O Conto da Carochinha...ou Não Há Crime no Plágio


Imagine que nos tempos recuados...lá beeeem longe no tempo, 2000 anos atrás, mais coisa menos coisa, uma rapariga faz um teste daqueles de farmácia e sai um positivo? "Ganda nóia pah" e agora? fazer o quê nessa situação?? É que a bem dizer... a gente no livro nem sabe bem quem são os pais, se a menina vive praí numa casa de acolhimento, se está no abandono nem nada. Sabe-se apenas que ficou grávida e fora do casamento. Pela lei da época valeria uma sessão de apedrejamento, com direito aos insultos e populaça indignada, como mandava a Lei Mosaica.


Portanto, puxando do engenho e do contexto geral da época ela ficou grávida por vontade de deus... uma partenogénese (procriação sem "ajuda" masculina) sem tirar nem por, mas com um cunho de importância acima da média.
Mais não seja por uma estranha coincidência.... Hórus, o deus dos céus dos egípcios é celebrado a 25 de Dezembro, filho de uma virgem e ele recebeu presentes de 3 reis, foi professor aos 12 e teve 12 discípulos. Já pra não falar de Mithra, divindade (zoroatrismo) protectora da justiça e verdade que é celebrada a... adivinhem lá...pois 25 de Dezembro. Esse então é muito interessante: teve 12 discípulos, morreu e depois passados 3 dias ressuscitou...onde foi que eu ouvi isso pah?? Também tem o Attis, um mortal grego que nasceu de uma mãe virgem e foi o consorte de Cibele, foi depois tornado deus das vegetações, morreu e ressuscitou no fim de 3 dias...

Bom, se já haviam estes precedentes... a moça podia bem usar o mesmo e fazer disso a sua salvação contra a populaça munida de calhaus e com um sentido de justiça distorcido. Portanto anunciou que um anjo a visitou e informou que ela foi a escolhida pra dar a luz um menino filho de deus. Ok, na boa, a história colou apenas por causa da forma e da cultura que se vivia na época. Mas a moça não ia praí andar de barriga, sem eira nem beira pois não? Daí que como foi costume até bem perto de meados do século XX, arranjou-se um viúvo com filhos a precisar de ajuda pra criar os fedelhos. Esse assunto colocado de lado por motivos de uma estranha conveniência, nunca é tocado. Daí que José era o homem ideal, um paz d'alma de todo tamanho, com a sua profissão, ainda bem conservado e que não se importaria de ter uma esposa jovem...mas grávida. Isto é um facto, ok, não é comentado, mas pronto, tá lá o elefante na sala... mas a gente faz de conta que não vê.

Da minha parte o natal pouco ou nada significa por causa disso mesmo: a questão das conveniências e de uma certa cara de pau geral. Se a tal estrela como é descrita no livro aparece durante X dias no mapa celeste, se hoje, por meios matemáticos e científicos é-se capaz de saber como e quando essa estrela deslocou-se nos seus dias de glória ( um cometa minha gente), não foi categoricamente entre 25 de Dezembro e 6 de Janeiro. Mas lá está, quando o Papa Gregório decidiu dar uma ordem na bagunça geral, chamou um monge com fama de bom nas contas... e mandou fazer o calendário litúrgico e social que hoje usamos... o Calendário Gregoriano. Só que o tal monge era mais chegado à destilação e fabrico de licores do que aos números e associou festividades pagãs com o cristianismo. Isso quer dizer que celebramos o nascimento do filho de Maria.... antes do tempo.

Depois tem essa cena que me irrita até ao tutano... de só nesta época desejarem uns aos outros felicidades, de só nesta época lembrar das pessoas, de dar, de se dispor a ajudar. Irrita-me mesmo... ao ponto de ficar um bocado mal educada e boca solta.

Se tudo isto é mesmo uma grande novela das 8, com um enredo puxado pro plágio... desacredita-se um bom bocado da religião. Fé é um assunto bem longe disso tudo. E respeito a fé, cada qual acredita no que quer. 

Melhor seria se essa onda de boa vontade, amizade, "amor" ao próximo durasse o ano todo...

Apareçam

Rakel

Comentários

  1. Oi amiga!
    Vamos lá a ver se é hoje que eu consigo comentar sem que isto desapareça e eu a chamar-lhe uns nomes giros a seguir.

    Vou pegar numa das últimas frases k escreveste:
    "cada qual acredita no que quer" e eu acrescento, no que o faz sentir bem ou apaziguar a sua consciência.
    É certo que os cristãos não são originais nas suas histórias (aliás, lamento desiludir muita gente mas...a Bília foi escrita por homens), mas que religião, culto, crença, etc., o é?

    Acredito sim, não por qualquer motivo racional, embpra não ignorando as evidências, (aí seria conhecimento, saber, e não fé), mas porque dá sentido à vida, motiva e dá-me esperança num mundo melhor (seja lá, onde quer que isso seja, ou cá).

    É uma razão egoísta, paciência, prendam-me...até me está a apetecer umas férias (pagas e remuneradas).
    Mas penso que seria muito triste viver sem esperança (por isso é k ela é a última a morrer).

    Quanto à solidariedade, concordo contigo, deveria ser todo o ano, e não só agora inspirado pelo senhor de barrete vermelho (sim porque dantes quem dava os presentes em Portugal era o Menino Jesus, mas como Ele se apresenta de fralda e deitado numas palhinhas, não apelava muito ao espírito consumista da época e despediram-no antes k Ele pedisse a reforma. Já imaginaste uma reforma de 2000 anos, mais licor menos licor, coitado do nosso sistema de reformas).

    Pela minha parte, tento fazer o que me é possível durante o ano todo. Mais uma vez, não só pela questão da fé, mas pelo secreto desejo que seja sempre eu a ajudar e k nunca precise de ser ajudada. Mas k se precisar, haja alguém k me faça a mim o k eu já fiz a outros (aqueles k ajudei, bem entendido, porque infelizmente não conseguimos chegar a todos, por muito que tentemos).

    Mais uma vez, é uma razão egoísta? Prendam-me!!! Já disse k precisava de férias pagas e remuneradas?

    Mas também, quem sou eu para avaliar as razões dos outros? Se querem ajudar só nesta altura, ajudem, é melhor que nada.

    Assim, umas Boas Festas a todos e se esta época servir para que alguém se lembre dos outros, ao menos nesta época, venha de lá essa ajuda, porque é sempre bem vinda.

    Já há muito k me deixei de revoltar pelas razões e acções dos outros, é uma pura perda de energia, espaço emocional, tempo e de boa disposição.

    Vivam e sejam felizes!!!

    Jinho amiga e Bom Ano

    P.S. Já há muito k não comentava, por isso tinha MESMO k me esticar!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estamos ouvindo