Receitas Naturais - O Resgate de Velhas Tradições




Se o caro leitor/a tem um filho como o meu, que lembra-se de ir correr em pleno Inverno chuvoso de calções e T-Shirt ou que usa a mesma falta de roupa para jogar softball debaixo de chuva gelada e torrencial, tudo em nome da saúde, desporto e da exibição do corpo danone, anime-se. Sabemos que esta exibição narcisista vez por outra acaba em constipação ou numa gripe, remédios e despesa. Como por enquanto o Outono tem-se mostrado generoso em temperatura e rasgos de sol quente, ando já a colectar as coisas necessárias para os rasgos geniais de desporto e saúde. Ou falta de tino.

É a altura de resgatar o livro de receitas da avó Maria e começar a procurar todas as coisas necessárias para a farmácia caseira funcionar em pleno. Isso e onde encontrar lenha barata para o aquecimento da casa... porque é uma verdadeira loucura querer tornar a casa quente com a nossa EDP a esfaquear-nos e ainda por cima, pagar como brinde a conta da RTP. Enfim...

Convém salientar que durante o ano todo, e principalmente, antes da época das constipações e gripes, armazeno ingredientes que possam vir a ser usados mais tarde. Se o armazenamento é coisa que complique as meninges, aconselho a reciclar todos os frascos de vidro vazios usando-os depois de bem lavados e secos e rotulados para guardar folhas e sementes que precisem. As latas com tampas ajustadas são também uma boa opção. Alguns ingredientes são também possíveis de congelar, pois nem sempre estão disponíveis frescos todo o ano. O caso do aipo, gengibre , corto em pedaços um e ralo o outro e coloco em saquinhos plásticos para congelar.

As folhas de eucalipto são boas para fazer inalações como antigamente se faziam, com água quente e uma toalha por cima da cabeça. Em passeios por aí no campo, sempre que podia pegava uma ramada e deixava secar a sombra, guardando depois num frasco seco e com boa vedação. Ter pau de canela em casa não serve só para aromatizar doces, assim como o anis estrelado. Pode-se congelar o limão e depois ralar a proporção que ache necessária. Na questão do adocicar, prefiram o mel ou açúcar louro.


Sabendo que o meu "piqueno" (e ai de mim se ele sabe que eu disse isso dele) não é o único com o nariz pingão e garganta a arranhar com tosse... aqui vão algumas receitas simples de xarope:

Xarope de Aipo e Cerveja Preta.

4 talos de aipo bem lavado e cortado aos bocados
1 cerveja preta média
125 g de açúcar louro
1 laranja

Com o aipo bem lavado e cortado aos bocados, juntar com a laranja também bem lavada e cortada aos bocados com a casca, o açúcar e a cerveja e levar a ferver em fogo médio. Convém que seja em tacho de barro, pirex ou esmalte e usando a velhinha colher de pau. Deixar ferver até reduzir e ficar mais encorpado. Coar e acondicionar em um frasco bem lavado e que feche bem. Tomar uma colher de sopa até 4 vezes ao dia. É bom? é sim, uma verdadeira gulodice... e atenua a tosse e despega a expectoração.

Xarope Para Tosse Renitente

A dona chefe pegou uma tosse.. daquelas que mal abre a boca começa logo a tossir e provoca engasgos, olhos lacrimejantes e perda de sono e paciência. De um tudo tomou porque diziam-lhe ser de fundo alérgico e foi ficando cada vez pior. E lá voltando aos saberes antigos optou pelo chá que é dos melhores em questão:

Chá de gengibre, canela e mel.  (aviso, chá de canela nunca deve ser tomado por gestantes)

1 colher de sopa de gengibre ralado (fresco ou congelado)

2 paus de canela

1 litro de água

Mel

Juntar todos os ingredientes menos o mel e levar ao fogo até ferver, espere apenas 2 minutos e depois desligue o fogo. Deixe amornar, coe e beba uma chávena 3 vezes ao dia.

Ao princípio pode sentir um bocado de calor, normal, pois activa a circulação, mas vai notar que a tosse abranda e começa a desaparecer. No caso de ter um pouco de expectoração presa, o melhor é fazer um chá de Anis Estrelado.

Chá de Anis Estrelado

1 colher e meia  das de chá de Anis Estrelado

1 chávena de água.

Levar a água ao fogo e quando começar a ferver juntar o Anis e desligar o fogo. Deixe ficar por uns 5 minutos a descansar (o chá, não você). Nem vale a pena adoçar o chá, uma vez que o anis por si só faz esse trabalho.
Beber uma chávena 3 vezes ao dia.

Do jeito que as coisas correm, nos infindáveis cortes salariais que adivinham-se para 2014, não há nada como investir numa boa farmácia caseira, sem no entanto prescindir dos cuidados médicos. Uma coisa é tratar uma constipação, melhorar uma tosse chata, outra é tentar curar doenças mais complicadas. Embora a escolha seja de cada um, procure sempre um profissional, seja alopata ou naturopata. Ambos saberão dizer aquilo que realmente tem.

E só para concluir: sabem porque toda pessoa constipada deve tomar canja, ou porque ela é conotada como comida de doente?



Uma canja normal leva:

1 dente de alho - potente purificador do nosso sangue, ajuda na circulação e na limpeza vascular.

1 cebola inteira - a cebola é um antibiótico natural, mas numa dosagem leve e que não prejudica o nosso organismo.

1 cenoura cortada em cubos - sabiam que a cenoura é um revitalizador e regenerador das mucosas? Se no auge da gripe ou constipação, da tosse e dos espirros ficamos como que arranhados por dentro, a cenoura é o curativo ideal.

1 galinha, frango ou outro galináceo a disposição - a carne branca é e sempre foi de melhor digestão, e para uma pessoa que mal consegue ter a cabeça levantada, a digestão deve ser fácil e ao mesmo tempo sustentar o organismo derrubado. Por isso podem desfiar depois de cozinhada a carne no pratinho de canja.

Folhas de hortelã - é um leve anestésico além de ser o toque especial da canja, para as dores da tosse, de cabeça durante o processo de nariz pingão vem mesmo a calhar.

Sal - pensem bem, está ali diante do prato de canja quentinho, frango desfiado com umas massinhas, a cenoura em cubos, as folhas de hortelã... e sem querer está afazer uma inalação sem toalha além de uma óptima hidratação interior. O Sal neste processo ajuda a que consiga desentupir o nariz e libertar aquele peso na cabeça. Conclusão, estamos a inalar e a comer algo que foi feito na medida certa para ajudar. E então quando não é feita por nós, mas por alguém que nos quer bem... aí então sabe ainda melhor.

E na verdade, a minha avó sabia disso tudo e muito mais... como muitas outras avós.

Apareçam... e cuidem-se bem!


Rakel.

Comentários