Quando O Mundo Vive Um Episódio Do Mr. Bean





Sabem aquele ser boçal que tem sempre aquele casaco com protecções nos cotovelos, olhar bovino e dirige um mini amarelo como um maníaco?? Esse mesmo, o Mr. Bean que vem deliciando algumas gerações com as suas alarvidades mentais assim como pelo seu toque ingênuo. Dos episódios passados pela BBC, que de episódio em episódio mostrava os esquemas e a sovinice do personagem (a do jantar de Natal com a namorada e a reforma do apartamento) deram origem a um filme que toda gente conhece.

Repetindo algumas gags da série de episódios e com aquela capacidade de ser um palerma genial (paradoxo perfeito) vem fatalmente à memória o momento que num espirro...muda tudo na vida de um conservador de museu e o famoso quadro Whitler's Mother. A substituição da parte apagada do quadro é absurdamente cómico pela notória diferença. Não vai muito longe daquele tique normal de tascar uma bigodaça numa foto de alguma modelo famosa ou colocar chifrinhos ou envesgar olhos. Hoje, com a facilidade que alguns programas proporcionam para distorcer ou mudar completamente a imagem de alguém é corrente.


Agora imaginem na vida real, quando uma paroquiana, cansadita de ver o Senhor se apagando pelo tempo e pela falta de manutenção, resolve pegar de si, nos seus 80 e tal anos, nuns pincéis e tinta... e restaurar a obra. Ahhhh... vale a pena salientar que o Sr. Padre sabia assim como todos os paroquianos que entravam e saíam da igreja e viam a Sr. Cecília "restaurando" o quadro. Daí que, graças à vontade férrea e a falta de noção de uma avozinha... dá numa imitação melhorada do talento do Mr. Bean.


Quando li a notícia aqui e depois aqui... não teve erro, lembrei do Mr. Bean e na enrascada de substituição do quadro pelo poster, da cueca na cabeça a servir de suporte pra lanterna e na dose de laxante que o vigia tomou.
Neste caso do Cristo restaurado... acho que não há poster que o valha e me lembrei do meu amigo José Freitas com a sua fixação na Rosácea do Convento de S. Francisco em Santarém (ok, concordo contigo Zé, aquilo não é estilo gótico...é neo-fadista) que ia tendo uma apoplexia aquando da inauguração da mesma... Com pompa e circunstância, fez-se saber da obra polémica pelo preço que custou como a disparidade com o espaço... ao mesmo tempo que uns lambedores de bunda teciam rasgados elogios ao ex- presidente da Câmara de tão ilustre cidade.

De salientar que, com a crescente falta de verbas e a degradação do espólio histórico, não me admira nada que passados uns tempos, uma data de avozinhas bem intencionadas resolvam pegar numas tintas ou em massa de vidraceiro e fazerem os restauros que andam a anos a espera.
Porque o que há de mais certo em alturas de vacas gordas e vacas magras é que a cultura ande sempre no fim da linha das  necessidades e de urgência. Há pelo menos 30 anos a Igreja de santa Maria de Alcaçova em Santarém espera restauro urgente. Lá dentro um dos poucos órgãos de sopro original da Europa anda pra lá a apodrecer e no esquecimento... e neste estado:





...mal do país que vira a cara para a sua herança cultural e que só se apaixona pelas rotundas e pelas estátuas mal paridas de milhões. Caso para dizer... que a ficção se tornou realidade... um mundo as avessas, onde as prioridades são ... as coisas menos precisas.

Apareçam

Rakel.

Comentários