Dia de Samhain :)


Apontamento nº1 - Conversa ouvida sem querer

"Andam agora praí com essa coisa do Aloém, dos miúdos mascarados feito Carnaval e coisa e tal"
"Não é nada uma festa nossa, é dos filmes e das americanices...só pra fazerem os pais gastarem mais dinheiro"

Apontamento nº 2 - uma reportagem no fim de semana de um canal televisivo.

Nele, a jornalista disse que a festa do Halloween tem perto de 2.800 anos, e que no começo as pessoas se mascaravam para assustar os mortos, porque acreditavam que nessa data os dois mundos ficavam ligados...

Pra falar a verdade andei me coçando toda pra não escrever logo de caras um post bem sarcástico, não pelo primeiro apontamento, perdoável à quem pouco conhece de história e folclore, mas do segundo... de que fontes bebeis a tua sabedoria??

Vamos lá por partes...


A Tradição do Samhain, nome correcto do Hallowen, começou muito antes dos tais 2.800 anos. Começou no tempo que se chamava "A Tradição", depois passou para "A Velha Tradição" e depois passou a ser conhecido pelo "Novo Paganismo" ou Wicca. A Origem perde-se na poeira do tempo, no começo das comunidades humanas, que começaram a erigir monumentos aos mortos em formas megalíticas. As Antas e Menires espalhados não só por aqui, mas pela França como também Espanha, Inglaterra e Irlanda, fazem parte da cultura CELTA. Podem espernear e brigar a vossa vontade, mas temos raiz celtica. Ora, para este povo, na sua cultura, a morte era apenas uma transição normal assim como o passar das estações. Pressupunha-se que os mortos carregavam consigo uma sabedoria superior à nossa, porque conheciam os dois mundos.

O respeito que existia naquele tempo pelos mais velhos, nada tem a haver com o que se passa agora. Nada de Lares de Terceira idade, nem Centros de Dia, onde a consciência das famílias se apazigua pela mensalidade choruda que paga para cuidarem dos velhotes. Não, a palavra de dum ancião ou anciã era escutada com atenção. Se durante toda a vida acumulou sabedoria... quanto mais depois de passar o limiar do reino espiritual. Daí que, na data do Samhain, as pessoas vestiam-se e pintavam-se de forma a receber (se fosse esse o desejo) a presença de algum ente querido, chefe ou curandeiro, para dar respostas às angústias que lhes aporrinhava a cabeça. Havia sempre a possibilidade que algum espírito menos bondoso desse uma de penetra na festa e quisesse aprontar alguma. Daí que o Druída ou Sacerdotisa vivos, fariam as protecções necessárias para que o "evento" corresse bem.

Curiosamente, o que pouca gente sabe, é que  a passagem de 31 de Outubro para 1 de Novembro é o Ano Novo Celta... Por isso, todos são convidados, vivos e mortos para comemorar a chegada do Ano Novo. Era uma celebração bastante festiva e nada sorumbática como devem de calcular. Eram feitas grandes fogueiras, como em jeito de faról, para que os espíritos pudessem ver o caminho para chegar à festa.

Com a chegada do cristianismo, acabou a festa e tomou lugar a liturgia de chorar os mortos, de acender velas (sai mais fácil do que fazer uma fogueira) e pagar missas em honra de, ou pela alma de...
Aquilo que antes era respeitado começou a ser temido, a morte, um dos ciclos da nossa existência, passou a ser usada como meio de barganhar fiéis. Portas-te bem e segues os preceitos, ou acabas nas chamas do Inferno, usado como almofada de alfinetes do capeta.

Os Puritanos que foram colonizar a América, lá pelos idos de 1620, que vieram no May Flower, trouxeram com eles a tradição do Halloween, e vindo de Puritanos... tudo se espera. Povinho surtado e com mania de sortilégios, que via na manteiga derretida um presságio de agouros e bruxarias. Alguém viu "As Bruxas de Salem?" Embora o filme não dê a amplitude necessária ao tema, vê-se como a verdade pode ser pervertida segundo a necessidade...

Se quem me lê deseja comemorar Samhain... ou Halloween se vos fica mais fácil, estejam a vontade! Faz sim parte das tradições do que antes foi um povo aguerrido e bastante mais corajoso do que este que se acocora diante de tudo e todos. Os ossinhos de Viriato*, se já não viraram poeira.. devem de andar a revirar na cova perante tamanha molenguice dos seus descendentes!

Apareçam

Rakel.

* Viriato foi o líder dos Lusitanos, lá pelos idos de 136 ou 39 a.C, que fez de um tudo para expulsar os romanos cá da terra...

Comentários

  1. É, é por essas e por outras, k as tradicionais religiões monoteístas (a saber: judeus, cristãos e muçulmanos) nunca trataram como iguais as mulheres (atenção, eu disse religiões, porque, falando daquilo que conheço, Jesus nunca fez distinção, arriscando mesmo algumas sanções pela forma como as tratava).
    Na tradição celta era dada muita importãncia à sabedoria e poderes femininos, e para combater isso, colocaram a supremacia dos homens e, no caso cristão, relegaram a mulher (e a sua veneração) para o papel de eternamente virgem, declarando até o acto de procriar impuro, (atenção tenho uma grande veneração pela Virgem Maria, mas sinceramente faz assim tanta diferença k Ela tenha tido mais filhos após o nascimento de Jesus, ou o verdadeiro milagre é ter concebido Jesus sem relação sexual prévia? até o nome k é dado "sem pecado", indicia o receio da mulher, k desperta os desejos pecaminisos no homem, mas afinal quem comete o pecado não é quem tem o desejo, pelo menos é o k diz o mandamento "não desejar" e não "não provocar desejo"! Ai k é desta que eu sou excomungada) bem como tudo o k o homem não consegue entender ou apreender através dos sentidos.
    Tal visão culminou com a caça às bruxas com a inquisição (sim, normalmente os termos k designam ambos os sexos são no masculino, mas não ouvi falar na caça aos bruxos).

    Não te admires por eu escrever isto desta forma, já expressei esta opinião a padres e a futuros padres (escusado será dizer k me mandaram dar uma volta, mas também não me deram argumentos de resposta).

    Por isso, é natural a total ignorancia do tema, mesmo de quem se devia documentar um pouco melhor.

    Por fim, o nosso Viriato deu mais trabalho aos romanos k o Asterix e o Obelix juntos (mesmo com a poção mágica), e nem precisou de dar porrada na mãe.

    Jinho

    P.S. Voltei a esticar-me néi?

    ResponderEliminar
  2. ...o caso da eterna virgem há de sempre me encaracolar a mente. Mas graças ao novo romance de José Rodrigues dos Santos.. quem sabe o mundo acorde. Andei eu a gastar saliva durante anos a dizer que a bíblia era um portefólio de contos folclóricos,e que os profetas não escreveram porra nenhuma de livros, já que eram analfabetos, mas pronto, ele é famoso e eu não, e contra tal evidencia, não há nada a fazer.

    De resto, o mais normal de todos os que temem algo que não entendem é matar, a ignorancia há de ser sempre a mesma coisa.. e miúda... estica-te que vais bem..

    bjos

    ResponderEliminar
  3. "o mais normal de todos os que temem algo que não entendem é matar" ou bater como na Furia Divina do José Rodrigues dos Santos em k ela (muçulmana) pergunta ao marido (também muçulmano) a viver em Portugal, k se as mulheres é k despertam o desejo dos homens por andarem destapadas, porque é k os portugueses não andavam a atacar as mulheres já k elas, em comparação com as muçulmanas andavam quase despidas?
    A esta pergunta o esposo respondeu de forma esclarecedora ... com uma chapada.

    Já tens o Ultimo Segredo? Emprestas?

    Jinho

    ResponderEliminar
  4. :( não ando mais a esfarrapar a minha carteira com livros... agora não dá mesmo, mas alguns fazem parte de uma extensa lista que espero a vir completar. Hajam feiras de livros..

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estamos ouvindo