Uma Leve Visão de 2012


Não é por nada, mas chegando no balanço final do ano de 2011 começamos a fazer as estatísticas pessoais e damos contas do que tivemos, o que faltou e aquilo que nem demos conta da sua falta. Aí, com os ouvidos entupidos pela profecia de 2012, ficamos meio acagaçados do que ainda queremos para nós. Não, somos evoluídos e não acreditamos em coisas supersticiosas como estas... ou mais ou menos.. ou sei lá...

Este ano, os 4 canais genéricos do país deram-me uma boa prenda: filmes de animação pra crianças. Não é por nada, mas só de pensar que dariam o Sozinho em Casa ou a Música no Coração fazia sentir-me deprimida e um tantinho mal disposta. Já me tinha munido de alguns filmes para passar o dia de Natal, além de alguns livros e a esperança de a preguiça ser menor e fazer umas velas.
Aí dou de caras com o anuncio do filme 2012 que, em conjunto com a subida do IVA para 23%, mais as medidas de austeridade do Estado, mais o sadismo da Troika resulta numa vontade quase incontrolável de cortar os pulsos a dentada. ANIMADOR 2012 NÉ???

Agora sem tiques apocalípticos, a gente neste final de ano, nesta semana restante de 2011, começamos a pensar naquilo que temos e não temos e formulamos os nossos desejos e esperanças. Daí que peguei nos temas chave e resolvi socorrer-me de grandes cabeças, de almas iluminadas que souberam ter o dom de esclarecer as coisas e vou postar aqui como máximas minhas pro ano que vem. Portanto... cá vai disto:

                                             Dinheiro


"Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico."  (Séneca)

De todos os pensadores que falaram sobre dinheiro, achei este o mais acertado. E nos dias de hoje, aquela que mais adequadamente se coloca. Se a gente pensar bem, se como eu vocês se viram a braços com cortes nas despesas, viram que são capazes de viver sem uma série de coisas. Coisas, fomos habituados a ter coisas, objectos e bens que pensando melhor, até não são assim tão importantes. E aquilo que é mesmo importante, aprendemos a saber esperar por elas. Não abri mão dos livros, é verdade que já não posso comprar assim que é lançado, mas se esperar um pouco, posso comprá-lo na mesmas e com um preço mais apelativo. Aprendi a visitar as feiras de velharias, fazendo assim que aquilo que é realmente importante para nós, aquele pequeno luxo, ainda seja uma possibilidade. O resto, aprende-se a arranjar talento para as coisas que antes não fazíamos, criamos alguma autonomia e poupamos imenso. Meu desejo para o ano que vem... é ter o suficiente, porque o resto, com o meu engenho e alguma criatividade... a gente consegue.

                                                   Saúde


"Dificuldades e obstáculos são fontes valiosas de saúde e força para qualquer sociedade."
Albert Einstein

Uma sociedade é feita de pessoas, se cada pessoa desistir na primeira dificuldade, no primeiro espirro, se achar mais fácil e mais cómodo ficar no sofá fazendo zapping... ela não evolui e acaba nesta bagunça em que anda. Ter saúde é o desejo de cada um de nós, mas para isso é preciso investir, fazer por isso. Pegando na frase lá de cima, e fazendo dela o nosso primeiro lema, o resto encaixa direitinho. A primeira coisa: largar mão da preguiça e fazer sopa. Eu sei que é mais fácil uma pizza congelada ir pro forno, mais fácil ir ao McEntope Artérias, mas o custo e benefício valem mais do que essa preguiça toda. O facto desta sociedade ter se tornado comodista, começou pelo facto de ser mais fácil comprar feito do que fazer. Agora a desculpa do desmazelo é não ter dinheiro... 
Caminhar não custa dinheiro. Fazer limpeza da casa adapta-se bem aos exercícios de academia: alongamento a passar aspirador, levantamento de alguidar de roupa pra estender, flexão pra tirar meias dos filhos debaixo da cama... sem contar com o carregamento de sacos das compras. HAJA HUMOR... uma pessoa permanentemente a só bater na tecla da desgraça atrai más energias e tristeza. Humor é a peça chave pra conseguir ultrapassar momentos ruins... e saúde é só um aspecto do nosso bem estar.

                                                  Paz


"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."
Budha

Tal como tudo na vida, a resposta é simples e complexa...

Se você fica se debatendo por causa de dinheiro, se desgastando fisicamente por ele, o dinheiro, se vê em cada obstáculo uma forma de se revoltar contra tudo e todos... não há paz possível. Ela realmente começa de dentro, de arrumação de gavetas, de tentar com alguma objectividade e fazer um balanço daquilo que somos, assumindo a nossa parcela de responsabilidade... bem a coisa melhora fortemente. Paz interior não se abala facilmente, não se deixa ir abaixo por dá cá aquela palha e aguenta um tsunami de aporrinhações. Se não há paz a sua volta, construa a que falta. Dá trabalho sim senhores, mas vale a pena. Sempre fazendo uso das máximas acima citadas. Paz pra mim tem um significado bastante pessoal, tal como os oásis mentais de cada um. É preciso algum empenho no começo, mas depois funciona sozinha, sendo capaz de ter um momento Zen na maior bagunça. Esperar que os outros construam a paz que você precisa.... é a maior das covardias, pois se somos peças da sociedade, cabe à nós fazermos a nossa parte. Não é a toa que é uma palavra pequena... porque é tão simples de chegar à ela...bastar fazer por isso.

                                            Trabalho


"O único lugar no mundo onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário." 
(Vidal Sasson)

O país tá na merda... é um facto. É preciso trabalhar mais, para produzir mais, é outro facto. Mas ninguém quer trabalhar mais meia hora pra esse esforço, já que os direitos ficam assim um bocadinho amolgados. Mais interessante de tudo, é que toda gente sabe de cor e salteado os seus direitos, mas ficam um bocado amnésicos quanto aos deveres. Ui!! Deveres??? Isso é para os incompetentes que estão no Governo... é o que ouço dizer. E como tudo na vida, as pessoas esperam coisas sem muito esforço, daí que não seja nada de espantar que, durante as eleições houve 60% de abstenção ao voto. A malta quer que haja sucesso sem trabalho, portanto, pela mesma lógica, quer um Governo capaz mesmo que não tenha feito nada por isso. Depois tem aquela coisa gira de, aqui não ter vontade de pegar numa esfregona e limpar chão, mas lá fora, seja na França ou na Alemanha... aí a coisa acontece. Todos os dias vemos pessoas que usam da sua criatividade pra conseguir trabalho, arranjar modos de vida honestos. Com pouco, com humor e com empenho, alcançaram sucesso para ter paz de espírito. Meu desejo é poder continuar a trabalhar.. e que a minha cabeça continue criativa para poder arranjar modos de trabalho, honesto e satisfatório.

                                                 Amor



"A paixão é, de facto, passiva; na paixão há um domínio do amado sobre o amante. Ter a paixão da física significa que somos inferiores à física. Ter o amor da física significa que somos nós a criar a física.Apaixona-se o fraco, o forte cria. Quando se ama, inventa-se inteiro o objecto amado, e daí o espanto de muitas das mulheres que homens grandes amaram; porque me escolheu ele, porque reparou em mim, porque me quis tanto?"

Prof. Agostinho da Silva

Uma das maiores cabeças do país, um filósofo com o dom de saber cativar o ouvinte, Agostinho da Silva escreveu coisas verdadeiramente espantosas sobre a humanidade. Mas o amor...bem. É aquilo que TODA gente pede e precisa. O amor de outra pessoa que nos torna especial, que nos dá um novo alento na vida. O sal da vida.
Mas há tanta confusão entre atracção física e amor, que entre a libido e os sentimentos se cria uma massa informe e estranha. Segundo a teoria de uma das pessoas que mais respeito, embora ela nem saiba quanto, se não há química, não há física. É um facto tão certo quanto a noite vem depois do dia. O busílis da questão é que só química não chega. Quando acaba o fogo passional, fica manifestamente pouco se não há aquela "coisa especial" que vai pra além das hormonas aos saltos, fica-se por um factor biológico apenas. Mas se na química e física houver também a marca d'água dos sentimentos... bem, aí a coisa pia fino. E essa marca d'água é única e, possivelmente, será inesquecível. Como tudo o resto que falei lá em cima, quando há a sorte de acontecer, é preciso empenho, é preciso lucidez e estrutura interior. Pode nos pegar de surpresa, ou então algo que vinha caminhando para isso. Mas diferente da paixão, da necessidade física (com a sua importância e servindo como manifestação dos sentimentos), o amor precisa de mais do que um orgasmo pra ser bom. Precisa haver tudo o resto: não precisa de luxos, é preciso trabalhar para manter saudável, com humor e engenho dá-nos paz e felicidade. E amor a gente coloca em tudo...
Não me falta amor, tenho o suficiente pra dar e braços abertos pra receber, da mesma forma que tudo o que faço, escrevo e penso, coloco um bocadinho do meu amor. Por muito lamechas isso soe, não deixa de ser verdade. 

Para quem me lê, e está fartinho de saber que todas as teorias colocadas aqui não passam de uma opinião absolutamente particular...
...bem, espero que tenham paz, saúde, trabalho, algum money e amor, mas que façam por isso e não esperem que vos caia no colo. Não jogue na falta de sorte o infortúnio actual e não deixem em mãos alheias a vossa vida. Sejam Felizes. Façam por isso.

Apareçam

Rakel.

PS: segundo as minhas previsões... vou continuar com o meu mítico mau despertar (valendo respostas tortas), vou continuar a rir com e da vida, a ter a minha desorganização em termos de objectos, mas cada vez estou mais organizada interiormente (não parece, eu sei, mas é assim) e com mais optimismo do que nunca. Se a vida me fecha uma porta... eu arrombo uma janela!   :)

Comentários