Profissões e Afins


Capa de uma revista com tiques de Cosmo a perguntar se nós estamos na profissão que queremos, pergunta directa e cheia de contradições, com respostas variadas próprias de quem, nos dias de hoje, anda a matar por um emprego que lhe dê um sustento digno. 

"Onde raios encontro um barbeiro??" perguntou o meu filho mais velho com uma guedelha quase tão grande como a minha.

"Pergunta ao teu irmão onde ele foi cortar o cabelo" (pois, o mais novo cortou as melenas e anda arrependido até ao tutano)

"Mas eu quero um barbeiro...não quero ir à um cabeleireiro...é pedir muito?"

Puxei pela cabeça e fui dando uns lugares onde sabia que havia barbeiro, a cada lugar citado, meu filho ia riscando a lista com um "já fechou", "agora é uma loja". Ok, fiquei sem opções. A crise é tamanha que a malta ou deixa crescer o cabelo e anda de rabo de cavalo ou compra as máquinas de tosquia e passa um pente 3 na cabeça. 
Como o meu filho mais velho é um forreta do pior calibre, quer um barbeiro. E não só, quer aquela cavaqueira amena de "gaijos", um parar da tesourada entre uma anedota batida e outra e um mirar de algum rabo bamboleante pela rua. Um universo completamente diferente da cabeleireira/esteticista, com as revistas de moda, as conversas de trapos e filhos, que entra a cem e sai a duzentos dos ouvidos do mais novo. Ele quer cortar o cabelo e entra no 1º lugar que veja com pouca gente.

A crise também leva a que me dê conta que faz imensa falta saber um bocadinho de costura, no meu caso é uma falta imensa. Esta carestia económica fez-me repensar o que tenho de estações anteriores. Nada pode ser desperdiçado, há que renovar as coisas e aproveitar o que temos. A moda volta sempre e apenas nos detalhes se diferencia e se renova. Portanto, já que alguns casacos encolheram o cabide...vamos lá encurtar no comprimento e dar uma folguinha nas costas. É que fico sempre sem poder aconchegar o pescoço... e rais parta aos cabides... já não bastavam os camiseiros.. ainda por cima os casacos!!

Mas onde param as modistas??? Essas senhoras cheias de sabedoria no molda, corta e costura que faziam a roupa da gente até há uns tempos atrás?? Tinha dito aqui antes que tinha encontrado uma, com estaminé aberto... e que já  fechou... ora bolas. Puta da crise! Mas... se for à um centro comercial, um Hiper ou Super, há de encontrar quem lhe ponha um fecho nas calças, faça uma barra, aperte ou alargue o que precisa.. por um preço que mais valia comprar outra nova e no tamanho adequado.
A situação se salva por conta de uma colega de trabalho, jeitosa na agulha e máquina de costura, que já me prometeu dar um jeito nos casacos.



Canalizador? Bem podem arrebentar os canos todos da casa que é nem vê-los e os que se encontram, bem... estão de agenda cheia e cobram quase tanto quanto um médico de consultório... pintor de paredes...é a mesma coisa o que nos obriga à um "faça você mesmo" com algumas consequências desastrosas.

Temos um país cheio de Gestores, Administradores e uma data de "doutores" e nem por isso o país se salvou, tá na merda e não temos outra alternativa senão aceitar as imposições do FMI e mais uma data de apertões e entaladelas económicas.

As possibilidades profissionais agora cabem, na sua avaliação, ao Instituto de Emprego e Formação Profissional, que diz que agora és um bom profissional se fizer um RVCC da treta. Tem o 12º ano e a validação profissional em menos de 6 meses. :) Estatisticamente é colossal o avanço do país, mas em termos reais, faltam pessoas em áreas que fazem falta de verdade. Um electricista, uma modista, um sapateiro (valha-me santa grelancia... pôr meias solas é uma odisseia nos dias de hoje), alguém que saiba consertar estores, arranjar o aspirador (eu sei, tem a assistência técnica e a garantia que leva o aparelho pra fábrica e vem pior do que já foi).

Alguém está disposto a criar uma micro-empresa, dessas profissões que citei, para que colmate as necessidades de um povo que precisa mais do que o serviço rápido e impessoal de uma loja rápida em tudo e cara como o caraças??

Apareçam

Rakel

Comentários

  1. P'ra quê amiga?

    Para vir o nosso belo Estado e dizer k esse trabalho (k é muito honesto e muito digno) afinal é ilegal porque não paga impostos (sim porque essas modistas k querias e que não trabalham para as grandes marcas trabalham em casa a fazer uns biscates), ou mesmo aqueles que pagam, vem a Segurança Social e penhora-lhes os seus recibos porque não pagaram a dita cuja a tempo e horas?
    Sim porque querem aplicar às SCUT/pontes e afins a máxima do utilizador/pagador e dá uma confusão desgraçada.
    E eu pergunto o k é k a Segurança Social dá a estes pagantes? Baixa, licença de maternidade/paternidade, subsidio de desemprego, RSI ...???

    Com tudo isto amiga, como é óbvio só dá vontade de ficar em casa, de papo para o ar e a coçar... o k quiseres.

    É k hoje em dia já pagas MESMO para trabalhar.

    Jinho e boas costuras.

    P.S. Modista ainda te arranjo, lá na minha terrinha há uma muito boa e barata, barbeiro o k havia já morreu, e o sapateiro já está reformado mas se lá apareceres ainda te arranja o calçado.
    E vai assim a nossa economia real.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estamos ouvindo