Mortos-Vivos, Lobisomens e Cabeças Decepadas...Onde Foi Parar O Terror?



Era tradição por esta altura começar a coleccionar uma data de guloseimas e outras coisitas do género... não para oferecer pelos Santos, mas sim para me entupir enquanto via um bom filme de terror.
Das duas uma: ou sou eu que tomei de ponta a questão dos maus filmes de terror ou realmente não se fazem mais filmes como dantes. Ou se calhar foi mesmo o conceito de terror que mudou.

Se calhar é por aí mesmo, já não me acelera o coração ver tripas de fora e nem um ser demoníaco a tentar esquartejar um personagem qualquer. Acho que depois de ver por estes anos todos cenas reais de genocídio, de massacres em massa, de filhos que matam os pais, amas que torturam crianças, de mães que atiram os filhos ao lixo, o meu conceito de terror mudou. Basta aparecer o Gasparzinho a fazer um ameaço nos meios de comunicação que vai ter novo corte em alguma coisa e que vai tudo aumentar menos o salário...pra eu começar a ter suores frios. Basta abrir uma carta de amor da EDP para o meu coração disparar como um doido e de mãos tremulas abro o envelope cheia de medo.

Não admira, por isso mesmo, que o último filme de lobisomens que vi (produção Britânica)  fosse aos meus olhos, um bocado xunga. O que dizer quando uma vítima de maus tratos não faz queixa na polícia porque o facto de ir para o hospital para exame de prova de agressão tenha que pagar no mínimo 108 euros? Isso mete medo. Ou o facto de não poder aviar a receita que o médico passou, já que o dinheiro não chega??? É absurdamente horrível. Andamos para aqui feitos zombies, pior do que o lendário filme do George Romero " O Dia Dos Mortos Vivos" de 1985.

Pra quê assustar-nos com a cabeça de uma miúdas as voltas como no Exorcista, se todos os dias sentimos a nossa cabeça encostada ao cepo da guilhotina do despedimento??? Maracutaias presidenciais, informação privilegiada que aumenta os dividendos de uns poucos, a boca costurada, mais ou menos a moda de um (The Saw) dos meios de comunicação, que de uma forma interessante não transmitiram os desacatos diante ada A.R. Tal e qual no filme Laranja Mecânica ficamos diante das novecentas novelas e jogos da liga, alheios a tudo. Ainda temos por enquanto a Net, sem isso passaria tudo ao lado.

Dei uma revirada nos possíveis filmes que poderia ver no feriado, em jeito de lembrar os bons tempos em que apanhavam-se sustos e taquicardia com múmias e ataques de forças malignas, mesmo sabendo que cada vez mais cresce o número de óbitos de vítimas de violência doméstica. Ontem, na RTP1 passou o filme "E depois matei-o" que retrata justamente essa realidade. Não quis ver, não por achar sem interesse, mas por saber ser uma realidade de todos os dias, que já vi acontecer a pessoas muito chegadas à mim. Isso sim me mete medo agora...

Já reclamei demais da crise de ideias do mundo cinematográfico, reclamei que se socorrem demais de remakes ou então da Marvel. Aí fiquei pensando...será que fui eu que mudei ou foi o mundo do cinema? Pensando friamente na questão, acho que o mundo mudou e fui mudando por arrasto. As doses homeopáticas de violência real que todos os dias nos brindam os telejornais e os factos reais de cada cidade acabaram por me entorpecer. O medo é bem real de cada vez que um filho meu vai pra "night" sem saber se volta bem, maior ainda de cada vez que se torna maior a instabilidade social. As pessoas andam feitas bombas relógio, a qualquer momento explodem e nem olham quem está ao lado.

O mundo ensandeceu e  eu estou aqui no meio. Por isso mesmo, já pego num Exorcista ou Maldição na Múmia com alguma nostalgia. É que houve um tempo em que essas coisas me assustavam, houve um tempo que olhava debaixo da cama antes de deitar depois de ver Evil Dead. Agora o que realmente começa a meter medo são os políticos e as suas escolhas absurdas, é o medo da fome e de viver na rua.

Se calhar, aquilo que mais me vai meter medo neste Samhain (Halloween para os demais) será ver o canal Parlamento. É como olhar para o ninho da Alien Rainha cheia de ovos com aqueles seres peganhentos que enroscam no nosso pescoço e colocam parasitas que vivem a nossa custa.

As coisas no mundo do cinema de horror se tornaram tão banais que há quem já tenha feito a brincadeira de pegar no filme Exorcista e fazer dele como se fosse um sitcom e... caraças... até tem piada.




Lembram do filme baseado no livro do Stephen King chamado Carrie?? Volta agora com novos efeitos visuais e uma virada no argumento...



Já agora, para os fãs do cinema de horror, é de assinalar que vai sair o remake do clássico e cultuado filme Evil Dead. Um filme que foi feito com baixo orçamento e com actores desconhecidos se tornou num dos mais afamados filmes do mundo do horror. Ganhando agora com tecnologia e efeitos especiais não sei até que ponto fará jus ao filme original. É esperar para ver...




Neste feriado vou me socorrer dos filmes cá de casa, porque não há pachorra para ver Twilight  e as fatalidades de um amor io-io...
... e vamos ver se volta o tempo, ou a minha consciência regride um bocadinho ao tempo que um filme me dava um susto de morte...

Apareçam

Rakel.

Comentários