Não Levem a Sério...



... é que li um assunto que realmente mexeu comigo, e não foi da forma mais séria e compenetrada... mal de mim, que tenho fartura de besterol.

Calhou em hora de ócio e nada a perder, quando tentava ter uma estimativa aproximada das temperaturas para a semana que entra, com uma daquelas pesquisas tipo Melhoral: nem faz bem, nem faz mal.
Então um jornal afamado cá do país, que tem uma tendência a puxar para impressa sensacionalista (mas de grande tiragem) coloca como tema as profissões escolhidas ou não por psicopatas. E sinceramente coloco as minhas dúvidas (como não poderia deixar de ser) nesse assunto.

Aparecendo em 10º lugar, temos os Funcionários Públicos, como uma das profissões preferidas dos com tendências psicopáticas. Sou obrigada a concordar desde o dia que uma funcionária esteve entretida a comparar os rótulos de garrafas de água, enquanto eu esperava ao balcão. Coisa de 20 minutos.

Em 9º lugar, temos os Chefes de Cozinha - muito pouca gente sabe a azafama que corre num restaurante lá atrás na parte da cozinha. Muito menos ainda sabe dos efeitos perversos ou o que pode surgir na mente em conotação simbólica de um suflê que murchou... e um tipo munido de facas e cutelos.

Em 8º lugar, Membros do Clero - a capacidade de brincar com as culpas de pecadores, de saber o quão é importante para muitos a salvação, pode colocar nas mãos de quem se sente o "dedo de deus" numa posição de força. Isso e o celibato que faz um mal danado em termos biológicos e mentais.


O 7º lugar coube aos Policias... cuidado, aviso de amigo serve sempre para algo. Ganham mal, respeito da sociedade é zero, andam como joguetes nas mãos dos políticos... e fatalmente, se tiver o azar de falar um pouco mais alto com eles, vão sentir-se magoados, mesmo que vocês tenham razão, e vão descarregar em vocês as frustrações.

No 6º lugar ficam os Jornalistas... meu, já dizia o outro: o poder da pena é maior que a da espada. Quem escreve e denuncia, tem um poder nas mãos que nem sempre avaliam bem. E sinceramente, de cada vez que escuto um jornalista a perguntar, dentro da maior tragédia como o entrevistado se sente, só me faz pensar que.. ou tem mesmo problemas mentais ou os paizinhos deles gastaram uma porradona de dinheiro inutilmente no curso que pagou.

5º lugar é a profissão de Cirurgião... o síndroma de deus.  paciente ali indefeso, anestesiado, com a vida por um fio... e eles ali dentro remexendo, remendando e aparafusando. O poder de dar um choques, de ter literalmente o coração de uma pessoa nas mãos deve ser algo tentador para um psicopata.


O 4º lugar, Vendedor. Que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu coagido, ameaçado por um vendedor, seja de canais de TV ou empresas de telemóvel, enciclopédias ou cadeiras de massagem. Meu, aquela gente agarra-se à nós feito carraça e não largam, empurram-nos ao limite da falta de educação. Doidos, frenéticos, fazem de um tudo por uma comissão e assegurar o posto de trabalho.

3º lugar fica o Apresentador de Televisão ou Rádio. Aquela cena de mediar debates políticos, que cortam a palavra de quem está a falar... é pão nosso de cada dia. Ou o tipo Herman, que chama um convidado e quando faz a pergunta responde ele mesmo falando dele mesmo e depois, se isso não bastasse, canta. Senhores, deuses, tenhais mãos nestes narcisistas...

Em 2º lugar... Advogado. O time dos sobreviventes, costumo dizer que, se houver uma guerra nuclear, sobram no planeta as baratas, os ratos e os advogados. Mesmo tendo a família recheada de advogados, mas na verdade não tenho muito afecto pela classe, cá coisas minhas. E de certa forma, concordo com a perspectiva.

O 1º lugar poderá me custar o posto de trabalho, mas a pesquisa não foi feita por mim, mas pelo psicólogo da prestigiada Universidadede Oxford o sr. Kevin Dutton, portanto... o 1º lugar calha ao Diretor de Empresa. Uma assinatura, um NÃO e tudo muda na vida de quem la trabalha. Frenéticos, frios e calculistas (eu só estou a repetir o psicologo, o tal sr.Kevin Dutton) trabalham as emoções e controlam as situações... os psicopatas, claro está.  :)




Depois apareceu uma lista das profissões menos escolhidas pelos que tem tendências psicopáticas, e em algumas não concordei.

10º  Contabilista... concordo. Não sobra força anímica e mental depois de tanta mudança em leis, impostos e toda essa coisa de lidar com números. São os mais próximos da lobotomia.

9º Médico... tenho que discordar, conheci um que tinha um carro, daquelas banheiras americanas dos anos 60, e que mandou serrar uma bazuca para caber no porta-luvas do carro...

8º Artista...  não concordo...nomes que me vem à mente: Dali, um homem com medo de vaginas e que adorava o fiofó (mais conhecido pelo cu), um Van Gogh, que num dos surtos cortou fora a orelha. Tirando fora todos os músicos e cantores que nos seus surtos morreram de overdose e  de suicídio.


7º Professor, uma mui digna profissão, mas que no nosso país é resultado de não conseguir exercer a profissão para a qual estudou e como única saída para não passar fome. No estado geral de descalabro, só à quem não bate bem da cabeça é que escolhe ser professor. Ou um grande idealista.

6º Erro, Voluntário de Caridade não é profissão, quando se é voluntário, não espera receber nada em troca monetariamente. Mas amigos, temei as senhoras das latinhas das moedas na época do Natal... elas podem ser muito persuasivas e até seguir rua abaixo só por causa de uns cêntimos...

5º Esteticista- Digam-me se nunca se sentiu tentada a sair correndo da mesa de depilação depois de uma boa queimadela e de um repuxão daqueles que parece que leva a alma junto. Ou o ar de gozo quando elas escarafuncham um pelo encravado? Ou quando aquilo que pediu à cabeleireira se transformou no seu maior pesadelo, naquele em que a dona das tesouras faz lembrar o Freddy Krueger...




4º lugar Artesão... bater mal da cachola certamente não fará de ninguém um psicopata, portanto concordo, é uma profissão bastante pacata a não ser que seja para fazer guilhotinas artesanais, daquelas que tiram as cabeças... mas não dos dedos.

3º Terapeuta.... depende. Se for uma pessoa que consegue distanciar-se emocionalmente dos pacientes, serão então psicopatas? E os que se envolvem, se ressentem, os que se vão abaixo... não ficarão eles próprios desequilibrados? Assunto a ponderar...

2º Lugar Enfermeira/o ... aquele "vamos lá tomar a injeção" ou aquele ar de não dói nada e que somos umas grandes maricas quando nos escarafuncham por dentro e por fora, nos achatam as mamocas na máquina de mamografia... sei não, sei não...

1º lugar Auxiliar de Apoio Domiciliario, esta profissão só vai mesmo gente que gosta do que faz, é preciso de bondade no que faz, compaixão, coisas que realmente falta ao psicopata. Naaaaaa.... sabe-se lá....

A bem da verdade, a pesquisa é tal e qual como aquelas que dizem que homens de nariz grande tem outros apêndices grandes ou que quem tem orelhas grandes são bons de música. Tem o mesmo valor das estatísticas que dizem que cada português tem 3 telemóveis quando na verdade, esta que vos escreve tem apenas um, e que o esquece em vários lugares por hábito. Mas valeu pelo divertimento do que me lembrou e de um certo veneninho destilado...

Apareçam

Boas Férias pra quem tem

Rakel.


Comentários