Música


O dia acordou de má cara, ameaçando chuva...ou chorando pelo aparato da chegada do papa...sabe-se lá.

Depois de tratar das coisas corriqueiras, daquelas que se repetem todos os dias e me deixam de cabeça quente, resolvi revirar o armário dos CDs...e fiquei ali olhando para aquele amontoado de músicas, pros cakes de CDs já gravados e ainda por colocar em capas e naquela enormidade de músicas e géneros.

Olhei com alguma nostalgia para o Closer dos Joy Division, pra colectânea dos Led Zeppelin... e lembrei do meu amigo fã nº 1 deles... o Ketum, daqueles amigos que era pra horas boas e más, desse por onde desse. Morava nos quintos dos infernos, apanhava 3 autocarros pra chegar ao meu bairro... mas de cada vez que tomava uma suspensão...lá estava ele pra me animar, me segurar as feras...

Olhei para os meus Cds dos Queen, meu primeiro amor musical...lá pelos 13 anos de idade. Os gloriosos anos 80, aquela hecatombe de géneros, de uma enxurrada de grupos e que agora, só um punhado deles continuam.

Depeche Mode...que começou num formato dançável e passou a pouco e pouco para um nível mais cuidadoso. Black Celebration com Personal Jesus (sim, o lesado mental do Marilyn Mason fez cover dele, não foi composição do dito.. embora muita malta nova pense que sim), Enjoy de Silence como um hino sentimentos.

No meio daquela bagunça cai uns CDs com Etta James, Carlos Gardel, nosso Carlos Paredes e Secos & Molhados...Emma Chaplin, Grenday e Gorilazz...

Cheguei à triste conclusão que tenho que fazer com alguma urgência um inventário do que tenho, porque andava a procura de um CD de Metal Gótico de um grupo israelita chamado Amaseffer...e só encontrei o Jeff Mills que andava a cata faz uns 3 dias. Preciso então de tirar um dia com lápis e papel na mão, um monte de capas para tirar dos cakes os cds recém-gravados, imensa paciencia e lenços de papel. Porque eu vou me lembrar de muitas coisas e lugares e sou uma sentimentalóide, choro feito chafariz. Vou organizar tudo, mas vou precisar de....uma sala maior :) para colocar uma nova estante para acondicionar tudo.

Se calhar, vou começar a publicar aqui esta cena curiosa dos covers. Pra quem não sabe, cover é uma versão de uma música original.
Como exemplo : I'ts My Life, que foi um mega sucesso dos Bon Jovi, na realidade é uma música de 1958, que foi cantada pelo Frank Sinatra. Roupa nova, gente nova , balanço novo e eis um sucesso instantâneo.

Há covers que realmente ficaram catitas e de tanto sucesso que fizeram, levantaram do esquecimento grupos que foram muito importantes musicalmente. E vou aos poucos  colocar aqui alguns destes fenómenos.
Fiquei contente de poder ver que mesmo estando na fase mais gótica e pesadota...ainda tenho muito por onde escolher. Mais ainda porque encontrei os Marillion... que eu sabia que tinha... o problema era aonde estaria...

Hoje deixo aqui os Echo & Bunnymen e o Killing Moon...que os Nouvelle Vague transformaram numa musica docinha e leve...de New Romantic passou pra um estilo perto da Bossa Nova...

O original...



O cover...



Sim.. a G@lp usou numa publicidade...

Apareçam....

Rakel

Comentários