Balanço da Semana...e receita de xarope...


Com um fim de semana resplandecente, céu azul e um sol morninho pra aconchegar a alma... eu deveria estar lá fora a curtir o dia né? Mas não... tanta gente a tossir e espirrar ao meu lado, pés  ensopados em conjunto com salas sufocantes com o ar condicionado no máximo... deu nisto: gripe.

Já não bastando esta prendinha sazonal ainda por cima, desde meados de Novembro, começou aquela odisseia de filmes natalícios. Digam lá se isso não é já um bom motivo para fomentar uma monumental birra? Mas não fica por aí não.... seria sorte demais que tudo ficasse pelo desconforto da gripe, do sol lá fora de fazer doer os olhos e a T.v a dar sempre a mesmas coisas. Não. Houve a tal da greve geral, da luta dos direitos de cada um que protestava e reivindicações justas. Dos direitos toda gente se lembra e luta por eles, mas os tais dos DEVERES a gente sabe que, se alguém não os cumpre, não vale a pena cumprir... se ele pode, porquê eu não posso também tirar o corpo fora? Não tiro, por causa disso, a legitimidade do direito da greve e dos direitos. Mas o OPORTUNISMO entra em cheio nessa história. Os que recebem por recibos verdes, os que andam em programas ocupacionais não aderiram: pra já é um dia a menos que se ganha, e depois, uma grande parte das pessoas já tem a consciência que quem manda no país não são os políticos, mas sim a Troika.

Dentro das convulsões sociais de qualquer país que quando falta o pão, todos ralham e ninguém tem razão, mudam-se de lados por... OPORTUNISMO mais uma vez? Nem sequer vou colocar-me em conjecturas sobre esta sociedade mais ou menos secreta que, ao jeito do clube do bolinha e nem toda gente entra, passa pela mesma luta de poder e supremacia dentro da raça dita humana. Vê-se perfeitamente o desconforto geral das pessoas que sentem-se como num Titanic a deriva no meio dos Icebergs. Ora o barco entorna pra um lado e todos fogem para o oposto... e depois, na próxima onda que apanha em cheio o barquinho, xingam os pilotos e vão procurar abrigo noutro lugar.

O povo vai aos poucos ficando de saco cheio de tanto roubo, aperto do cinto e desconforto social. Vai daí que nem os carteiristas, os primos direitos da corja política, já andam a levar no focinho literalmente por conta da profissão. A malta anda indignada de tanto de um lado como de outro andarem a meter as mãos nos nossos bolsos já bem mirrados. Daí que o afinfar uma solha na cara de um carteirista, se não pegar como moda é um sinal claro que as coisas estão a mudar.

Uma semana inteira passei a ouvir bocas foleiras por conta do Benfica x Sporting, piadolas sem jeito nenhum por causa do jogo do Sábado, que como sempre, os leões saíram a miar e com mau perder, diga-se de passagem...

Então, de voz roufenha, garganta arranhada, febre e um sofá convidativo a ficar por lá mesmo, me divorciei da T.v e fui ler o tal livro do Miguel Esteves Cardoso - O Amor É Fodido. Engraçado será dizer que o tal exemplar comprei ao preço da uva mijona, e na caixa perguntei se o preço estava correcto...e a mocita lá com muito engasgo fez a pergunta à colega ... sem dizer o título completo: 

"Vê aí no computador se o livro do Miguel Esteves Cardoso é mesmo 2€..."
"Qual livro?"
"Aquele do amor..."
"Hã?"
"O Amor é fodido..." assim mesmo nesse tom de voz a desafiar qualquer bom ouvido.

:) valeu pela cena e embaraço de uma palavra que usam correntemente, mas escusam-se diante de estranhos...

De filmes, certamente não tive estômago* para ver outras coisas e por isso escapei-me para alguns títulos que me distraíram:

Red Riding Hood II, ou A Rapariga do Capuz Vermelho, a velha alegoria transformada em conto fantástico e com uma boa fotografia. A história nem é nada por aí além, mas foge um bocado do tradicional conto infantil.



Mudando de assunto e pulando pra outro género, Connan, o novo remake dos antigos filmes dos anos 80 mostra um tipo de pêlo na venta e com uma vontade danada de arrear porrada. Na falta de melhor história ficam sempre a contar os efeitos especiais.



Obviamente vi tambem o Amanhecer parte 1, da saga Twilight. Enfim, prefiro mil vezes os livros à história contada em filme. As interpretações continuam  um bocado "robóticas", mas que fazem as delícias de uma data de adolescentes.


Mudando logo de assunto, vi o filme de um dos médiuns que mais respeito e admiro, mais pela sua personalidade himilde, pobre a vida toda, mas cheio daquilo que muitos deveriam ter: compaixão, bondade, amor e perseverança. Falo do filme Chico Xavier. perseguido durante a ditadura militar, mal falado pela igreja católica, Chico nunca desistiu da sua obra, nem da sua fé.



... e começando a ver uma série que ainda há de passar num dos 4 canais genéricos da nossa T.v... Game of Thrones, ou A Guerra dos Tronos. Caras conhecidas, enredo mais ou menos de jeito, guarda-roupa cuidado e um cheiro a Senhor dos Anéis inconfundível. 



Rematando o final do post que foi desta vez bastante eclético, fica uma receita de um xarope que me tem salvo desta gripe. O xarope de Perpétuas Roxas.
Esta plantinha originária da Índia e que se adaptou aqui pra estes lados mais frios, é um anti-inflamatório capaz, agindo nas vias respiratórias, dor de garganta, afonia e rouquidão. O chá é bastante usado entre as profissionais do canto, pois ajuda a desinflamar as cordas vocais das agressões diárias.

Em um púcaro de um litro, ferva água, se possível mineral, e deite durante a fervura duas clheres de sopa de Perpétuas Roxas.. Tape o púcaro e deixe a o chá reduzir em fogo lento até a metade (meio litro). Depois de coar o chá para um frasco limpo e fervido, adicione um copo de mel. misture tudo até que o mel e o chá fiquem bem misturados. O frasco terá que permanecer no frio para que não deteriore, e a dosagem é:

Adultos ou acima dos 10 anos de idade 1 colher de sopa até 4 vezes ao dia
Crianças com menos de 10 anos uma colher de sobremesa até 4 vezes ao dia.


Se for um bebé...leve ao médico. Não corra o risco de alergias desnecessariamente. Nesse aspecto, os bebés são muito mais sensíveis.

Agora vou continuar com a minha birra, ao lado do meu gato que anda há já um bom tempo com uma birra enorme, a ler mais um bocadinho e a ver se esta coisa de nariz pingão me passa.

Uma boa semana pra todos....

Apareçam

Rakel.

PS. não bastando o estômago* andar embrulhado por causa da tosse, ainda por cima há a birra do meu gato... só come se der na boca. :( o raio do bicho anda com tiques de DIva e só assim come. O que piorou a situação foi o meu puto mais novo, a dar comida à ele... experimentou um dos croquetes nutritivos e crocantes da ração..e agora come essa joça como se fossem amendoins... arghhhhhhhh....nada longe do Mel Gibson num dos filmes dele comer biscoitos de cão pra largar o vício de fumar...os homens fazem coisas nojentas pah.... credo!!!

Comentários