Perseverança




É um nome todo arranjadinho pra descrever a teimosia. Aquela parte de nós que insiste e continuar a fazer algo, que pode sair  bem ou muito, muito  mal.

Para além da contínua insistência num erro, até acho bastante saudável a teimosia. Porque há quem desista facilmente das coisas, por que dão trabalho, custam tempo e alguma dedicação. Já vi um teimoso decidido a levar uma máquina de lavar roupa num Fiat 127. E conseguiu, embora tenha amarrado a dita máquina em cima do tejadilho, e por causa disso, ter sido obrigado a entrar e sair pelas janelas. Mas coisa resultou. Ok, foi um ataque de sovinice que obrigou o meu amigo a fazer toda a mudança de casa no dito chaço. Mas resultou, o chaço, é que nunca mais voltou a ser o mesmo.

Da mesma forma que acho interessante quando alguém consegue se ver como é, sabe dos seus erros insistentes, que nunca vão levar a lado nenhum, mas se sentem felizes assim. E esses sofrem do Síndroma de Gabriela. Lembram da novela? E da Música?  " Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim...Gabrieééé´laaaaaa..."

Essa coisa do eu sou assim, apesar das cagadas contínuas, não justificam a falta de auto crítica. Nem o quanto essa afirmação de personalidade um pouco danificada não ajuda em nada, nem à pessoa em questão, nem aos demais que convivem junto com.

Mas dou meus parabéns à quem teimosamente acredita que as coisas podem melhorar, que nada é eternamente mau, que nem tudo é só má língua e escárnio. Eu sou optimista apesar de tudo, eu reclamo, eu posso falar mal, mas sou optimista sim.

Porque de derrotista, já bem me chega um amigo, que acha atraente a faceta de pessimista militante, porque significa um certo tipo de "charme" intelectual. Tem um discurso muito decalcado na malta revolucionária dos anos 60/70. Tudo é burguês, tudo é podre. Leu Camus e Sartre e já pensa que entendeu o mundo, e deu em ser um Guevara de pacotilha, apesar de viver da mesada do pai (isso de ser filho único tem as suas vantagens né?), quando poderia trabalhar para o bem dele mesmo. Mas ele acha tudo ruim, podre e sem sentido.

Como já disse isso tudo à ele, em conversas anteriores e sabendo que, de modo algum ele irá ler o blog, porque é um acto de promiscuidade intelectual (palavras do gajo), não me sinto nem um pouco preocupada de falar desse desocupado mental e sem um pingo de personalidade. Mas ele reclama...ô se reclama. E insiste na burrice que, se ficar quieto e reclamando, o mundo escuta e se implode finalmente. Haja paciencia viu?

Perseverança, teimosia, insistência, seja o que for, desde que não prejudique ninguém, que seja construtivo, que ajude as coisas a andarem pra frente, que seja um exercício de todos os dias. Ser um optimista, não significa que somos alienados ou ingénuos. Significa que o optimista procura mesmo nas piores alturas encontrar sempre algo que se aproveite e que se leve à frente. Empreendedor. E como diz o ditado:

"Se a vida te dá limões...faz uma limonada!!!"


Apareçam

Rakel





Comentários

  1. Venho trazer meus votos de felicidades neste Natal e que o ano seja realizador.
    beijos de mel com canela
    ursinha

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estamos ouvindo