E-MAIL ... O Mundo do Faz de Conta Que Eu Acredito



Há mais de um ano que a minha pretensa astróloga Tara me diz por Email que é a última vez que me avisa de algo importante e que depois disso lava as suas mãos perante o meu profundo descaso. Fatalmente, todos os dias está lá uma nova mensagem a me divertir, com os números da sorte, as rezas que devo fazer (desde que clique em cima do link e que dê o meu nº de cartão de crédito) para que toda a minha vida melhore do dia pra noite. É sempre um ameaço de "última vez" ao estilo de muitos cantores que levam anos a se despedir do palco. E ela não vai embora... catano...

Sem pedir licença nenhuma apareceu mais uma: a tal de Mary, uma astróloga, taróloga, numeróloga, ancestróloga, médiun-vidente do salabakam do pirulitê de cima. Com a mesma lenga-lenga da Tara, diz que vai resolver todos os meus problemas e que sonha coisas comigo (?????) abrenúncio!!! Ela sabe tudinho de mim, o que sou o que faço e o que desejo e por isso, por essa ligação única, ela será capaz mediante uma módica quantia, solucionar todos os meus problemas. Isto fica por aqui??? Mas claro que não...

Uma empresa com um nome todo chique e muito puxado ao avant-gard diz que sabe do meu "potencial para chefiar" e que me oferecem assim de mão beijada, uma vaga para participar num projecto ambicioso que possibilitaria a minha subida vertiginosa no campo dos negócios. Olhei pro Email e fiquei a pensar no belo golpe de marketing ali escarrapachado em poucas linhas, já que ofereciam de um tudo em troca de apenas um curso e uma formação pela módica quantia de ... chiça, tanto assim???

Ena pah... um anúncio que fala sobre a liberdade de cada um... deixa eu ler e... só rindo mesmo. Agora posso ser portadora mediante o pagamento de XXXX de um cigarro electrónico que me possibilita fumar sem incomodar ninguém, sem prejudicar tanto a minha saúde e  usufruir da minha liberdade de driblar a lei. Ok... boa sim senhor... mas precisa ser assim tão caro os custos da liberdade de uma baforada de nicotina??

Melhorou o outro mail?? Nem por isso... Eu, dentre muitos, fui seleccionada por razões subidas e meritórias (mas que fiz eu pra merecer isto???) para fazer parte de um grupo de opinião. Como há uns tempos atrás fui convidada para um jornal online de debates, pensei cá com os meus 3 botões que seria sem dúvida algo parecido... mas não, desdita minha, não era. Era para fazer escolhas em produtos de bens de consumo e prémios vantajosos para mim e mais um sem fim de coisas tão boas, mas tão boas... que cheira a esturro de longe.

Descobri outra coisa noutro mail...que o meu problema de calvice tem solução, pra eu fazer como o Zé Carlos "pedras na boca" e tantos outros que foram pra clínica XPTO e fizeram tratamentos e implantes capilares e que deram tremendo resultados... Boa, o tipo de propaganda tão boa de ler quanto foi há uns tempos atrás me mandarem email sobre as vantagens do comprimido azul que dá... firmeza à quem já a perdeu.

As revistas de assuntos de fundo me dizem todas as vantagens, num mail apelativo, de fazer uma assinatura das tais revistas e receber no conforto da minha casa os assuntos mais marcantes da actualidade. Se eu fizer a assinatura, ainda ganho mais uns brindes de agrado. Gosto de ver como se preocupam com a minha cultura geral, ao meu direito à informação e aos temas mais em foco. Pagando.

Agora a sério....

Faz-me imensa confusão que a Tara e a Mary sonhem comigo e mandem e-mails preocupados com as possíveis perseguições malignas, quando eu ficaria imensamente agradecida que fosse um mail do Johnny Depp a dizer o mesmo "I dreamed about you" . Isso sim seria um feito de tirar o chapéu e aclamar as forças universais  e iluminadas. Mas isso acontece???? Não, claro que não... mundo irónico do catano... Duas chanfradas criaturas lembraram de abrir um negócio online, que trabalha sozinho a sugar dinheiro de incautos e não nos largam a porta. Não largam a minha porta.

Mas quem raios pensou que eu quero ser chefe ou chefiar alguma coisa??? Alguém sabe até que ponto é incomoda a cadeira de quem chefia??? Faça o que fizer nunca está bem, dificilmente agrada gregos e troianos. Responsabilizar-me e criar úlceras por causa de compromissos com os ladrões dos impostos, banca e demais chupistas???? Mas nem morta!!! Prefiro não ser a chefia, mas sim uma assalariada, porque responsabilidades, já me chegam as que tenho...next!

Olha, a história de cigarro electrónico me faz lembrar aquele objecto também de forma cilíndrica usado para o auto amor... ajuda a satisfazer o momento... mas não é a mesma coisa! Desculpem lá, mas há uma sensação estranha de ter um cigarro na mão que não se caba, que tem uma pontinha luminosa que é só fachada e que... é tudo muuuuitto estranho. Essa ainda não consigo gerir, embora já tenha experimentado de uma colega esse tal cigarro maravilha.

Opinião dou aqui, desbragada, séria, feita do momento, pensada e ponderada, rasurada, feita, desfeita, melhorada, mas quando me dá na real gana. O retorno é tão somente saber que faço pensar ou divirto os estimados leitores com as minhas palavras ou pensamentos inspirados. Prémio?? Hummmm.. não me seduz, assim como não é isso que procuro.

Toda gente me diz que um dia vou me cansar de usar cabelo comprido, que com o passar da idade vamos cortando mais curto pra aquele ar de senhora respeitável de cabelos cor de algodão, curtinho e bem entufado em cima. Não me vejo de cabelo curtinho, não me vejo perto da imagem da senhora do cabelinho curto e aprumado, do colar de pérolas e de ar beático a ver os netos a brincar enquanto faço uns naperons... Já disse e repito: vou fazer como a minha avó Maria, que tinha uma trança que chegava abaixo do rabo e enrolava depois num carrapito e prendia com uns ganchos de osso. Assim, quando eu for pro meu quartinho no lar de terceira idade, desfaço o carrapito, solto a cabeleira, coloco um protector da cervical e ponho a tocar as rocadas do meu tempo de "moça" (porque eu vou durar até aos 120 pelo menos) e a fazer um headbang a maneira  :) Daí que meu problema de calvice...não procede.

... e revistas não, livros sim, dou por bem empregue o meu parco dinheiro em livros e tá muito bom! Mania de me chamarem de desinformada!!! Mas sinceramente, adoro ler os mails que me mandam, a cara de pau do marketing chantagista e adulador... e da imaginação fértil  de como apanhar um otário que anda por aí. E só por isso ainda não barrei ninguém, nem mandei pra spam... é que tem dias que sabe bem ver isso tudo e rir um bom bocado.


Apareçam

Rakel.

Comentários