Liberdades Linguísticas ou Capacidade Inventiva


Ainda não tive oportunidade de debruçar-me sobre as regras do novo acordo ortográfico, mas conhecendo a dinâmica da língua portuguesa, da maneira como são inventivos os palrantes desta língua, decidi começar a publicar as "pérolas" que vou ouvindo...
Lembro-me de uma professora que disse que uma língua que não muda...morre. Que aos poucos, as introduções do calão e de avanços técnicos, novas palavras aparecem. Ok... e quanto a isto?

TRANQUEIA - esta ouvi na sequência de de uma engasgadela. Portanto, não conhecendo a palavra pedi explicação que foi: quando alguma coisa "entra mal" na garganta tranca a entrada e a gente fica sem ar e até pode morrer. Portanto, quando alguém engasgar é um problema na TRANQUEIA. Resolve-se o dito problema batendo nas costas até saltarem as costelas...

ESPILRRAR - admito que esta dá-me um nó no T-Zero... Será por ventura, um daqueles espirros carregadinhos de perdigotos, daqueles que molham meio mundo? Porque assim olhando, parece um espirro que se espalha... muito usado numa determinada faixa etária.

ESVORCIAR - a sensação que passa é de um esventrar, provavelmente o será, se a alma ou a carteira for esventrada num DIVORCIO. Sempre usado de forma pesarosa, um sentir profundo e até mesmo cheio de compaixão. Ela se ESVORCIOU...coitada...

AIÁGUA - esta.. eu escuto até nas vozes de jornalistas, saberão os deuses a razão, mas até em boca de técnicos de variados assuntos. Chego a contá-los em cada Telejornal em que o assunto seja a ÁGUA.

A URSA - doença grave que ataca "pessoas nervosas dos nervos"... faz um buraco no ESTÔGAMO e pode matar. Quando ouvi que a Sra Fulana de tal tinha uma URSA, eu feita parva, ainda perguntei de que raça era e se era de peluche...só quando ouvi que era uma URSA de ESTÔGAMO é que percebi de que URSA se falava... era uma ÚLCERA no ESTÔMAGO.

MOLHO BICHAMEL - é um molho feito por um gay meloso, adocicado e muito delicado? Não... acredite se quiser, mas na sequência de me passarem uma receita, ouvi 4 vezes chamarem ao molho BECHAMEL de gay docinho. E juro que só ri depois...

ABOBADELAS - curiosamente, a pessoa em questão, religiosa até ao cubo, descrevia-me uma excursão de fiéis ao Vaticano para ver o Papa. E que depois visitou a Capela CRISTINA e adorou ver as ABOBADELAS todas pintadas... Portanto, contendo-me quanto pude, descobri que a senhora em questão, que como me disse , "já podia morrer satisfeita", tinha visto a Capela Sistina e admirado as abóbadas profusamente pintadas... por Michelangelo e Botticelli  que certamente andam a revirar os ossos nas tumbas... 

Por muito que vos custe acreditar, não quero de forma nenhuma fazer pouco da capacidade de ninguém, apenas acho extremamente curiosa a forma inventiva de explicar as coisas. E como o meu T-Zero foi construído de raiz para dar de caras com coisas interessantes e engraçadas, apenas partilho aqui as minhas mais recentes descobertas neste universo curioso e excitante da Língua Portuguesa...

A capacidade de desenrasque é o que mais me fascina na mente popular, que muitas vezes, no uso do engenho que possui, consegue fazer de algo difícil de explicar, transforma em algo realmente delicioso...

Apareçam

Rakel

Comentários

  1. Tu juras k só te riste no fim do molho bichamel?

    Eu confesso... comecei logo assim k vi a foto, porque adivinhei logo o tema, e sabendo k tens um íman para este tipo de conversas, vi logo k ia chorar ... a rir.

    Jinho e conta mais. Eu sei k só tens duas mãos, mas tens imaginação para vinte e todas ao mesmo tempo.

    Passa bem miuda

    ResponderEliminar
  2. Pois é miga... sou imã pra estas cenas.. justo eu, que nem sou nada destas coisas...cada saia justa que apanho. Porque acho falta de respeito rir na cara das pessoas...mas custa, custa imenso. Fico com a boca toda mordida por dentro.

    Deixa estar que na próxima encarnação venho como Shiva e com mais dois pares de mãos :)

    Bjos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estamos ouvindo