Em primeiro lugar faço questão de dizer que, testei eu mesma estas receitas, uma vez que tenho algumas alergias parvas, melhor do que ninguém, servi eu de cobaia. Se tivesse um choque anafilático, bom, azar meu e umas férias forçadas no Hospital da cidade. Conforme for passando pelo meu controle de qualidade vou postando aqui.
A primeira vez que me interessei sobre isto foi ao ler um relatório que saiu faz uns anitos, sobre o Sodium Laureth Sulfate. Esse ilustre aí com um nome tão pomposo é uma agente detergente que se encontra em tudo que faça espuma: pasta de dentes, champô, gel de banho, e muitas coisas mais. A chatice maior é que este agente citado é cancerígeno. Foram entregues petições às principais marcas de produtos de higiene (porque nem champô de bebé escapa), para que fosse retirado esse agente dos produtos. A resposta da empresas é que, o SLS é primordial para fazer uma espuma abundante e se o produto não faz espuma, não vende.
Portanto, enquanto ensaboa o seu cabelo, faz bolinhas ao lavar os dentes, está a contribuir para que, se tiver tendência para algum tipo de cancro... está a dar uma mãozinha. A pele realmente absorve as substancias com as quais tem contacto e anos e anos a fazer o mesmo pode dar barraca. Da mesma forma que anos e anos usou-se mercúrio para chumbar os dentes e agora é proibido (é um metal pesado e altamente cancerígeno) a malta mete outro metal pesado no corpo cada vez que usa desodorizantes industriais, neste caso com alumínio. Até posso estar a ser alarmista, a ser radical ou outra coisa qualquer, mas se há alternativas viáveis e nada complicadas de fazer... porque não?? Portanto aqui vai disto:
Pasta de dentes caseira:
Meia chávena de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de café de glicerina
3 colheres de sopa de sal
Essência em óleo a gosto (frutas, hortelã, menta, canela, aniz,...)
Como fazer a pasta
Misture bem o bicarbonato de sódio com o sal, adicionando a seguir a glicerina, misturando vigorosamente até ficar bem homogéneo. Adicione o óleo aos poucos, experimentando a pasta para ver o sabor. Guarde num frasco de vidro bem tapado, em lugar fresco e arejado, longe da exposição de luz (se o frasco não for escuro).
A glicerina já possui um gosto ligeiramente adocicado, não exagere na essência. Tem propriedade emoliente e humectante, mas com o passar do tempo a pasta pode adquirir um consistência mais dura, o que não significa que esteja estragada.
Para os mais radicais, também pode ser utilizado sal fluoretado. (sal com flúor)
Esta receita foi passada por um dentista, e não sei porque, mas me fez lembrar a Pasta Medicinal Couto, aquela muito velhinha e que mal fazia espuma... Sinceramente não coloque sabores tipo banana, morango...porque ela pode ser comida no lugar de ser usada para lavagem dos dentes.
Desodorizante caseiro
Em um recipiente reutilizável e com tampa, coloque :
uma parte de bicarbonato de sódio (usei como medida uma colher de sobremesa)
para 6 partes de amido de milho (Maisena)
Fechar o recipiente e agitar vigorosamente durante cerca de um minuto, para misturar os dois pós.
Para usar, pode fazer como faziam as nossas avozinhas antigamente, uma bolinha de algodão para espalhar o pó nas axilas. Mais ou menos como passar pó de arroz... só que não é na cara.
Como o pode ser complicado para algumas pessoas há alternativa.
200 ml de água de rosas
1 colher de chá de bicarbonato de sódio.
ou
100 ml de água de rosas (ou água normal se não quer cheiro nenhum)
100 ml de álcool a 70º
1 colher de chá de bicarbonato de sódio.
A vantagem desta receita é que seca mais rápido que a anterior...
Aqui pode funcionar o engenho, no meu caso achei que podia reaproveitar os rollons vazios , lava-los bem (a gaita é tirar a bolinha sem nos passar de todo) e encher com o preparado. Agita-se um bocadinho antes de usar e tá a andar. Outra opção é um mini borrifador. Ou pode simplesmente encher um frasco e usar a bolinha de algodão. É na vontade do freguês.
NUNCA USAR O BICARBONATO SOZINHO.
Se comprar os ingredientes, apenas um saquinho de bicarbonato dá pra fazer imensos desodorizantes e pastas de dentes é custa praí uns 0,30 €, a água de rosas uns 0,45€.Maisena, todo mundo tem em casa, se não tiver substitua por talco. O mais caro é mesmo seria o álcool , a essência (as de bolo servem perfeitamente para a pasta de dentes) e a glicerina. Mesmo assim, até a glicerina pode render imenso e dá pra fazer sabonetes em casa...
Pra próxima prometo colocar um detergente biodegradável e um lava loiças que rende imensoooo...
Apareçam
Rakel
Da minha parte agradeço imenso esta partilha. São receitas verdadeiramente fáceis e ecomómicas. E claro, quando experimentar declaro o meu testemunho.
ResponderEliminarAloe... sabia que estarias atenta ao blog, por isso me apressei com os "testes" e procurar coisas relacionadas com o assunto fatal saúde/economia. Como não sei onde cada leitor vive, não posso facultar muitos endereços onde buscar por ex. a glicerina. Mas, naqueles grandes armazéns que vendem desde o parafuso mais singelo às cortinas e coisas de bricolage há os produtos base pra fazer muitas coisas...
ResponderEliminarMas vou colocar aqui um site onde as pessoas podem encomendar essências que podem ser usadas por ex. para sabonetes, gel e sais de banho e que não façam mal à pele.
Mas, só colocarei se de facto forem de confiança. Espero depois o seu testemunho.
Bjosss
Finalmente experimentei uma das receitas do desodorizante caseiro!
ResponderEliminar100 ml de água de rosas, 100 ml de Alcool 70º e a colher de chá de bicabornato de sódio. Reutilizei o frasquinho rollon, já sem o desodorizante impregnado de Aluminio e...resultou.
Fácil, barato e saudável!!! Muitíssimo Obrigada!
P.S: Ainda só experimentei hoje, mas estou certa que não vou mudar de opinião.
Aloe... tomara que contigo dê o mesmo resultado que à mim... só que eu preferi a mistura seca.
ResponderEliminarDe qualquer maneira, conforme for encontrando receitas fáceis, baratas e que não representem nenhum risco para saúde vou publicar.
Descobri uma loção para acne...fácil demais, o grande problema é que pede um produto muito velhinho, do tempo da pasta medicinal couto. Mas parece que estão a relançar o produto com nova cara mas a mesma formula.
Assim que conseguir achar um raio de uma farmácia ou perfumaria que venda, vou testar e depois postar aqui.
Bjos