Rota Nº 13 - Estrada Aberta



Até que ponto a humanidade deixou de lado o seu lado neandertal e conseguiu erguer a cabeça para cima sem temer os raios, trovões ou escurecimento do sol em pleno dia?? Tenho cá as minhas dúvidas quanto a isso, pois em cada passo que damos para o futuro, dois são dados para trás. Um amigo fez uma pergunta interessante: porque raios tanta gente acredita ou teme pela tal data que se pretende que seja o fim do mundo ou o abrir dos portões do Apocalipse?

Uma pergunta deveras interessante, já que parece que muita gente aceita sem grandes problemas que outros ditem o fim dos tempos. De cada vez que um astro riscava os céus, que se tornava visível, os significados foram sempre antagónicos: ou era presságios de malefícios ou, como a estrela que se diz que acompanhou o nascimento de Jesus, o anuncio do messias. Portanto, dependendo das circunstancias, largam o boato e deixam correr solto conforme a necessidade. Jesus nasceu sob um risco de cometa e morre perante um eclipse solar. UAU! Grande feito! Ou então... grande efeito.

Por outro lado, de cada vez que, no obscurantismo dos tempos medievais um desses cometas rasgava o céu  nocturno... era prenuncio de fim do mundo. Falta de originalidade do catano... Depois há aquela coisa estranha dos números: 13 é um número pouco auspicioso por causa dos 13 a mesa na santa ceia... Ainda tem gente que não se senta numa mesa em que se façam 13 ao todo. Portanto, continuamos urdir e vestir os mesmo atavios do tempo que, por dá cá uma palha, a Inquisição fazia torresmo de gente.

Mas... eu cá acho que é um tipo de covardia. Vendo bem, a aceitação do fim do mundo é um jogar a toalha no chão, mas de um modo velado. É um tipo de "eu quero morrer, me livrar destes problemas todos, mas não quero ir sozinho". Daí que calhe mesmo bem o fim predito pelos Maias ou ainda, se for o caso de falhanço, desenterrem um profecia... sei lá, dos arcadianos superiores ou um manuscrito atlante que diga que o mundo acaba daqui dois anos. Haja paciência..

O ano de 2012 está chegando ao fim... e não, não vou fazer retrospectiva  falando das coisas alcançadas e os Yupiiiiiss!! de grandes dias de borga, ou fotos de lugares que fui e o que fiz. Foi, ficou no passado, serviu de experiencia.

Ano que vem... 2013... com um sexta feira 13 em Setembro... e com um cometa a passar tão pertinho aqui da  Terra que será visível sem uso de telescópio... Com uma conjugação destas... seria a maior sacanagem o mundo acabar-se em 21 -12-12. Então os alarmistas, os boateiros e os que vivem da tristeza e ignorância alheia fariam o quê?? Então todas as videntes, tarólogas, astrólogas e demais "ólogas" ganhariam seu pão como????

Não faço previsões do que será ou não o ano de 2013, sei acima de tudo que nãos erá um ano fácil, mas também, as melhores coisas, os melhores momentos não acontecem facilmente. O que conto de certeza, aquilo que espero sinceramente, é que continue a ter aqueles que gosto tanto, os que sempre estiveram presentes na minha vida continuem assim. Mas uma coisa é certa... sou uma tipa cheia de sorte. Mau feitio a parte, bocas ácidas e tal... tenho o privilégio de ter muitas coisas à que agradecer. E gradeço mesmo.

O ano que entra agora... é uma estrada aberta. Para onde vai... nãos sei... tá aí, aberta e por descobrir e não vou a me pôr em adivinhações para saber se vai ser longa, com curvas, subidas ou buracos. É começar e fazer o melhor... Não levo mapa nem GPS, portanto, vou parar as vezes que forem precisas para descansar, perguntar e principalmente... saborear o percurso.

E não se colam cá sortilégios ... é que durante a minha vida vi 2 e verei um 3º  cometa a rasgar os céus: o Halley, em 1986, o Hale-Bopp em 1996 (além de um maravilhoso eclipse total lunar) e agora em 2013... o cometa com o nome 2012 S1, mas que recebeu o nome de Surfista Prateado em honra desta personagem da Marvel. E mesmo com tanta coisa aí sulcando a expansão universal, mesmo com as sextas feira 13, nunca engoli o engodo da tragédia. Passei por estas coisas todas e não me conheço temerosa ou agarrada aos sortilégios absurdos. O medo, existe, não de astros e números, mas de gente idiota que não sabe bem o que faz. Tenho medo de quem conduz alcoolizado, tenho medo dos fundamentalismos, da violência gratuita  Tenho receio sim, mas é da estupidez humana...



... mas, para cada cem cretinos no mundo, há pelo menos vinte pessoas decentes que fazem o seu melhor. Poucos mas bons, anónimos e sem manias de passadeira vermelha.  E como aprendi na vida toda, maior quantidade não significa melhor qualidade... e eu aposto as minhas fichas todas nos decentes...

Um Bom Ano Para Todos!

Apareçam

Rakel


Comentários