O Sorriso de Mona Lisa


Hoje é um daqueles dias em que acordei com uma sensação de bem estar incrível. Um sentimento de equilíbrio Zen bem colocado, a leveza de quem não sente os abalos da vida. Não me dei conta que algo tenha mudado muito para mim, não houve nada de radical que tivesse acontecido. Apenas essa sensação leve e simples de bem estar.

Por vezes, fazemos um esforço enorme para que as coisas se encaixem dentro de nós, fazemos constantemente a procura das respostas exactas do que  nos preocupa... e nada acontece. Aí se instala a angústia de não ter saída, uma solução. Mas acho que já aprendi umas coisas.

Acho que a vida é um caleidoscópio... ela vai girando e mudando de forma. As peças coloridas dentro desse tubo são sempre as mesmas, mas em cada giro, cada rotação, elas formam figuras diferentes. Só que nós temos o mau hábito de querer controlar as formas, de querer que se repitam os mesmos ciclos. Mas isso não funciona assim. O factor aleatório, as surpresas e inconstâncias são justamente o modelo perfeito de aprendizagem. A gente aprende com as coisas que não esperamos.

Vamos vivendo então no meio destas janelas que se abrem e fecham de maneira aleatória, iluminando ou escurecendo o nosso interior. Sem luz o caleidoscópio fica inútil, na luz ficamos maravilhados e tentando repetir as formas. A grande jogada de vida, é saber viver nos momentos de janelas fechadas e abertas. E quando não há luz, porque sempre há um momento em que as janelas estão fechadas, saber parar e pensar bem. E esperar. Esperar que no momento oportuno as janelas se abram e as cores do caleidoscópio dancem na nossa frente, porque então, saberemos apreciar cada virada das peças, cada nova forma. E aprender que a repetição de formas nem sempre é a melhor resposta.



Hoje me sinto com um sorriso de Mona Lisa dentro de mim, nem sei porque, mas estou apreciando. Sinto-me bem, em paz e muito Zen. Deve ser então a nova girada no meu tubinho cheio de peças e cores.
E esse sorriso leve, sem saber se é uma alegria, a nostalgia de uma lembrança, um segredo ou uma paz que existe só por si mesmo, me deixa encantada.
Vou ficar só apreciando este sentimento, que até pode desaparecer numa nova girada de cores, ou porque uma janela se lembra de bater e fechar...

E não estranhem se hoje estou um pirilampo no campo verdejante...ninguém pode só ser uma coisa, não pode querer só uma coisa na vida. E cada um de nós é mesmo um caleidoscópio, que muda de formas e cores. Porque isso... é mudar. O que não muda...extingue. Não evolui.

Apareçam

Rakel.

Comentários

Enviar um comentário

Estamos ouvindo