Películas



Sétima arte...uma das minhas paixões mais assolapadas. Os filmes, a par da música e livros, fazem parte da minha vida de forma constante...
A minha colecção está longe de ser completa, mas pelo menos ainda tenho algumas raridades, que mesmo não sendo do agrado geral, tem os seus fãs. A gente sabe que a imagem vende, e hoje em dia o conteúdo cai em detrimento de uma carinha laroca ou um par de mamocas jeitosas...e o abuso de efeitos especiais.

Daí que venho numa senda, um tipo de demanda com os meus filhos, mostrando que há mais do que explosões e milhões de tiros. Apresentei-os à Charles Chaplin e Buster Keaton, e adoraram, da mesma forma fui mostrando os filmes que fizeram parte do meu crescimento. Tenho uma grande pancada por filmes de vampiros e de terror, nem sei bem porque...ou até sei.

Numa noite resolvi mostrar o Nosferatu de 1922, um marco do cinema mudo, com os primeiros efeitos especiais e a entrada do género terror.
Infelizmente padeço de um grande mal...um filme mudo pra mim é um chamamento pra fazer um enredo alternativo da minha autoria. E enquanto o dito filme ia passando eu ia fazendo (com diferentes vozes) uma trama paralela.

O rapaz saiu da sala indignado e cheio de soluços de tanto rir....porque eu não deixava-o ver o filme sossegado...pronto...pra próxima me porto bem. Juro (mais ou menos).

Há pouco tempo consegui a saga toda do Star Wars (nesta parte, já até consigo ouvir a minha irmã me chamando de Nerd) resolvi apresentar ao mais novo membro da família. Quando chegou ao capítulo O Regresso do Jedi, onde muitos segredos se desvendam, na parte final disse ao meu filho que iria aparecer a cara do Dart Vader como era antes de ser do Mal. Eu tenho boa memória, cáspita... eu sei como era o final!!!

E não é que me aparece o Hayden Christensen no lugar do Sebastian Shaw???? Mas cumcatano... eu lembro bem que era o Sebastian Shaw no final...junto com o Yoda e o Alec Guinness  (Obi- Wan) em forma de espírito!! Digitalização... pra ficar bonitinho e compostinho....fonix...

Se o Retorno do Jedi foi lançado em 1983...nessa altura da vida Hayden tinha dois anos de idade...cumé que fazem uma cachorrada destas??? Mexerem num clássico, assim na maior displicência...

Concordo que devam recuperar filmes que estão a se perder, como o caso do Metropolis de 1923 (e que por acaso também tenho), uma das primeiras ficções científicas/futuristas da história do cinema. Concordo que melhorem os antigos filmes portugueses que sempre tiveram um som péssimo... mas isto é o cumulo.

Porque se insiste em mudar as coisas que por si só se bastam e valem por elas mesmas?? Na altura que estes filmes saíram, lembro das longas filas de espera pra comprar o bilhete, dos cinemas atolados até ao tecto e de felizmente poder pagar meia entrada por ser estudante...
Foram filmes que se tornaram clássicos (pára de me chamar de Nerd, Déhbora...), que impulsionaram um novo tipo de linguagem cinematográfica. Deveriam deixa-los tal e qual eram. Senão qualquer dia, alguém se lembra de pegar na Mona Lisa e colocar um top cor de rosa e pintar uns reflexos naquele cabelo lambido pra ficar mais actual...

Ahhhhhhh... fala sério.....


Apareçam

Rakel

Comentários

  1. Por acaso concordo com que se melhore o que de deve melhorar nos filmes antigos (e também noutras coisas), mas preservar o original, dentro do possível.
    E de facto, alterar um actor, não é preservar o máximo possivel do filme original.
    Por outro lado, gostei da sugestão para a mona lisa, quando fizerem a alteração, avisa.

    ResponderEliminar
  2. Já equacionou a possibilidade de se dedicar à escrita, a sério? Contactar editoras, mostrar o seu trabalho.
    Sinceramente, acho que devia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estamos ouvindo