Assim Se Faz Um País Justo


Antes de mais nada, quero já de caras avisar: tenho uma prima, um irmão advogados.... e para meu grande desgosto, a minha irmã está na faculdade de Direito. Portanto, embora adore cada um deles como pessoa, lamento profundamente a escolha que fizeram de profissão. Por mais que a minha irmã me diga que decidiu enveredar por esta profissão, pra "ajudar numa construção de um mundo mais justo" , eu não compro esse mote.

E não vou ser moralista também, porque me ficaria mesmo muito mal: eu me doutorei em cábulas. No Brasil, ganhou o justo nome de "colas" porque eram mesmo coladas a nós e esta que vos escreve, sempre teve uma certa desconexão com a matemática, a física e a química. Está justificado o motivo pelo qual enveredei de corpo e alma nas Humanísticas. Mas enquanto tive este trio diabólico de disciplinas, ganhei o engenho de fazer cábulas (ou colas... se quiserem) das mais inventivas possíveis. Ajudavam em certa maneira em Química, no resto... ai meu pai... nota baixa na mesma. Mas deixei memórias inesquecíveis ao meu Prof. de Matemática...que ainda hoje se lembra de mim  :)


Continuo sem perceber porque sofria tanto para entender a aerodinâmica, vectores e hidrodinâmica, os isótopos,os clorídricos e demais itos, etos icos, nem pra que lado começa o gráfico de um seno ou tangente ou o raio que o parta na trigonometria...  se na actualidade... isso não aumenta a minha felicidade pessoal. Não uso, esqueço e deito fora. Sempre foi o meu lema. Nunca fui apanhada a colar, tamanha era a minha competência, aliás, um bom colador NUNCA é apanhado e NUNCA TIRA A NOTA MÁXIMA... os que fazem isso são os amadores.

Portanto, ao ler a notícia em questão, mais me incentiva comentar que a Justiça do país, está na mão de incompetentes, trapaceiros, burros e cretinos. E será nas mãos destes jumentos que estaremos entregues??? Porque tanto quanto sei, não será anulada a prova nem a nota em questão tirada pelos infames amadores.
Mas serão eles a decidir a justiça que pretendemos, serão estes desonestos e lesados mentais que irão pronunciar a maneira justa da lei ser cumprida. Fala sério...


Não sei o que mais me deixa chocada: terem sido apanhados? Não serem judicialmente apontados por burlões?? Um pedido de desculpas passa a borracha nisto tudo???
Será mais ou menos como: "Olha, desculpa lá ter te dado aquela facada..."

Num país em que o Zé Povinho já foi enganado, usado, espoliado, esfolado e vai ter que pagar a factura, mais este "pequeno incidente" vem coroar aquilo que toda gente sabe: 
Num país que o antigo primeiro ministro, tira o diploma ao domingo, tudo pode acontecer... mas não reclama não...nem apontem o dedo à ninguém. Poderá estar um GNR ao pé de si e pedirá que se identifique e o leve para um posto para prestar declarações. Depois.. serão presentes à um Juiz provavelmente copião e amador...

Depois... eu é que sou a maldosa!

Apareçam

Rakel.

Comentários

  1. K querida, em não dizer que aqui a comentadora de serviço também trabalha na área.
    Se não te tivesses pronunciado sobre o assunto caía o Carmo e a Trindade!
    Confesso que nos meus tempos de 8º, 9º e 10º anos também copiei umas quantas vezes. E confesso também que: tirei nota máxima (na primeira vez em que fiz cábulas, no 8º ano, foi para começar em grande), e fui apanhada uma vez no 9º (porque me pediram o local onde as tinha mesmo à frente da professora, e não comeces a imaginar coisas, nós colávamos as cábulas no estojo, de lata e pediram-me a borracha quando a professora estava ao pé de mim).
    Mas sinceramente, nunca vislumbrei a necessidade de copiar na faculdade, com tanta bibliografia que se pode consultar acho que fazer cábulas é claramente um desperdício.
    Por outro lado, copiar pelo colega do lado que provavelmente sabe tanto ou menos que nós quando temos a doutrina oficial à frente...não me parece bom negócio.
    Por fim, concordo contigo, não me aconteceu no 9º ano, porque a professora percebeu k estavam lá as cábulas mas que não as utilizei (era o k normalmente acontecia), mas se fosses apanhada o teste era anulado, isto desde a mais tenra idade. O que é que é diferente para quem se candidata a juiz e que vai ter o poder de decidir a vida das pessoas? (sim, porque um advogado e o Ministério Público mostram os dois lados da questão, mas são estes senhores que decidem) É o facto de terem de pagar para terem a mera hipótese de fazerem a prova sem quaisquer garantias? É por isso que se podem comportar de forma mais desonesta do que as pessoas que depois irão julgar?

    Sabes o que te digo ... viva Portugal!!!!
    Que se foi fundado por um filho bater na mãe e ainda hoje é um grande país, também há-de ultrapassar mais estas "questões menores".

    Jinho e bfds

    ResponderEliminar
  2. Sou mesmo querida não sou??? Pois estava a achar divertidíssimo que toda gente pensasse que tu eras uma boa catequista que colocava na cabeça das criancinhas os ensinamentos do senhor e a ajudar os paizinhos da criancinhas a ultrapassar os problemas do sagrado matrimónio...mas pronto. É verdade, omiti que és uma advogada. E tal como costumo dizer, ninguém é perfeito...ou está no Direito ou é do Sporting...uma pena mesmo.

    Felizmente, nunca na minha vida de estudante fui apanhada em flagrante delito, mas fazia por puro desespero e falta de mente dogmática. A matemática é dogmática, não se questiona o porque o valor de Pi é 13,14... é e pronto. E como pra mim tudo tem explicação (e se não tem invento uma) fui sim, adita em cábulas.

    Agora a questão de fundo é que me deixou boquiaberta. Porque não foi um amador que copiou.. foram TODOS!! e depois o bastonário, aparece com aquela cara de "sinto muito, mas não há nada a fazer" e fica tudo em águas de bacalhau. A dignidade da profissão fica então hipotecada desde lá de cima, de quem não tomou uma atitude justa e atempada. Gostava de ver com que cara qualquer um desses amadores irá para uma barra de tribunal apontar fulano d etal como burlão...Fónix...

    Bjo e BFDS

    ResponderEliminar
  3. Mas também não tenho assim tantos defeitos, sou advogada, mas sou do BENFICA!!!!

    ResponderEliminar
  4. é o que te salva cachopa... é o que te salva...porque ainda me lembro qdo querias ver de novo o Marocas como político activo... até senti uma dor no peito e os dedos do braço esquerdo a formigarem... chiçaaaaa!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estamos ouvindo