Caçadores




Outro dia me perguntaram, se o facto de querer mais e melhor era assim algo de ruim, egoísta ou uma forma de pecado. Vendo bem a questão, acho que querer melhor não será assim algo de tão ruim, embora que na maior parte dos casos, melhor pode significar coisas diferentes entre as pessoas.

Somos caçadores natos, caçamos desde o tempo da pedra lascada por tudo e mais alguma coisa: um lugar para ficar, um naco de carne, umas conchinhas coloridas, um pedaço de pele mais quente. Conforme fomos "evoluindo" no tempo, a cova numa encosta virou duplex, o naco de carne virou sushi e as conchinhas num Rolex e as peles numa farpela de marca sonante. Perseguimos e caçamos com as nossas armas e tácticas os nossos anseios e desejos. Da grande fase consumista passou-se para a fase esclarecedora da crise e da adaptação aos tempos. Mas mesmo assim, continuamos a caçar o prémio máximo, a grande peça de caça que nos vai dar o estatuto do rei da cocada preta.

Selectivos ou não, conforme os nossos gostos e feitios, caçamos aquilo que achamos que precisamos e que não podemos viver sem. Na  maior parte das vezes, depois de alcançar o objectivo, damo-nos conta que afinal... nem era assim nada por aí além. Ou então, gasta-se uma vida todinha na tentativa de alcançar algo inatingível, passando por diversas outras opções que se vai descartando ou apenas ignorando...

E muitas vezes ignora-se justamente aquilo que seria, possivelmente, a melhor coisa que nos surgiu na frente. Talvez pela simplicidade, pela banalidade em si ou talvez pela nossa cegueira selectiva que não vê o evidente, aquilo que está diante dos nossos olhos e que apenas pensamos no seu lado vulgar, na falta do estatuto de raridade torna-se invisível. O tal vinho de safra XPTO, ou do chá colhido pelas virgens cegas e descalças do pé direito na Patagónia. Coisas que inventamos a dar valores, preços, raridades e importâncias máximas. Noutras, muito mais difíceis, procuramos algo de melhor interiormente, algo superior na nossa paz de espírito ou equilíbrio emocional.

De um Dorian Grey que almejava nunca envelhecer, aos 3 desejos de Aladin, num louco obcecado como Ahab em busca da Moby Dick ou na redenção do Rei Artur e o Santo Graal, a nossa cultura nos mostra até que ponto somos caçadores dos nossos objectivos, sem nos dar conta em quantas vezes nos perdemos, nos magoamos a nós e aos outros.

Mas há momentos, verdadeiros rasgos de lucidez, que nos damos conta que a beleza, o tal prémio, se disfarça de banalidade apenas para nos enganar, ou talvez, seja o facto de realmente nos darmos conta que a simplicidade é o melhor adereço que uma pessoa pode ter, ser e usar.

O meu amigo Zé caça fotos, captura momentos, armadilha lugares e tenta encontrar a foto perfeita. Mete-se muita vezes em lugares estranhos e perigosos, atravessa noites em salinas, mete-se dentro de ribeiros, namora a Lua em noites de chuva de estrelas, fica tempos infinitos a espera da luz perfeita, do momento certo que um bando levanta voo ou até da quase irrealidade de fotografar o Cristo Rei da janela dele lá em Santarém.
Mas no meio disso tudo, ele sem saber, captou uma das coisas mais importantes, além da foto que, para variar, surrupiei do álbum dele. Foram as palavras, o comentário de tomada de realidade que eu gostei tanto como do simples pardal, estremunhado e sonolento apanhado em flagrante num toco de uma planta, que é o resumo da nossa existência: a cegueira para o evidente. Deixo-lhes a foto e as palavras do caçador de momentos, o Zé Freitas:

"Andamos quilómetros, esperamos horas, sempre na expectativa "daquela foto". De repente, percebemos que a beleza pode estar ao nosso lado, num simples pardal esperando umas migalhas de pão..." J.F



... e se me permitem a sugestão, olhem bem para os dois lados, para cima e para baixo. Porque olhar só à frente em modo de perseguição evita que desfrute de pequenas coisas, simples detalhes que são das melhores surpresas. Dinheiro pode nos dar conforto, pode proporcionar meios, mas dificilmente compra uma data de coisas que não tem preço. Como um momento inesquecível, nosso e querido. Pensem nisso.

Foto: José Freitas

Apareçam

Rakel.

Comentários