Teorias Inspiradoras Em Uma Visão Futurista



Não há nada de mais excitante do ponto de vista intelectual, do que rebater um argumento de um fundamentalista, ou de um militante fervoroso... seja religião, política, futebol ou gastronomia, astrologia ou tauromaquia, o grande lance de desarmar as bengalas e chavões de cada facção... dá pica. 
Muitas vezes acabo mesmo por ter verdadeiros rasgos inspiradores durante estes debates e temas tão controversos. Um deles, há uns anos atrás, verdadeira batalha de vontades entre duas teimosas ao cubo (eu e a minha irmã caçula e de sangue) sobre o raio de veganismo ou vegetarianismo. Ela defendendo a bandeira do mundo sem proteína animal, sem matar os animais tão cruelmente e tal e coisa. Veio-me ela com a parte saudável, do mundo livre das gorduras animais, do sapatos e demais derivados. 

Sinceramente, adoro os animais, alimento uns quantos abandonados e ando a procura de família para eles; acho fantástica a estrutura tão bem equilibrada que a natureza arranjou para viver e perpetuar-se. Mas caraças, também gosto de um bom prato de Sopa da Pedra, uma boa Mariscada ou até mesmo um bom coelho assado. 
No meio das nossas muito inventivas discussões, ela me perguntava se eu imaginava o sofrimento de cada animal no matadouro, quando a resposta é comer vegetais...peraí, planta é um ser vivo, certo?

Então, sendo que os nossos ouvidos e percepção estão  muito abaixo de qualquer animal, como sabemos que os tomates (salve sejam) as batatas e as frutas lá na fruteira não andam em gritos de agonia, definhando até à morte podre? Só porque a gente não consegue ouvir? Só porque definimos as coisas pela nossa escala???
Se as plantas são capazes de reagir ao sons e cores, se encontram formas de ultrapassar os obstáculos naturais e citadinos, porque raios não teriam então capacidade de uma comunicação... um linguajar? Só pelo facto de não chegarmos lá, não quer dizer que não exista.



...e existe. De acordo com as últimas pesquisas, as plantas tem um sofisticado sistema de comunicação. Para comunicar há que ter aquilo que chamamos de cérebro e portanto, alguma inteligencia. Digamos então que além de distinguirem um Chopin dum Van Halen, que crescem mais e melhor com as cores vermelhas... ainda por cima avisam umas às outras sobre pragas e doenças. Comunicam, se comunicam, falam, cantam e gritam, lá na maneira delas, mas fazem-no.

Aí, entrando noutra parte da discussão: os animais eleitos ou não como sendo dignos e os indignos e "que se lixe, não compares uma vaca à uma varejeira". Não? Caraças, que eu saiba, na cadeia alimentar TODOS tem o mesmo valor e a sua importância. Eliminem os insectos, e veremos pássaros, batráquios e pequenos lagartos caminhando para a extinção; as colheitas e as flores correm o sério risco de ficarem comprometidas, já que a polinização não depende só das abelhinhas.

Mas já há uma maquineta para fazer na comodidade do lar, assim estilo BIMBINHA, uma que encuba as larvas de mosca... para refeição humana. Porque matar um cento de moscas pra fazer uma bolonhesa é tudo bem, tudo bom, até incentivado como modo de conseguir proteína barata. Hão de dizer isso aos meninos lá do Sudão... Mas estão mesmo falando a sério?????



Tudo bem, passaram praí uns 10 anos entre eu dizer que fruta grita na fruteira na agonia da morte lenta e a tal pesquisa que diz que elas se comunicam. Mais uma das minhas teorias inspiradas na tentativa de aporrinhar quem tenta me converter em algo torna-se realidade. Isso e lembrar à ela, a minha caçulinha, que os grande sauros (brontossauro e por aí) e os paquidermes eram e são herbívoros   :) e que se essa cena de que comer vegetal é saudável seria verdade insofismável... se passados 10 anos ela  tem colesterol e eu não. Como de tudo e tento, de verdade, não exagerar. Mas fundamentar que vegetal e insecto pode ser comido porque é um tipo diferente de vida, por que não sangra vermelho e nem grita que se farta... é no mínimo elitista e separatista, num mundo que se pensa ser justo com as espécies.

E convenhamos... antes umas codornizes loirinhas e torradinhas do que uns  louva-a deus esturricados   blaaaghhhhh!!!!

Portem-se mal e....

Apareçam.

PS... e enquanto toda gente debate sobre os touros e touradas, o burro anda pelas vias da extinção, centos de cães e gatos são abatidos todos os dias pelos canis e gatis deste país... e ainda não percebi bem a razão pela qual podem tão bem defender uns e fechar os olhos aos outros... Adopte uma animal, talvez encontre mais nele do que aquilo que espera. 
 

Comentários