Tantas coisas boas e interessantes, como o faz favor, com licença, ceder a passagem quando se abre uma porta, dar o seu lugar no transporte público à quem for mais necessitado dele, todas estas coisas que caíram em desuso... mas não. Não serão estas boas condutas levantadas do tumulo, nem merecerão um revival em jeito de reciclagem para que a sociedade se conscientize que, para mudar o mundo é preciso ajuda da própria sociedade, para que se torne mais justa, mais acertada.
Há assuntos, situações e citações que andam a me preocupar verdadeiramente, pequenos apontamentos que passam desapercebidos no meio das greves, das notícias de índices, das bocas batidas do PCP, mais os duodécimos que serão repartidos pelo ano que vem. Se bem que há de calhar bem esta proposta, já que logo no começo do ano recebemos sempre aquele cabaz cheio de aumentos de água, luz, gás, renda e combustíveis. Há de compensar o congelamento salarial... mas férias meus amigos, há de ser como no tempo das nossas avozinhas: nenhumas.
Portanto, tudo leva a crer que vamos ter um retomar da primeira vintena do século XX, duma vida bem empobrecida em todos os pontos e do crescente e invulgar controle de informação. E isso, no meio de tantas coisas, é o que mais me deixa preocupada. Uma amiga minha, em jeito enigmático dizia que: "Não sou avestruz, nunca enterrei a minha cabeça. Mas acreditem, vão-nos silenciar". Isto tudo antes do Diretor de Informação da RTP ser colocado de castigo depois de opor-se ao pedido singelo do Governo e a cedência de imagens. Aliás, até as privatizações feitas a pressa, meio que fazendo lembrar o tempo que casavam as meninas às pressas, antes que se notasse que já ia prenha, fazendo parecer que tava tudo muito bem, tudo certo. E que, aquela criancinha que nascia prematura de 7 meses e com quase 4 quilos... era um milagre. Tudo tão forçadamente atabalhoado, que coloca a transparência de todos os processos longe da opinião pública até ao acto consumado.TAP, RTP e outras que tais a serem despachadas o quanto antes e sem grandes cuidados, denota um medo incompreensível... e do quê afinal?
A pouco e pouco, vão surgindo em blogs, em notícias em cantos esquecidos, informações que tem sido relegadas ao estatuto de boato, mas um boato que tem sido sistematicamente ignorado, já do tempo do Governo PS, leva-me a crer que é mais incómodo e verossímil do que parece. Segundo uma noticia que li, por acaso, na minha ronda diária, surgiu esta que me colocou logo uma certa desconfiança geral. Porque não há nada mais do que a Constituição que nos sirva de tábua de salvação: Direitos e Deveres oferecidos e protegidos pela Constituição. Bem, se realmente estão a ser feitas mudanças clandestinas na mesma, como poderão as bases dos direitos que regulam as leis deste país funcionar? E como nesse caso, o direito de informação e de livre expressão vão funcionar, se a própria Constituição deixar de dar estas garantias soberanas?
Não é a primeira vez que leio sobre um tal de gabinete feito a medida de censor ou tribunal inquisitório que visa regular toda a informação que circula nos blogs e redes sociais.É inegável o papel de todos este meios de divulgação de informações e opiniões tem no actual panorama social. As redes sociais, que no começo foi uma boa estratégia de "vamos conhecer gente", tornou-se no maior meio de movimentação informativa, contando com páginas de jornais, jornalistas e entidades que procuram e dão informação.
Vendo bem as coisas e meio que em resumo: enquanto meio país se debate com as cacetadas dos agentes de segurança, a taxa de desemprego e os aumentos de impostos, movimentam-se em silencio poderes que visam mudar as garantias recebidas, validadas e alcançadas no pós 25 de Abril. Se realmente a informação começar a ser regulada ao bel prazer ou medida do Governo actual e subsequentes... isso será um belo tiro no peito da dona Democracia. Porventura será possível então fechar e silenciar tudo aquilo que for incómodo, frontal e verdadeiro. Não ficarão longe talvez, as mesmas medidas que tomaram os países totalitaristas, caso de Cuba e Venezuela actualmente, ou como antes na antiga União Soviética e todo Bloco de Leste, com a prisão, retaliação e silenciamento da informação e de quem a fornece. Pensará o leitor que tudo isso é um bocado fantasioso e alarmista, mas pensem bem:
Como é possível que, um badameco saído de um terriola, com estudos comprados ao estilo José Sócrates, sem relevância que se diga, de uma hora para outra consegue alcançar tamanho poder e notoriedade? Quantos rabos há de ter beijado ou quantos podres há de conhecer e comer do mesmo tacho, que tenham permitido essa subida vertiginosa e inquestionável? E o mais importante: até aonde quer chegar com tudo isto?
Veremos certamente o fenómeno de "fecha e abre blog" que certamente farão estragos, assim como muitos jornalistas a verem-se "de castigo" se a informação não for do agrado da situação. Provavelmente a própria Blogspot se verá em papos de aranha, sem perceber ao certo como de uma hora para outra começa essa dança louca de abre e fecha blog. E tudo favorece para que, um país desinformado e ignorante seja facilmente manipulável. Só assim se compreende, o estado da política educativa que visa formar analfabetos e incultos, salas cheias e escolaridade de pouca qualidade.
... isso tudo enquanto a Casa dos Degredos, os Pesadotes e a Liga vão preenchendo o vazio social e moral da população.
Que nos valham os Anonymous e o grande trabalho de divulgação e pertubação sem violência que tem feito,já que mais ninguém o faz. E será terrível assistir as mortes e funerais da Dona Constituição e Dona Democracia. E eu não nasci pra ver isto...
Apareçam
Rakel.
Comentários
Enviar um comentário
Estamos ouvindo