Por Que Sim



De olhar perdido na carrinha que arrancava em direcção ao infantário, o A., que se calhar sofre do mesmo mal que eu, falou alto o que lhe ia na alma: "ali vai a minha namorada..." meio suspirado, meio sentido no que pode um puto de 4 anos anos sentir pela menina dos seus olhos. Coisa que já vem do ano passado, segundo  me disse a educadora da sala dele. De sentir ao planejar veio um piscar de olhos e o A. já diz que quando for um pouco mais velho vai trabalhar nos camiões com o pai dele para poder casar com a namorada.

No caso achei piada, porque era um menino, ainda com dentes de leite, mas com uma convicção bem vincada. Certamente as meninas, há muitos, muitos anos e gerações atrás de gerações cultuaram o sonho de casar e essa cena toda. Não pela paixonite em si, mas... se querem mesmo saber a verdade, as meninas de quatro, cinco anos, quando pensam nestas coisas de casar e nos "namorados" é mais uma questão de realizar outro sonho, não do amor assolapado em si. É que uma noiva é o mais próximo de uma princesa que há na vida dos meros mortais. E uma miúda, por mais pequenina que seja, acalenta o sonho da princesa, com vestido lindo, com tiara na cabeça e com toda gente a dizer que ela está linda. Viver o sonho de um dia só na vida, viver como gente grande ser uma princesa.

Os sonhos e as ambições são sempre interessantes, do meu ponto de vista, é das coisas mais atenção presto, já que muitas vezes, os sonhos são herdados ou até mesmo assados a força. Os criados por conta própria são ainda melhores de seguir, quando há oportunidade.

Outro dia, conversando com o meu filho mais novo, comentávamos sobre os amigos que, agora, dispersam-se pelas universidades do país, estudando aquela profissão que será a sua ( se assim for) para o resto da vida. Ter 18 anos e decidir isso, será talvez a maior responsabilidade da vida. Dizia-me ele, que alguns colegas sentem-se perdidos, depois de uma vida demasiado protegida, horários rígidos de estudo, poucas saídas nocturnas e um rol de regras, agora veem-se num quarto numa cidade desconhecida, aterrorizados pelo facto de não se sentirem maduros o suficiente e ainda por cima, pelo facto dos pais terem escolhido o curso por eles.

"Para a maioria dos pais, os filhos só podem ser 3 coisas: médico, engenheiro ou advogado, o resto passa ao lado" dizia o meu rapaz.

E para mal dos pecados, os mais protegidos da turma dele, os que não puderam viver um bocado a adolescência, foram aqueles que os pais obrigaram à entrar em cursos que era dos sonhos deles (pais) e não dos filhos. Esse outro tipo de sonho e ambição que se transfere, do sonho que nunca se viveu e que se quer ver realizado pela mão dos filhos, é o tipo de sonho mais triste que há. Das poucas coisas que se faz de certo no Estados Unidos, o hábito do ano sabático pós secundário e pré universitário, na minha modesta opinião... é o mais acertado.

Largar os livros, viajar se puder, viver dos biscastes, fazer voluntariado, namorar, desnamorar, conhecer o país onde vive, conhecer-se a si mesmo. Tudo isto antes de ter a certeza absoluta do que quer fazer na vida, do que pensa ser melhor para si, do que é aquilo que faz mais feliz.

Não sei se o A. vai ter oportunidade de seguir o seu sonho ou não, se vai mesmo casar ou não com a menina que o cativou, mas torço que, os pais dele, num futuro que chega rápido demais, permita-lhe viver as escolhas dele, as suas paixões e que o deixe errar e voltar a tentar, que não escolha por ele o caminho que ele vai ter que seguir gostando ou não.

Mas uma coisa é certa, achei ternurenta a resposta que me deu quando perguntei porque ele gostava tanto dela. De olhinhos brilhantes e sorriso largo disse: " Por que sim".

E isso deveria ser tudo quanto baste para explicar a simplicidade de amar. Mas os adultos são tão complicados...


Apareçam

Rakel.

Comentários