A Lei da Rolha da Democracia Americana


Pode ter passado desapercebido para o cidadão despreocupado, que apenas frequenta a feira semanal da sua terra e compra os DVDs a 2€ cada. Para quem usa o PC apenas para conversar no chat ou jogar solitário, também passou ao lado.
Mas no passado dia 18 deste mês, foi aprovado no Congresso dos EUA uma lei anti pirataria que vai dar o que falar. O leitor aqui do blog pode pergunta-se o que isso lhe vai afectar no seu dia-a-dia normal. Aparentemente nada, mas são caminhos tortuosos como estes que servem de ferramenta para asfixiar e matar a livre expressão. Mas o que tem isto tudo a haver uma coisa com outra?

A maior parte dos blogs e redes sociais, tem como suporte muito material retirado da Internet. Esse material tem alguém que o fez, produziu ou teve a ideia. No momento que não possa copiar e passar a frente, seja um simples vídeo de música como uma reportagem tirada da TV , a informação fica bloqueada. Da maneira que foi concebida a lei nos  EUA, qualquer tipo de pesquisa ficará comprometido. Isto num país que defende a livre expressão.

Para um povo mal formado e com uma mentalidade a rasar o neolítico, onde soldados urinam em cima de cadáveres e filmam, para um país que sustenta um campo de concentração chamado Guantamano,  talvez a lei tenha algum cabimento. Ninguém ouve ou viu alguma gravação de soldados de outras nações nos mesmo propósitos, ou pelo menos foram suficientemente inteligentes para não filmarem e colocarem na Internet. Mas atrás de cada desaire cometido pelos EUA, há sempre alguém que providência a exposição de cada cagada que fazem.Ora, se aparece no YouTube um vídeo desses e eu me acho no direito não só de publicar como denunciar essa atitude rasca e ignóbil, fico já de partida atada pela puta desta lei.

A sumidade que encabeçou esta  nova forma de "defender os empregos de muitos americanos" foi o congressista Lamar Smith, talvez com as mãos bem lavadas pelos grupos que se sentem mais afectados com a livre circulação de imagem e som pelo mundo. Desde que vazaram os vídeos das torturas e maus tratos no campo de concentração de Guantamano, desde o advento da Wikileaks, o controle  de informação saiu da mão do poder e agora corre solto nas mãos da população. E há muita coisa que se prefere deixar fora do conhecimento do público do que enfrentar a  possibilidade de ter que justificar os actos.

Pega-se então de forma muito inocente nos piratas internautas, esses que divulgam e distribuem gratuitamente material filmado e sonoro como exemplo. Prendem, fecham os sites, justificando o acto como forma de garantir empregos. A Megaupload foi fechada nesses moldes, o dono deste site está preso, não admirem-se que mais tarde ou mais cedo, você colega bloguista, que ao escrever ou passar este assunto a diante se veja na mesma saia justa que ando... quase 1 hora para escrever este texto, o que normalmente me leva uns 15 minutos se tanto. Cada palavra digitada com um determinado nome ou significado, vai diretinho passar por uma malha apertada de censura a distancia. Cada linha que escrevo fica bloqueada, o computador apita feito doido, mas catano! não há quem seja mais teimosa do que eu.

A Sony, a Google, FaceBook,  e a Wikimedia são alguns dos grupos que exercem forte oposição contra esta lei chanfrada e podre. O poder de crítica de muitos blogs conseguiram que, alguns congressistas que apoiaram esta merda de lei, se retirassem e deixando poucos ainda a defender o estandarte  da Walt Disney, da Montion Picture Association e da CBS e mais uns 3 ou 4  bebés chorões.

O facto desta lei apenas ter o começo feito em sites de partilha de som e imagem, vai rolar por outros caminhos não tarda nada. Mas como acredito que  tudo que começa de uma forma perversa acaba por ruir, os meus votos sinceros é que todos os piratas, hackers, grupos de pessoas anónimas que possam exercer os seus conhecimentos e pressões, se juntem e detonem esta enormidade de poder podre.  É que é um mete nojo ouvir que os EUA manifestarem o seu repúdio contra países que não  RESPEITAM os direitos de livre expressão e pensamento, quando eles mesmo não respeitam a mesma LEI FUNDAMENTAL.

Ao caro leitor deixo a sugestão de pesquisar enquanto pode e for possível tudo quanto puder sobre esta lei e tudo mais. Nada nos garante que chegue perto o dia, que a Internet volte aos seus primórdios apenas para o conforto de uma data de mentecaptos e salafrários governamentais de um país hipócrita.

Uma hora e 45 minutos para conseguir escrever isto.. cada palavra segundos congelados, apenas e tão somente quando coloquei as palavras Guantanamo e Wikileaks.... foi de soluço em soluço que escrevi este post.

Apareçam

Rakel

Comentários