Cheirete de Sardinha e Simpatias Casadouras


Assim que bate um sol e céu azul, português que se prese arranja uns carapaus ou sardinhas pra assar ao ar livre, nem que seja na varanda, empestando a roupa da vizinhança...
Mas chegados aos Santos Populares, a coisa aqui pega pesado: Moro na freguesia de Santa Maria, mesmo na divisa da freguesia de Santo António, e no limite da de São Tiago. Tanta santidade não faz de mim uma pessoa mais angelical, nem pior do que já sou. 

Agora mesmo tive que fechar a janela da sala.. o som dos altifalantes e música pimba ecoou pelos céus e entrou sem licença cá dentro. Mal de mim que chegada a véspera de santo António, não só vou ter que comer com a música, ma também com os foguetes e o cheirete a sardinha assada. Por pura curiosidade, fui saber de algumas tradições deste santo, que dizem ser casamenteiro, e muito requisitado de ambos os lados do Atlântico. 

Uma das tradições diz que, se está solteira/o, basta ir pro quarto, mas de luz apagada e de vela na mão (salve seja) ficar de frente ao espelho e chamar 7 vezes pelo Santo António. Aí é só acender a vela e vai aparecer o espelho o rosto da pessoa com quem há de casar. Da minha parte, lamento informar, mas isso parece muito o mito urbano da Blood Mary, imaginem que há um desvio nas estradas astrais, e em vez de ver a imagem da pessoa com quem vai casar aparece a Blood Mary, com cara de poucos amigos e com humor de aranha???

Um tradição ainda mais pitoresca, é só pra moças... no final da fogueira do Santo, a menina coloca uma moeda no meio das cinzas já no fim. No dia seguinte vai buscar a moeda e vai ter que dá-la (a moeda catano!!) ao primeiro mendigo que encontrar. O nome do mendigo será o nome do rapaz com quem vai casar.
Cá pra mim...isso não será um começo muito bom... imaginem que o homem se chama Fredegundo, quantos lesados mentais de pais terão dado tal nome à um filho? Pior ainda... se ele se chamar José?... ô nome nadaaaaa comum. Quer dizer, ou uma gaja vira especialista em namorar os José...ou encontrar um Fredegundo. Pior a fagota que a perdigota.

No Brasil a coisa é jogada mesmo na dureza... lá o Santo é tratado com devoção e respeito, mas sem  misericórdia: a moça pega na imagem do santo (aquela figurinha com a criança no colo e com cara de dor de dentes), amarra-o de cabeça pra baixo detrás da porta, ou no fundo de um poço. Há quem o chegue a enterrar a imagem. E o santo fica lá, de cabeça pra baixo enquanto o pedido não for realizado. Mas acham que o santo é burro? Acham que ele vai deixar uma lesada mental que deixa um gajo pendurado de cabeça pra baixo casar??? Mas nem que a vaca tussa!!!  O santo fica pendurado logo assim que a moça sente o aperto da solidão e dos anos a passarem. Chegada na véspera do santinho, redobram os pedidos e dão um tempo. 


Há também a simpatia seguinte: pegue em pedaços de papel mais ou menos do mesmo tamanho (não precisa ser grande) e escreva os nomes dos possíveis candidatos em cada pedacinho de papel. Um nome pra cada papel e deixe um em branco. Dobrar todos da mesma forma (de preferência em duas vezes) e colocar num prato com água. Se forem muitos papéis, sugiro que usem uma travessa ou forma de bolo  :) Aí é colocar ao relento, pra pegar o luar de Santo António, mesmo na véspera do dia do santo e deixar lá. No dia seguinte é ver o papel que ficou mais aberto e saber o nome do seu par. Se abriu o papel branco... bom, temos pena, mas ainda não é desta!

Chegando no São Pedro, a apelação é total: Cortar a casca da laranja sem desfazer o fio da casca e jogar no chão pra ver a letra do alfabeto do nome do futuro marido. Pingar gotas de de cera quente de uma vela que ficou a iluminar o santo lá de cabeça pra baixo, e ver qual a forma que as gotas de cera formam no prato  com água... e colocar na véspera de são Pedro, uma chave debaixo do travesseiro pra que o escolhido sonhe com ela.... vida de santo é um saco!!!


Da minha parte...calha-me o cheirete das sardinhas assadas, a música pimba e o gato com os nervos em frangalhos com tanto foguete...e chega!

Apareçam

Rakel.

PS: alguém vai experimentar as simpatias que coloquei aqui??? Alou meninas casadoiras!!! Tentem, mal não faz...o pior é o resto.  :)

Comentários

  1. Allô!
    Bom amiga, já k estás no meio de tantos santos, isso só te pode fazer mais ... católica.
    ...............................................
    Já paraste de me chamar nomes? Então já posso continuar.
    Adorei as simpatias, andaste a ler as revistas. Confesso k já não tenho pachorra.

    Sabes pq é k o Santo António não realiza o desejo das meninas k o tratam mal?

    Porque é homem e vê logo k o desgraçado k casasse com elas andava sempre a comer com a colher de pau e o rolo da massa.

    Dizes k a vida de santo é um saco, olha k se eles se divertirem tanto com estas figuras como nós, será bem divertida, até porque de vez em quando aparece uma nova.

    Pior mesmo é teres de ouvir a música k tu mais adoras a entrar pela tua casa dentro.

    Jinho, porta-te e já agora vai dançando ao som dessa musica maravilhosa

    ResponderEliminar
  2. Catekista...longe de mim chamar-te nomes feios. Afinal, quando era uma pobre e inocente criancinha de 3 meses... me baptizaram como católica. De maneira que tecnicamente comecei católica e passei pelas divertidas aventuras como T.J para depois acabar neste misto interessante de budismo/espiritismo/wicca.
    Confesso que andei a cata de simpatias populares portuguesas sobre o santo casamenteiro, as outras, Made in Brazil, lembrei dos meus tempos de miúda. Mas não fui às revistas, nem tenho paciencia para as ler, até porque agora o grande assunto são as borgas do Cristiano Ronaldo e a malograda actriz que anda a lutar pela vida.

    Portanto, esta tua amiga, sim, fez as simpatias em tenra idade e deu sempre bota! Só abria o papel em branco, estranho não é? :P

    .. e só pra arrematar... santo que tenha consciência da roubada que é o casamento...não ajuda as lesadas mentais que o afogam, amarram ou enterram-no!!!

    Bjos miga...portar-me...bem ou mal?? Portar bem não tem piada... :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estamos ouvindo