Comunicação...ou exagero dela... nem sei...


Primeiro foi a Déhbora, minha irmã, uns aninhos atrás...tudo porque perguntei por algumas pessoas que deixei de ter notícias ou de quem gostaria de saber onde paravam...

"É muito bom... tem as comunidades e pode ser que encontres os teus amigos todos" dizia ela

Bom... todos não faço questão, só mesmo os mais chegados, aqueles que foram de certa forma companheiros do meu crescimento.

E entrei no Orkut...e a bem da verdade, encontrei uma das amigas mais chegadas... daquelas que pulavam o muro do colégio comigo pra irmos ao cinema...
E o mais engraçado é que ela conta isso pra filha, de como se fosse uma coisa normal, matar aulas e pular muros... e só mesmo ela pra trazer chinelos e fazer essa façanha. Vocês não sabem o trabalho que dá. E essa mesma moça... agora é professora. O mundo dá voltas...

Encontrei alguns amigos sim, nem todos os que eu queria, mas aos poucos e graças a net, vou tendo algumas notícias interessantes e pouco mais. Um amigo que reside há 20 anos nos Estados Unidos e é professor de Astrofísica... cientista... um gajo que era um apaixonado pela música... Felizmente continua giro que se farta...pelo menos isso. Acho que quando se perde tantos anos no meio de vida , filhos, trabalho... algumas coisas custam a voltar aos eixos. E a malta muda um pouco. Ou demais...

E sinceramente... não tenho muita paciência de ir lá todos os dias. E ainda pra mais que aquilo tá virando cada vez mais um Facebook. Outra que eu entrei. Nem sei bem porque...ou até sei. Outra grande amiga que fazia já uns valentes anos que não nos vemos e que se saiu com um convite pra lá. E a insistência da Stela.


Posso falar a verdade? Tenho saudades das cartas...palavra que tenho. É uma coisa tão pessoal escrever uma carta...que tenho saudades. Assim como secou de vez o contributo das minhas viagens sem sair de casa, feitas de cartões postais que me mandavam, e que eu pedia que colocassem uma frase espirituosa ou uma curiosidade do lugar. Acreditem ou não... a Stela AINDA (faz uns 3 anos) está a me dever uns cartões postais da Roménia...que ela nem sequer colocou no correio e sabe-se lá onde param na casa dela.

Twitter, Facebook, Orkut... gente que me aparece nem sei da onde, gente que não sei quem é... e que quer ser meu amigo ou amiga. E amizade é assim é? Eu chego e amigo ou desamigo perfeitos estranhos? Não é uma coisa que leva seu tempo, algum entrosamento e curiosidade? Imaginem que eu só pra ser meio metida a fresca coloco no perfil que faço pesca submarina, escalada e outras patranhas? E aparece mais uma data de gente que pensa que eu sei nadar e que não sofro de vertigens. Bonito...

Fazer amizade é um assunto bastante delicado...a  gente oferece a nossa amizade sim, mas não gratuitamente.  E confiança é uma coisa que se conquista aos poucos. E quando damos a nossa confiança à alguém, que seja alguém que saiba respeitar...

E comunicação é uma via de dois sentidos...mas não nesta alta velocidade. E eu gosto de andar com calma... a pé e apreciando a paisagem...

Não tiro o valor dessa nova maneira de comunicação sem sair de casa e sem dar muito trabalho. Uns vão passando pra outros  os amigos... nessa coisa meio bacteriológica... ou infecção. Espalha-se como a gripe e não há quem a segure.

Ou sou eu que não acho piada...ou não tenho mesmo paciência...

Apareçam

Rakel

Comentários

  1. Curiosamente, a única coisa que aproveito da web 2.0 é mesmo o blogger.
    Iniciei o meu blogue numa altura em que poucos sabiam do que se tratava e para que servia (eu inclusivé).

    Hi5, facebook, Orkut e outros mais - não obrigado.
    Nem do Messenger faço uso ou de qualquer outro serviço de comunicação cibernética imediata.
    Não sofro de qualquer tipo de necessidade global.
    Portanto, a rapaziada de Silicone Valley não se sustenta às minhas custas (nem precisa em dom da verdade).

    Hoje, referiste uma das minhas grandes nostalgias - a carta escrita.
    Hoje e principalmente devido à minha própria metamorfose, já não escrevo cartas e confesso alguma conflitualidade sentimental.
    Uma das consequências da referida metamorfose foi ter deixado de ter a quem escrever e, sinceramente, este é o facto que mais conta.
    Não sei se fui eu quem se elevou de tal maneira que me terei misturado nos gases cósmicos ou se perdi por completo a suposição de uma fé qualquer no indivíduo.
    Inequivoco é que as próprias tendências comprovam o teor desta tua publicação ou seja, a "Evolução" (outros diriam "Revolução").
    A reter:
    "...comunicação é uma via de dois sentidos... mas não nesta alta velocidade..."

    Na verdade, nunca se comunicou tanto como hoje mas, em contrapartida, nunca foi tão dificil reter o que quer que fosse e, para ser franco, as pessoas deixaram de pensar individualmente (tudo parece ser colectivo).

    Congratulo-te por te teres lembrado de escrever pertinentemente sobre este assunto, apesar de já ter estado na moda, existindo até livros publicados sobre o mesmo.

    Bem hajas (e desculpa a seca)

    ResponderEliminar
  2. Aesis...ainda bem que não sou a única com saudades de uma carta escrita e assinada pela vontade de alguém. Continuo a ter para quem escrever... o pior é a preguiça de quem não lhe apetece escrever...e não foi nada seca...

    Bjo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estamos ouvindo