O Factor PH



Há uns bons séculos atrás, quando a malta nem sabia sequer que uma data de gente desnuda deambulava pelas Américas, em que o velho continente viva de sortilégios e benzeduras, a medicina se fazia com base nos "humores", uma medicina herdada dos gregos, que sismaram em cima dos nossos diferentes estados de espírito.

Dizia-se que o desiquilíbrio dos quatro "humores" é que faziam uma pessoa ficar doente e mal disposta. Portanto, se o seu caso é ser uma  pessoa briguenta, dada a pancadaria, o desiquilíbrio seria do humor da Bílis Amarela (figadal ao mais alto nível) e o elemento Fogo fazia arder em azias. Se por outro lado for uma pessoa racional, ponderada demais, aí a coisa pia fino: é o humor da Fleuma (ligada às mucosidades) ligado ao elemento Água e portanto um ranhoso convicto e com catarro de peito.
Se o caso for de ser uma pessoa puxada pra tristeza, sempre aos ais e com longos suspiros, é certo e sabido que é o desiquilíbrio da Bílis Negra (que é problema figadal na mesma, mas mais ligado ao Outono) do elemento Terra e vai andar desgraçadinho de todo. Mas se tiver a sorte de ter em alto grau o humor sanguíneo,  ligado ao elemento Ar, não vejo porque cargas d'água haveria de ser mau ser corajoso, bem disposto e prestativo. Se isso é mau, vou ali e já volto.

Mas tirando esta velhinha teoria Grega das nossas maneiras de ser, não foge muito  da regra dizer que se  alguém anda azedo...aí com um pH pra lá de ácido nas palavras, como aquele ar xoxo e sensaborão ganha o cognome de neutro.

E sabemos perfeitamente bem que temos dias de pouca tolerância, de zero paciência, que por dá cá aquela palha sai disparada a maior barbaridade. Pode ser sazonal, pode ser hormonal ou até uma noite mal dormida. A Bílis Amarela trabalha a toda força e não há sarcasmo mais corrosivo do que aquele que, em outro tipo de situação ou momento teria sido refreado e compatibilizado com as regras da dita boa convivência social. Da mesma forma, se bate uma melancolia pegada de estaca, sem razão aparente para tal, o mundo perde a cor por completo e tudo é um infindável mar de desgraças e tristezas.  O ser humano é feito de humores, de bocas foleiras, de palavras e actos doces ou apenas de abstracção doentia de ficar em cima do muro. Temos dias.

Controlar esses quatro humores é uma tarefa pra lá de difícil, pior ainda quando herda-se ou adquire-se com as taponas da vida a capacidade de nos fixarmos em um determinado humor. E quando falo aqui de humor, é mesmo aquele que vê a parte mais caricata da vida, aquele que é capaz de rir na maior desgraceira e que encontra modos de exorcizar o problema. Rir sempre foi o melhor remédio e não há melhor forma de defender-se do que atacando. A velhinha táctica.

E aí? a gente faz o quê no meio disto tudo? Adoçamos o nosso pH nas horas que a acidez sobe em flecha? Ou achamos alegria gratuita quando não há lugar para ela? Temos algum tipo de obrigação de aguentar os humores alheios, o pH 0.1 ou 6.5 de alguém?? Obrigação ninguém tem, nem estatuto social merece privilégio por conta de azares figadais ou ranhosidades fleumáticas. A verdade é que o pH ácido não é herança hereditária e menos ainda uma falta de sensibilidade. Acontece pura e simplesmente. E não é por acaso que um olhar mais atento e uma perspicácia mais aguçada leva à que uma pessoa tenha uma maior tendência ao pH 0.01. Porque a vida esta cheia de "faz o que digo, mas não faças o que eu faço"  e isso acaba por nublar a capacidade de encaixe do socialmente correcto.

É aquele amigo que anda a amarinhar pelas paredes com uma determinada obra pública (daquela faraónicas e que saiu dos sonhos etílicos de alguém) e joga cá pra fora aquilo que pensa de forma corrosiva, é aquela pessoa que chama de cão pra baixo o ex que consegue fazer de um tudo pra tirar a paciência alheia e toda a palheta multicolorida de vivências. E aceito o facto de que não há pachorra pra constantes doçuras. Nem há no mundo tanta margarina assim, que nos leve a engolir tantos sapos.

Mas se até da minha frase favorita é feita com base numa acidez... é porque há sempre qualquer coisa de bom mesmo quando a cara encortiça com os pHs mais ácidos. Há sempre alguma vantagem, nem que seja pra não embutir nada por dentro.

"Se a vida te dá limões... faz uma limonada!"

Apareçam


Rakel.


Comentários