Opiniões Divergentes no Mundo Democrático


O tal problema de sempre: se nós não andamos no rebanho, balindo as mesmas baboseiras que o resto obedientemente bale... somos as ovelhas ranhosas e bem negras. E não é por ser do contra, pronto, ok, meu pai dizia que eu nasci do contra... não sabia porque mas já era contra por antecipação. Mas não é isso, é exercício mental mesmo.

O povo português é feito de gente (pelo menos ainda acredito nisso) da mesma massa que nos anos longínquos desbravou mares, oceanos, novas terras e novos mundos (lindo né?), mesmo sendo um país tão pequenino no mapa. Não sei porque cargas d'água, foi-se perdendo a vontade e o brio de ser português, de acarinhar e saber valorizar o que tem de bom.
E quando valorizam alguma coisa... bem, valorizam o que menos interessa. Sabemos por muitos rodapés de telejornal, que os nossos inventores são galardoados com vários prémios e distinções nos mais variados certames internacionais. Poderíamos fazer bom uso dessas cabeças pensantes, que poderiam contribuir para uma melhoria de vida e até mesmo, quiçá, no tal: "mundo melhor". E lendo uma notícia assim, até dá vontade de inchar o peito e falar de boca cheia: "é daqui mesmo que saiu esta bela ideia hã?!"



Mas não... o que enche de orgulho a malta?? O futebol...

Outro dia criei polémica (só pra desenferrujar o poder de argumentação) no assunto Cristiano Ronaldo. Descobri que o puto é um tipo de alter-ego pra muito gajo (um... quem me dera ter a vida dele) e é o orgulho Nacional... 

Façamos uma suposição: imaginemos que ninguém ligasse puto ao CR e ele não fosse guiado pelas mãos de treinadores, clubes ao estrelato. Imaginem que ele continuaria pela ilha que o viu nascer, quem sabe tirando a ferros um RVCC ou um curso profissional nas Novas Oportunidades. Não vestiria roupa de marca nem faria os tratamentos para acne que teve que fazer. Seria um dos muitos putos, que andariam aí pela rua, a mostrar os boxers, a apanhar umas "gaijas" e pouco mais. 
Mas  o CR teve sorte e está num troninho onde outros já andaram... e que ninguém já dá o devido valor. Só pra lembrar: 
Luís Figo foi Bota de Ouro em 2000 e considerado pela FIFA em 2001 o Melhor Jogador do Mundo, já pra não falar de fazer parte da Lista dos 100 da FIFA. 
Vitor Baía: o jogador que pode dizer de boca cheia que detém a maior colecção de troféus do mundo...33. Na cápsula do tempo feita pela UEFA em 2004, estão lá um par de luvas do ex-guarda-redes da selecção, além de ser um  dos nove jogadores do mundo que conquistaram os 3 principais títulos na modalidade.

Mas o povo não gostou nada... mesmo nada quando disse que estava a se valorizar um puto que sem bases, que resolve ser pai, como quem compra um Ferrari ou algo do género. Apeteceu-lhe e pronto. Um gajo cheio de tempo e disponibilidade, compra um filho, pra compor o ramelhete. Só falta escrever um livro pra se sentir um homem a sério... que possivelmente irá encomendar à alguém para fazer por ele... lógico.
Só imagino aquela criança a fazer as perguntas habituais: de onde vim, quem afinal é a minha mãe...e o papá explicar-lhe que lhe apeteceu ter um filho instantâneo... e como dinheiro compra tudo, lá foi pros EUA e arranjou o que queria. 

Na falta de argumento melhor, de algo inteligente para me rebater, caíram no insulto barato. Normal em quem não tem resposta que chegue. Porque ele é giro (discutível esse ponto, já vi melhor...), porque ele é rico (o vil metal que trás a tal da ilusão da felicidade) e famoso (o arquétipo do Big Brother e demais concursos para atingir a fama), por isso mesmo o melhor. O que todo mundo quer. E o legado que ele irá deixar, será talvez uma fundação, uma escolinha de futebol e pouco mais...ou nada. Veja-se o Diego Maradona, El Pibe, que passou de Astro do mundo futebolístico à Estrela Decadente... e foi considerado o Melhor do Mundo.

Os nossos inventores, atletas de fundo, judocas, velejadores, cientistas, escritores, artistas plásticos e cineastas... terão os seus 30 segundos de rodapé num telejornal, mostrando que "fulano de tal" ganhou uma medalha de ouro, uma menção honrosa ou uma nomeação qualquer...e era português.

Yolanda Soares, Nuno Flores, António Damásio... são nomes que pouco dizem à malta. Mas Luciana Abreu, Cristiano Ronaldo, Rute Marlene e a Júlia Pinheiro... isso... ahhhh pah!! A malta gosta a brava...

Apareçam

Rakel

P.S: um doce pra quem adivinhar quem e o senhor da foto   :)

Comentários

  1. Oi miuda,

    Só agora é k vi à net.

    Não sei quem é o senhor da foto, mas palpita-me k seja um pai ou tio de alguém k conhecemos, certo?, Mas pensando bem, para ser o tio k eu estava a pensar tem um ar muito certinho, por isso, escolho o pai.
    Agora, como dizia Sinhozinho Malta "tou certo ou tou errada?" é pena não conseguires ouvir o som das pulseiras.

    Quanto ao tema do post ainda bem que há "Opiniões Divergentes no Mundo Democrático", assim cada um pode ter o seu gosto pessoal e há lugar para os António Damásio e Luciana Abreu deste mundo (juntei os dois de propósito só para ouvir o grito).

    Quanto à Yolanda Soares, não só conheço o trabalho como ela foi minha colega de faculdade, chega-te? eh eh!

    Fica bem.

    Jinho

    ResponderEliminar
  2. Catekista...minha amiga, não é pai de ninguém, nem tio nem avô. É a personalidade em si. Grande nome português que se notabilizou pelos seus estudos...
    Portanto tás errada. :P

    Essa da Yolanda Soares... bolas...isso foi golpe baixo pah!!! mas te perdoo...

    :)

    Jocas e te cuida miúda!

    ResponderEliminar
  3. Pois, já k fiquei sem saber kem é o estudioso da foto, levas outro golpe baixo.

    E num dos meus hobbies trabalho com um dos que costuma colaborar com a Yolanda nos seus trabalhos, nos mais diferentes estilos.

    E o mais interessante, é k só me apercebi dessa coincidência muitos anos depois.

    E já agora não fiques com inveja, porque eu (e não só eu, agora é k te deitei abaixo) cansei-me de te convidar para os espectáculos e tu ... nicles

    Jinho

    ResponderEliminar
  4. Catekista, minha malvada de coração preto e peludo...não é golpe baixo... é mesmo covardia!!!

    Pronto.. o tipo aí de cima é Egas Moniz... tá satisfeita?

    :( Bjo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estamos ouvindo