesma fasquia dos evelhescentes. Há homens activos, que não ficam parados no tempo e espaço, que sabem quem é Oasis, assim como U2, The Clash, Depeche Mode, e passaram pelas décadas a conhecer mais do que o jornal vespertino e a conversa de boteco. Viajaram, estudaram, construíram, perderam e ganharam e ainda tem ganas de fazer mais do olhar saudosamente o passado juvenil. Há os que largam a profissão de anos e se dedicam noutros campos, arriscam e olham para frente, ganhando tempo ao tempo.

Senhor Mário Prata, deixe-me que lhe diga, ser mulher hoje em dia com 40 anos não é melhor só porque tomou todos os porres homéricos aos 30, nem porque já não querem engravidar de novo, mas elas tem a grandeza de pensar em adoptar uma criança, coisa que para um velhadas armado em novo jovem é uma chatice, que não quer nem lembrar e que sempre escapou quando tinha trintinha. Conforto não é acomodação, coisa que um velhadas normalmente confunde facilmente em andar em casa de cueca e ancorado no sofá.
Uma mulher, quando já sabe o que quer e como quer, deixa que o quesito número de anos seja o factor menor da equação, torna-se intemporal. A maior parte delas já não sente a necessidade de justificar o facto de ter um relacionamento com um homem mais novo, está-se nas tintas com a opinião alheia. Usa tatuagem, salta de para quedas e ainda sabe jogar na PlayStation. Actualizem-se, meus senhores evelhescentes...

Em resumo, se calhar, na intenção de um post bem humorado saiu um rol de preceitos de beirada de balcão de boteco. Nenhuma mulher que se preze de o ser vai querer dividir a sua vida com um evelhescente. Nem é por causa do ataque de acne na bunda, nem pelo fumar um charro as escondidas nem as horas que acordam ou dormem. Mas esse apego ao passado, essa  passividade que se vive o presente, o evitar de enxergar um futuro e esse menas mata tesão... arrasa qualquer tipo mulher. E não pense que o facto de ser de 40 ou mais, divorciada, com filhos criados, com uma sociedade que decide pelos outros o certo ou errado, que vai por isso aceitar um velhadas acabado.

Elas, as mulheres maduras, na idade da loba, já não comem qualquer coisa... não se remedeia mais nada, é tudo ou nada meu amigo... E meninas, não se remedeiem com qualquer coisa.

Apareçam

Rakel.


Comentários