Condição de Mourinho - Be Special ou Ser A Última Bolacha do Pacote



Felizmente, uma das nossas capacidades ou escolha de vida, é saber valorizar as coisas ou as pessoas. Ganhar o cunho de especial, nesse caso dado por outra pessoa que não somos nós mesmos, é algo há ser levado a sério. Ser especial, do ponto de vista geral,é distinguir-se dos demais, ter uma capacidade reconhecida como melhor, diferente.

No caso pessoal, acho muito bem que cada qual faça de si especial, que saiba valorizar-se, que saiba decidir que é merecedor de respeito. Mas isso nãos e ganha assim de graça, pelo simples facto de se olhar no espelho e dizer. "eu sou especial e portanto mereço ser tratado como tal." Não, nada disso, para ser especial para si e para os outros há de existir uma boa dose de auto-crítica que possibilite separar o lado especial de uma certa arrogância rançosa.

Arrogantes há praí aos montes, paletes e paletes de petulância, egos inchados e falta de educação. Entre o "você sabe com quem está a falar" ou " "você sabe quem eu sou" há um vale de imperfeições e inseguranças que mal se seguram por títulos que vem pespegados nos B.Is. Esses, por vias político-profissionais realizam-se como pessoas assim.

Há também aqueles que lançam uns bitaites assim pro lado do erudito, 3 ou 4 palavrões ideológicos e mais uma idade perto do sénior para afivelarem o seu cunho de especial. E são francamente grosseiros, inconvenientes e no caso de hoje, brutos como um pneu. Por muita paciência que uma pessoa cultive, por muito que pensamos que devemos ter em consideração nos anos bem entrados na vida, nada, mas nada mesmo justifica que uma pessoa mal educada arrogue o privilégio de ser especial e que mereça ser assim tratado.


Sem medos, eu me acho especial, tem dias até que acho que nasci fora do tempo... mas nem por isso me ponho a destratar ninguém ou a dizer que mereço ser tratada de maneira especial porque sim. Se há coisas que devem ser merecidas é a capacidade de ser especial. Não adianta usar sobretudo igual ao Mourinho, mascar chiclete, ter ares que vai bater em meio mundo. Pra ser aquele que difere dos demais, para conseguir que toda gente se lembre de si tem duas hipóteses: ou é uma besta chapada ou então seja especial por ser mesmo.

Não é o pirilau maior, nem as mamas maiores, nem o arzinho arrogante, nem os bitaites que lança a laia de "grande mente" nem a foto no jornal e nas revistas cor de rosa fazem os especiais. Isso é algo que se atinge pelo exercício do trabalho interior, pela capacidade de cativar pela personalidade e pela segurança em si mesmo.É feito da forma como marca BEM as pessoas, por saber exactamente o que quer da vida e de aguentar o tranco da crítica fundamentando-se nas suas reais capacidades.

Ser por ser não serve de base para nada, nem o ar de enfado, ou achar que o simples facto de existir é suficiente para que lhe sejam abertas todas as portas e tapetes vermelhos da vida. Prove que é especial, faça por isso, analise-se para ver se faz exactamente aquilo que diz que é. Se trata as pessoas com o devido respeito e consideração. Não é a toa que todas as mulheres começam a pontuar uma homem pela maneira como trata os outros, sejam os empregados de balcão ao empregado de mesa. Faz favor, com licença e obrigado fazem maravilhas. Lembrem-se que aquela pessoa que lhe está a prestar um serviço, nem que seja a colocar um café na sua mesa, é uma pessoa, que merece o seu bom dia e não aquele ar de quem conseguiu ir à Marte e voltar de trotinete.

Meu doce Krishna... ainda dizem que tenho mau feitio... ahhhhhhh... pois, que tenho assim umas palavras meio ácidas quando na verdade, e muito sinceramente, gosto do exercício do sarcasmo quando me deparo com um pseudo-especial. E é ver até que ponto a pose do/a Special One feito na China aguenta o tranco. E para mal dos meus pecados (que nem são assim tantos), na maior parte das vezes, nem percebem bem o que eu digo,e só por aí avalio os bitaites eruditos (e decorados vezes sem conta).
Eu????? Mau feitio???? A tipa mais simpática que anda por aí a ter toneladas de paciência e coisa e tal? Nááá... não aceito isso. Santa, colocai os olhos em mim.... sou uma daquelas pessoas que, se na eventualidade de realmente existir um céu da maneira cristã, tenho lá em cima a minha espera um duplex, com vista para o mar, com uns anjos ao estilo Johnny Depp ou Christian Bale (definitivamente a fase dos loiros anda apagada) para serem os meus "secretários do lar" :)

Ser especial é uma qualidade que se adquiri, conquista-se por mérito, não só porque acha que sim. Pensem nisso.

Apareçam

Rakel.

Comentários