Um Dia Diferente?


Assinalado hoje o Dia Europeu da Mobilidade, muita gente deve ter pensado no transtorno de não poder andar de carro por algumas  ruas escolhidas das suas cidades.
A iniciativa, tinha como missão mostrar que andar a pé não mata, não provoca enfartes, muito pelo contrário, ajuda a circulação do corpo e até ajuda a largar os comprimidos para dormir. Essa coisa de uma única pessoa dentro do carro, multiplicado por cem, mil... não ajuda nem a economia nem ao ambiente.

Portanto, o que foi um dia diferente para muitos, pra mim foi corriqueiro. Andar de transporte público (hoje era gratuito e a minha carteira agradeceu imenso), caminhar de um lado para outro resolvendo os assuntos corriqueiros é o meu modo de vida. E no final do dia, por iniciativa da Câmara Municipal da cidade, junto com outros caminhantes (uns habituais, outros estreantes), acabei o dia com uma caminhada pela cidade de apenas 3 quilómetros e 900 metros :) foi mais um passeio que uma caminhada das nossas, aquelas mais puxaditas e com maior distancia.


Almada fez uma coisa gira, que aliou o facto da reciclagem se juntar ao andar mais de transportes públicos. Por cada X de material reciclável que levassem ao ponto de troca, recebiam bilhetes de metro ou de autocarros. Acho que cada cidade procurou uma forma de criar hábitos, que não fiquem sujeitos aos dias de comemoração, mas que se torne um modo de vida melhor.
Se a minha vida melhorar um bocadito, invisto numa bicicleta... um meio de locomoção barato e que faz bem à saúde. Embora os automobilistas tenham muito pouco respeito por aqueles que circulam em duas rodas, acho que vale a pena esvaziar os centros das cidades (sempre a parte mais antiga) e deixar este meio circular sem percalços.

Bom, meu dia acaba como todos os outros: cansada, mas um cansaço bom daqueles que depois do banho ficamos moles.. e dormimos uma noite toda de seguida.

Apareçam

Rakel.

Comentários