Nascer, Natal...Esperança


Todos os dias em vários locais diferentes deste mundo, nasce uma criança fora de um hospital, de uma sala esterilizada e bem iluminada. Não teve mantinhas quentes à espera, nem um pediatra que a examinou mal saiu de dentro de uma mãe consciente e ou não do acto de ter um filho.
Há um par de anos... não lembro bem se foi em Angola ou Moçambique, uma mulher, durante as cheia, deu à luz em cima de uma árvore.
Todos os dias nascem crianças nas ambulâncias, porque alguns senhores do Governo acharam por bem fechar maternidades, num claro incentivo a não ter filhos.
Ao ver esta foto no site do Kibe, pensei na pressa dessa criança em chegar, que não teve tempo de nascer num local mais discreto e acolhedor. Mas conta a lenda, que um homem que mudaria o mundo nasceu numa manjedoura, sem luxos, sem comodidades. E essa criança cresceu e se tornou nessa lenda que tanto tem de verdadeiro como não. Quem conta um conto, acrescenta um ponto...

Mas cada criança que nasce numa ambulância, na calçada de uma rua, numa enxerga ou num hospital todo catita é uma nova esperança. Será essa criança um novo Dalai Lama? Um Leonardo da Vinci? Um Afonso Henriques? Uma Marie Curie? Uma Golda Meir? Um Christian Bernard? Um Louis Zamenhof? São imensas as possibilidades. Nada garante que um nascimento nas melhores condições fazem grades mulheres e homens, nem que o facto de nascer num bairro feito de tábuas e restos de lixo é sinónimo de perda total. As chances de cada criança é igual no primeiro choro, na necessidade de um peito que os alimente...nascemos realmente todos da mesma forma. O que escolhemos ou não fazer da nossa vida já é outra coisa.


Hoje se comemora o nascimento de um Jesus, filho de Maria, uma descendente do ramo do Rei David e de José, um carpinteiro viúvo que ficou relegado ao último plano desta lenda. Mesmo quando ouço que pai e mãe são aqueles que criam, dão amor e ensinam, vejo a injustiça que fizeram com José. Mas tudo em nome da lenda. 
Ignoro se a criança que nasceu nessa foto é menina ou menino, ignoro a situação da mãe dele, muito menos o seu destino. Mas desejo à todos os meninos e meninas que nascem a cada minuto, todos os dias, que sejam uma boa esperança, de algo maior e melhor.
Porque cada vida que teima em chegar é uma promessa de uma mudança, de algo melhor...cada uma delas é uma potencial lenda...

Apareçam

Rakel

Comentários