Sem Tradução - S2


É uma evidencia que, desde que se cogitou a façanha do  novo acordo ortográfico, Portugal distinguiu-se a chegar à meta em primeiro lugar. Entre as novas regras de escrever sem consoantes mudas e a acentuação modificada, heis que noutro dia, dei de caras com uma coisa deveras intrigante. O que raio é um S2?

Sim, os apaixonados que declaram seu amor eterno (até a próxima zanga) colocam aquelas mensagens delicodoces e pespegam depois um S2. A moda saiu de lá da terra brasilis e chegou aqui de mala e cuia para ficar. Mas fiquei eu aqui tempos infinitos a dar cabo da cabeça a tentar decifrar por mim mesma, o que seria a tal porcaria do S2.

Minha irmã, que vive lá na terra brasilis e que faz atendimento ao público, num dia em que a paciência bateu no limite, desabafou no livrodatromba que estava farta de ouvir as frases do tipo: pra mim fazer, para mim pegar e tudo aquilo que possam imaginar aglutinado ao mim. E se não bastando isso, ainda por cima um Dale que, humildemente perguntei o significado... e é dá-lhe.

Não será portanto de estranhar que eu e o meu irmão mais novo, sabendo da tolerância zero da minha irmã quanto ao facto de falarem e escreverem mal, nos pusemos a "vandalizar" o post dela com verdadeiras frases chave e lindas pérolas do vernáculo habitual do povo brasileiro. Ainda me lembrei de uma vez, há uns 6 anos, de um médico numa reportagem na TV Record dizer em directo um sonoro "seje" (seria seja, mas o doutor patinou). Verdade que eu e meu irmão nos divertimos a brava com isso tudo e nos rimos por conta do que cada um lembrava de postar. Até a chegada da Déhbora... e lá se foi a diversão.

Não se fiquem a rir aí pensando que só lá na terra barsilis há calinadas gramaticais, com essa história dantesca de passarem miúdos semi-alfabetizados de ano, chegando ao 2º ou 3º ciclo a ler com o dedo por baixo das palavras.... nem imaginam a quantidade de hecatombes linguísticas há por aí. O que salvou a situação? A linguagem infernal SMS. Daí que algumas vezes, este meu consultório psicoanalítico caseiro, vez por outra pega um amigo de um dos filhos a despejar as suas mágoas e problemas no chat comigo. E na maior parte dos casos... tenho que chamar um dos meus filhos para me fazerem tradução simultânea...porque nem com a divina providência chego aos significados. Já peguei um trabalho para revisar com erros tamanhos... que custa-me acreditar como conseguiram passar de ano. Porque se me aparece um hoje sem H, por outro lado me aparace um HONTEM que não faço a minima ideia de onde saiu. Cansei de explicar que Ç só com A, O e U...

... e por isso mesmo fiquei aqui a matutar o que seria o raio do S2. Não se parece com nada, não encontro, nem me lembrei de nada relacionado e tornou-se um desafio particular. De tantas maluqueiras que as pessoas são capazes de colocar, tendo eu esta pequena vertente pesquisadora e que gosta de um bom enigma...fiquei assim dias.

Joguei a toalha no chão ontem depois de ver um casal a mandar S2 um para o outro toda hora...

"André, que raio é um S2?"

" Viste isso aonde?"

"Aqui nas mensagens dos feeds"

"Isso é um coração..."

"??????? Desculpa????? Aonde está o coração?"

E meu filho deu aos ombros e continuou a ler o livro dele...

Agora já não bastam as calinadas na língua, não... desenganem-se disso, agora ainda por cima fazem das manifestações amorosas um tratado de Dali misturado com Picasso e um nadinha de  Kafka. É que por muito que eu torça e retorça a vista, um S2 não se parece com um coração nem nada que o valha... mas por um modismo, um coração é isso aí e sem jeito nenhum. Pah... que saudades que eu tenho das cartas, das enviadas pelo correio... é que isso de corações com perninhas... é triste. Façam primeiro um boa alfabetização da população, depois façam um estudo serio se vale  mesmo a pena a mudança na ortografia...


Apareçam

Rakel.

Comentários