Janeiro


Digam o que disserem, o que muda de uma noite pra outra? A barba cresceu, as unhas e cabelos também, mais uma borbulha vulcânica surge por conta do acto contínuo de enfardar doces e gorduras que o nosso corpo rejeita.
Mas mudou o ano, deixamos de escrever 2010 e passamos para 2011, na realidade algumas coisas mudam...agora é a doer. Os aumentos chegam para rebater a ressaca (ou aumenta-la), os cortes são mais que muitos e a batalha do dia-a-dia cresce a olhos vistos.

De cabecita pesada, um sono entre-cortado e mal dormido, a boca pastosa...o estômago revoltado e revirando com qualquer cheiro... e a felicidade de um silencio providencial... é assim que a maior parte da malta que festejou o fim do ano passado acorda hoje. O ano passado foi ontem...

Por solidariedade ao meu puto mais velho que anda a antibiótico, não houve álcool, mas passamos juntos, tesos é certo, mas bem e com boa disposição. As mensagens que foram chegando, as palavras de carinho e  atenção, os telefonemas de desejos de felicidades...repetiram-se por todos os lados. Há a vontade que haja as maiores e melhores condições de vida, motivos de felicidade para todos, porque ser feliz sozinho não tem piada.

Mergulha-se no mar pra dar sorte, dá-se pulinhos, 12 goles de champanhe, come-se 12 passas, segura-se notas na mão, beija-se e abraçá-se...caraças...alguém tem tantos braços assim como Shiva? A cuequinha vermelha pra chamar amor, o sutiã azul pra chamar a sorte e vamos vestir branco lá do outro lado do Atlântico pra começar um novo ano em novo, sem mácula. Aqui usa-se o verde pra chamar a esperança...

Seja qual for o ritual usado pra chamar a sorte, na verdade , ela vem quando lhe apetece. Até porque ela não aparece de graça, temos que dar uma ajudinha, um empurrão providencial para que isso aconteça. Ninguém nasceu como aquele personagem da Disney, que bastava fica sentado debaixo de uma árvore para que tudo que lhe caísse no colo. Nunca conheci um Gastão na vida... mas muitos Patos Donald. 
Daí que para além das frases de incentivo, de esperança, é preciso uma boa dose do nosso empenho para que as coisas aconteçam. Não adianta fazer muitos planos futuros, vale mais fazer um de cada vez, bem feito e com empenho, do que se perder numa lista enorme de coisas que tem que fazer no prazo de uma ano. 

Sonhar? É válido e permitido, mas tomar todos os dias uma boa dose de realidade é absolutamente necessário. Muitos tiveram sonhos que a partida, pareciam absurdos. Mas forma esses sonhadores que empurraram não só o progresso como o pensamento humano. Os iluminados, revolucionários, loucos, sonhadores, todos aqueles que temos um bocadinho dentro de nós e não deixamos sair. 

O que desejo neste ano? Continuar a ter a capacidade de rir, de me encantar com as coisas pequenas, de teimar e persistir em seguir em frente "apesar de". De criar uma carapaça mais dura, de cabeça erguida saber enfrentar as surpresas da vida. De ter mais paciência. De cuidar bem do que já consegui e ir aos poucos ganhando terreno naquilo que ainda está por conquistar. E tá muito bom, o resto deixo nas mão da vida, que sabe dar o justo retorno dos nossos actos.

Para todos, muitas felicidades!

Apareçam

Rakel.

Comentários