O fim-de-semana passado me enganou bem ao dar um cheirinho primaveril, ensolarado, morno e com as primeiras flores e rebentos verdes a darem o ar da sua graça. Ao mesmo tempo que o caminhar das estações nos animam, alertam também para mais um facto: há de chegar a altura de menos roupa, praia e a luta meio inglória com os pneus,a barriguinha marsupial (aquela em que cabe mais um pastel de bacalhau ou uma fatia de bolo brigadeiro) e a famosa flacidez...
Não há reclamação, não foi só aquela filhós tentadora que deu cabo das contas calóricas, a inanição do frio que nos tira a vontade de esticar as pernas na rua, detona qualquer tipo de tentativa de queimar calorias. Acumulou umas reservas? Normal...
O nosso corpo é bem inteligente, se durante uns tempos nós cortamos uma data de alimentos, o corpo fica sempre em estado de alerta FOME. Esse hábito de só comer um prato de sopa ao almoço e jantar pode dar uma alegria danada ao olhar pra balança, ma tem os seus efeitos perversos. Porque ao ficar sempre com o alerta FOME, assim que cai meio papo-seco na boca o corpo armazena isso. Vai que que o alerta FOME não acaba? E vai acumulando...e fazendo a nossa cabeça andar a roda, os botões das calças que não fecham, ou pior... a calça que não sobe o limite das ancas e se aloja lá muito em baixo. São as mangas do camiseiro que se colam de tal maneira, que temos a certeza absoluta que ficamos sem circulação nos braços. Há quem se julgue perto do enfarte por causa do formiguiero nos braços por conta dessa má circulação. :)
Qualquer dietista vai dizer o mesmo: fazer entre 6 a 8 refeições por dia, fazer exercício, comer fibras para mais facilmente eliminar o que é desnecessário e DORMIR BEM. Já é caso afirmado que a insónia provoca obesidade.
Mas quem me lê deverá pensar: "Bolas, eu cá faço isso tudo, como as refeições tal como o dietista diz, faço todos os dias 100 abdominais e continuo aqui com barriga!"
Ahhh.. pois é, a tal da pancinha. Minha gente, factos são factos: ao fazer abdominais está a endurecer os músculos abdominais. A gordura que está por cima destes músculos continua ali, bela a faceira. Gordura não é músculo e não se desfaz por obra e graça de uma simpatia para consigo, nem para com os músculos. Ela tem que ser gasta e queimada pra desaparecer. Mais factual ainda é que, com o passar dos anos, o nosso sistema metabólico desacelera, aquilo que antes era fácil de queimar, agora se aloja preguiçosamente em lugares inconvenientes. Depois dos 30 anos é bem visível esse tipo de alojamento clandestino.
O que fazer então? Há uma maneira rápida de se desfazer dessas gordurinhas inoportunas: lipovibração ou lipoaspiração. Isso, já se sabe, tem os seus custos, mas é resultado garantido e rápido. Mas o que fazer então quando andamos aqui a contar os tostões, com cortes na carteira feitos com tesoura de cortar sebes?
Bom, tenho uma sugestão natural, baratinha, mas com alguns "SES".
Nossas avozinhas sabiam que, quando ficavam com a tensão muito alta, cabeça a zumbir e zonza, bastava pegar num par de folhas de oliveira e fazer um chá (duas folhas por chávena) e começavam a... bom o chá é diurético... e melhoravam. Mas... pra quem tem tensão baixa é expressamente proibido esse chá. Além de diurético é depurativo, e vai lá saber-se porque, ataca principalmente as gorduras localizadas na barriga, os médicos chamam de velo abdominal. Portanto, minhas senhoras e senhores, se querem ver-se livres da barriguinha, continuem a comer as tais 6 a 8 refeições por dia, muita fibra, exercício sim, mas um par de folhinhas de oliveira num chá antes de deitar. Mas atenção: SE TEM TENSÃO ARTERIAL BAIXA NÃO TOME O CHÁ, porque vai baixar ainda mais a tensão, e como sabem, é tão perigoso como quem tem tensão alta e comer sal.
Se passou da fasquia dos 30... bom, forre-se paciência e insista em manter a alimentação regrada e saudável, exercício o ano todo (nem que seja só uma caminhada) e resista ao Duchesse tentador, ao pão que se ensopa no molho da frigideira e meter na cabeça que, sem esforço, nada se consegue. Bom, mais ou menos...
Pensando colocar em prática o chá de oliveira comprei o pacote. Nem o cheguei a abrir...vai-se lá saber porque, ando a perder peso sem mudar nada dos meus hábitos alimentares, das calças 40 passei para o 38... que já estão largas e agora parece que vou ter que ir para o 36. Só ando um bocado mais do que antes e quando caio na cama.. durmo o sono dos justos numa tirada só. :)
Há coisas do caneco...
Apareçam
Rakel.
PS: não custa nada uma pequena pesquisa na net sobre o chá de oliveira...
Amiga, obrigada pela dica!!!
ResponderEliminarE eu sou das tais k faz mesmo os tais 100 abdominais por dia. E em dia de ginásio , no fim do treino faço mais os k me mandam fazer (entre 60 a 90, e eu se for os 90 até ofereço mais 10 para ser a conta certa), e acreditas k, para espanto dos instrutores, não doi mesmo nada, eu até costumo dizer k não tenho musculo naquele sitio.
Vou ver se encontro o chá e depois digo os resultados.
Jinho