Ano do Fim


Eis que 2010 entra nos últimos dias, conturbado entre os problemas sociais, económicos, empobrecido, com FOME, desigual e sem justiça. Enquanto muitas vozes sussurram que 2011 há de ser ainda pior (inacreditavelmente ainda dá pra ser pior), há quem na Madeira novamente refaz a vida depois do temporal, sem Natal, sem prendas, mas todos vivos e a lutar. Quando eu ouvia aquela velha história de 2 sardinhas e 6 batatas para 8 pessoas, duvidava...meu, estamos tão perto disso outra vez...ou já estamos nisso.

Fazendo um balanço assim por alto, temos como certeza maior é que o Governo foi nos embalando com soluções finais que acabaram por ser substituídos por mais uma , que dessa vez seria infalível, mais umas tantas soluções também infalíveis. Tivemos a oportunidade de ver que mesmo com dificuldade houve espaço para a solidariedade, não da parte do Estado, mas do cidadão comum... que ao fim das contas é também parte do Estado. Luta e Esperança são as palavras de base da sobrevivência de todos no país.

Posso dizer que do ponto de vista pessoal, tive todas as cores e sabores de emoções, daquelas variações que vão das deliciosas às horríveis, mas mesmo assim, mesmo diante as contrariedades, encontrei um lado positivo por onde poderia me agarrar para seguir a subida. Nada é tudo bom, nem tudo mau. Aproveito cada pequeno detalhe, uma ponta boa do dia... e aprecio. Dou valor aos detalhes, são esses pequenos temperos, essas pitadas, que dão sabor à vida. 

Meus filhos estão bem, embora não tenham mais coisas, tem a certeza que tem em casa o apoio, a conversa e o espaço necessário para poder dizer, pensar e debater aquilo que os preocupa ou que vivem. Isso pra mim, é deixar bem claro que o meu papel de mãe está indo bem.

As amizades de sempre, as recentes, as que reapareceram e as que desapareceram, mais uma vez um ponto positivo, as minhas pérolas, diferentes, mas preciosas do meu ponto de vista. Me deram várias perspectivas de vida, me fizeram rir e chorar com elas, porque as minhas pérolas não são perfeitas e eu menos ainda. Descobri través dessas pérolas que por muita pena que tenha de mim mesma, TODA GENTE TEM PROBLEMAS, e na maior parte das vezes, TUDO TEM SOLUÇÃO. Ficar sentada/o, lamentando a vida, a sorte, as escolhas que se fez não adianta nada. Ninguém nos obriga a fazer as escolhas, não nos apontam uma arma a cabeça, escolhemos aquilo que no impulso ou reflexão, achamos que é o melhor para nós.

Aprendi a não remoer aquilo que me faz mal, que não me acrescenta nada de útil, da mesma maneira aprendi também a deixar de ficar como co-piloto de rally, dando indicações para evitar acidentes. Que cada um seja responsável pelo modo como conduz a vida, que comecem a abrir a pestana, aceitando a repercussões das atitudes que tomam. Confirma-se que as pessoas não mudam se não estivem dispostas a isso. Para mudar, é preciso aceitar e ter a certeza que algo não está bem. É a pior parte, assumir a falha.

Dei braço a torcer, desfiz um dos meus "nunca mais" e deixei entrar em casa mais um bixaroco para me moer a cabeça, fazer disparates e me apaixonar por ele. O tareco tomou conta do espaço físico e emocional, o que me deixa bastante preocupada... porque a bixarada me entranha na alma. Onde vou, vai atrás, senta-se no canto da mesa a ver-me a limpar azulejos (bem podia dar uma ajudinha), deita no colo quando finalmente me sento no final do dia ou quando estou a ler um livro... e me faz querer ter uma casa diferente pra ter mais bixarada... a tal lá na aldeia da minha avó.

(sim, ele está dentro de uma das prateleiras da minha estante, em cima dos meus livros, se preparando para uma soneca)

Coloquei em prática usos e costumes há muito colocados de lado, mas que a crise fez ressuscitar, indo da confecção do rissol e croquete, à velhinha máquina de costura da minha bisavó (ainda daquelas que trabalha só a força de pernas), às agulhas de tricô e croché, as linhas e lãs. Os livros,as músicas, as pesquisas e um mundo todo para observar, tentar entender, tentar melhorar...e deixar me surpreender. fazendo o balanço...não me queixo. Estou viva, tenho os meus 5 sentidos a funcionar, o T-Zero funcionando como sempre, o que já não é nada mal... e tou aqui pronta pra 2011. Que venha!! Pior ou melhor, tou cá eu e o resto da malta pra dar luta!! Porque pelo meio vem os pequenos detalhes, que vão de um sorriso ou algo absolutamente inaudito... mas que me faça rir.

As duas últimas: na fila do caixa da lojinha do Belmiro Azevedo, acho que estava com a cara mesmo emburrada, a fila não andava, e na minha frente, num carro de compras lotado estava uma bebé que fixava o olhar em mim... Quando olhei para ela... não é que ela saca a chucha da boca e me oferece??? Passou logo a minha birra, embora não tenha aceitado a rolha...
A segunda... pode até parecer bastante blasé (ui) mas descobri isto e me deixou...contente depois de um dia menos bom...


Para quem nos lê, para quem comenta ou não, quem só passa os olhos por cima e copia as imagens, agradeço passarem por aqui, desejo que além de continuarem aqui no blog, dêem luta pro ano que vem. Que não desistam nem fiquem se lamentando e muito menos ainda repetindo mantras da desgraça "e ainda há de ficar pior" ou " tenho pena de quem é criança agora... o futuro será negro". Lamentem menos e assegurem que fazem os possíveis para reverter essa desgraceira. Arranjem um mantra positivista!! Atrai melhores energias...

Desejo mais que tudo, que todos sejam felizes, mas que seja uma felicidade que não se baseie em passar por cima da felicidade dos outros.

Apareçam

Rakel.

Comentários

  1. Amiga, até eu k apenas sou leitora/de vez em quando comentadora deste blog, mas k tenho o privilégio de conhecer uma das autoras fiquei toda orgulhosa (sim, eu ainda sou das parvas k fico contente com o sucesso dos meus amigos). É bom vermos o nosso trabalho reconhecido, ainda mais por quem não nos conhece.

    Continua a escrever e a fazer aquilo que gostas, é a melhor forma de levarmos esta vida.

    Um excelente Natal para ti e para a tua família com tudo o k mais desejas.

    Jinho

    P.S. Eu também ficaria toda derretida com a chucha. Ainda mais porque sabes que eles (os mais minorcas) sentem quem gosta deles e é seu amigo.

    ResponderEliminar
  2. Catekista...criança me oferece tudo, desde os sorrisos, bolachinhas meio comidas... agora chucha.. foi a primeira vez, admito, fiquei derretida.

    Boas festas pra ti caxopa...
    Bjos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estamos ouvindo