A Frase Feita do Momento


É verdade, temos um planeta fantasticamente belo, meio depauperado, um bocado negligenciado,  mas belíssimo. Entre as diferentes formas e cores, climas e oscilações...é de tirar o fôlego. De uns tempos para cá, como sempre acontece quando se passa tempo demais a dizer "logo se vê", acordamos para a triste realidade: o nosso planeta, se não tivermos cuidado, há de secar e morrer.

Eu sei que sou um bocado chatinha quando digo que podemos, com a reutilização e uma melhor consciência, menos consumista, conseguir controlar as coisas. E aí aparecem slogans giros a dizer : "Para um melhor futuro dos nossos filhos" ou "Vamos deixar um planeta melhor para as próximas gerações". Mas caraças... já que vamos fazer este esforço num melhor futuro... vamos mas é primeiro agarrar nas gerações futuras e dar um rumo nelas?? É que deixar um mundo todo catita para quem não sabe apreciar... é deitar pérolas aos porcos.

É que não me apetece nada, mas mesmo nada, deixar este mundo nas mãos de uns putos mal educados, mimados e sem um pingo de consciência do que é a vida e o seu valor. Pra mim... vida é vida e tem o seu igual valor. Será da minha raiz filosófica/ religiosa? Ou será da minha própria personalidade? Não sei... só sei que todos os dias vejo coisas absurdas, violentas e sem um significado plausível.

É verdade que a visibilidade é maior nos dias de hoje, a T.V e a Internet permitem num click correr o mundo das sociopatias e distúrbios mentais de seres que se julgam humanos...
Tem a menina, armada em "Dark Side" que mata, esventra e esquarteja o gatinho... e fotografa um passo-a -passo idiota. Pelas roupas e demais detalhes dessa menina... ela tem tudo a nível material, mas uma boa base familiar.... duvido. Ou os pais dela estão tão preocupados em acumular coisas que nem se dão conta que tem uma menina completamente desajustada mental em casa, ou acham que é apenas uma fase...

Depois há o culto do Poder Significa Humilhar e Bater. Hoje... vi sim as imagens daquela tareia gravada e colocada no FaceBook. Gela-me a espinha pensar nesses futuros homens e mulheres de amanhã...que se não fosse o caso da visibilidade...ia ficar por isso mesmo. Mas não pensem que violência é só uma questão de levar e dar porrada. É pior ainda do que se imagina. É de cada vez que uma criança marginaliza outra apenas porque...é diferente. A empurra, grita com ela e aponta sempre o dedo à ela como se fosse sempre culpada. Nenhuma criança faz isso de graça, é ensinada, escuta em casa os pais as separações e hierarquias convencionais. Um certo ou errado bem podre. Fazem a primeira comunhão (onde dão mais importância à que tipo de roupa vão levar) e esquecendo o básico do que essa comunhão representa e significa: "Amai uns aos outros..." não foi isso que o profeta disse?

Fosse eu a catequista (não és tu cachopa...) não deixava nenhum deles ir...não merecem, não alcançaram o significado dessa aceitação e passagem para um novo estatuto. Não é falta de bases religiosas que faz dos miúdos esta bagunça que se vê, mas sim uma falta monumental de entendimento.

Deixa-me de cabelos brancos pensar que meus filhos possam ser atacados por um grupinho mal amanhado... só porque se calhar não gostam da cor das sapatilhas deles. Assusta-me o facto se o meu bichaneco dê uma escapadela, e acabe na ponta da faca de um deturpado mental que exponha mais tarde na Net.
Ando eu a dar o meu melhor a ensinar os meus filhos, a ama-los, gastando a minha saliva e miolos a explicar que há que ter respeito pelos que nos rodeiam e ando com o coração na boca de cada vez que saem à rua. Não há direito...
Podem fazer milhentos Rock In Rio, mas sem uma mudança drástica de mentalidades... isto não vai acabar bem.
Deixar um mundo melhor??? Sei não... depois ainda acharam muito duro da minha parte falar em Lobotomia...

Se é pra deixar um mundo melhor à alguém... preferia sem sombra de dúvida deixar aos verdadeiros animais, aqueles a quem chamamos de irracionais, eles merecem mais do que nós. 

Apareçam

Rakel.

Comentários

  1. O problema miuda é k se confunde base religiosa com a transmissão de valores.
    Tu ainda tentas (e eu sei k sim), mas a maioria dos pais com a desculpa do "o meu filho será o k quiser no futuro" demite-se da educação moral dos filhos.
    Não tem a ver com a religião (ou se calhar até tem), mas quem tente transmitir uma religião (seja ela qual for, por quase todas os incluem, de uma forma ou de outra), inclui os tais valores, quem aplica a democracia em casa e diz como uma prima minha: o meu filho se quiser pode ser monje budista, e eu perguntei-lhe: e se ele quiser ser padre? houve engasganço e olhos esbugalhados, e eu aí voltei à carga: ai a democracia só funciona se ele quiser ser careca (sem ofensa para ninguém, óbviamente, nem para nenhuma confissão religiosa, visto k todas merecem o meu mais profundo respeito)? E de facto, lá consegui, mas muito a custo, a resposta k queria.
    O problema é k as pessoas confundem, ou dá-lhes jeito confundir as duas coisas e andam as crianças até se aperceberem da existência de determinados valores para a vida em sociedade (alguns nunca se apercebem) a fazer sofrer quem se cruza com eles pelo caminho.

    Mas mesmo assim, miuda, prefiro o ser humano aos animais, é k alguns (poucos) ainda são racionais, mas os animais são todos irracionais, e isso serve como tanta desculpa ...

    Jinho e bfds

    P.S. Fazes o favor de não me puxares pelo dedo para a escrita... cuida-te

    ResponderEliminar
  2. Olha miga...acho que os animais não são assim tão irracionais. Acho que nos calha bem dizer isso, para em comparação, parecermos melhores.

    Não me oporia, por exemplo, se um dos meus filhos decidisse ir para padre. Veja só o padre Milícias... ficou bem na vida, sem muito esforço e leva ainda uma boa bagagem cultural. :)

    Sabes o que me irrita mesmo? É ver miúdos com os tiques de adultos afectados e exclusivistas. Ter é mais importante do que ser, ele tem, eu também quero um igual ou melhor. Chateia-me a brava.

    Aí, tu ouves os putos com a mesma voz nasalada, "Credo C'horror" de tia falida, fazendo picuinhas por ninharias...haja saco...

    Bjos e bom fim de semana...

    ResponderEliminar
  3. E de k maneira!!
    E depois esses meninos crescem, viram pais e mães de familia com orçamentos familiares para gerir e boom dá-se o endividamento.

    E não me venham dizer k é para o bem estar familiar porque um telemóvel ultima geração comprada a prestações (k muitos deles nem sabem k são um verdadeiro crédito, com direito a ir para o Banco de Portugal por incumprimento e tudo) não será para o filho de seis/sete anos.

    Hoje todos temos direito a tudo, crianças e adultos. Os deveres são com a outra senhora.

    E é aqui que a educação moral e/ou religiosa fazem muita falta mesmo.

    Jinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estamos ouvindo