E Eu Fiz Sushi...


Dá-me para estas coisas quando se me apresenta tempo disponível e alguma sensação de inquietação, tenho disso, de precisar de mudar um bocado aquilo que é o rotineiro. Queria testar, além de outras coisas, alguns pratos para quando há os jantares com os amigos e mudar um bocado a paisagem da mesa.

Há praí uma data de workshops e aulas de culinária nipónica onde se revelam os segredos do sushi, uma coisa que resvala a alquimia avançada. Então vamos lá explicar as coisas...

O sushi tradicional e que sempre conheci, não é aquele se vê nos dias de hoje, razão pela qual eu nunca gramei este prato. É que o sushi tradicional é um bocadinho diferente, digamos que será o actual virado do avesso. São feitas bolas de arroz e que se servem ainda quentes (bem quentes por sinal) e colocamos fatias bem finas de peixe cru por cima, aí vamos com este preparado até ao shoyu, nesse vai não vai a fatia de peixe cru começa a ficar um bocadinho passada por causa do calor da bolinha do arroz, e toca de meter tudo na boca. Desculpem, mas que ECA!!!



O sushi hoje é do estilo continental, leva peixe cru na mesma, mas felizmente enrolado em arroz e Nori, dando assim uma chance de disfarçar ou até mesmo fazer substituições nos sabores. Continuo sem gostar de peixe cru... adiante.

Portanto, fiz o arroz no ponto "unidos venceremos" em que fica o bago inteiro, mas todos unidos na luta de ficarem bem juntos. O grande X da questão é mesmo o Nori... um pacotinho de 7 folhas dessa alga custa os olhos da cara, mas estava determinada com a experiência e queria ver se ficava bom. Decidi por uma escolha de sabores mais suaves no recheio e atacar mais no sabor do molho shoyu. Então, sem esteira de bambu própria pra sushi, sem o arroz tradicional (usei de risotto, já que era o que tinha em casa) e sem peixe cru... e ficou maneirinho.

Por aquilo que a minha cobaia de serviço me disse, estava cinco estrelas, portanto, chegando mais perto do Verão e nas possíveis jantaradas e demais convívios, já há outra opção para os apreciadores.. mesmo que não leve peixe cru.

Mas se me derem a escolher... prefiro comer kombu com carne de porco...



Apareçam

Rakel.

Comentários