A Simplicidade do Riso



Tenho os meus repentes de mau humor, como todo humano que se prese. Não sou de ferro, e acreditem, não sofro de TPM como a maioria das mulheres, não fico irritada, nem rosno. Não, fico mais "vulnerável".
E passo pela vergonha de ficar chorando, tipo chafariz, só de ver um "anime" japonês que não acaba bem. Patético!!

Mas prefiro a cultura do bom humor, de um certo sarcasmo, tudo menos deixar-me afundar nas nuvens escuras do mau humor e depressão. E eu teria carradas de razões pra deixar-me ir à baixo. Mas não quero nem consigo. Não faz parte da minha natureza. Os assuntos realmente sérios da vida, são sérios por si só, não carecem da nossa ajuda depressiva pra tomar peso ou relevo. Acreditem, as coisas sérias serão sempre sérias.

Por outro lado, no meio de tantas coisas que estão correndo de mau à pior, porque não dar o meu toque humorístico?? Como o Dalai, quando falou sobre a Gripe A e apareceu neste preparo, que achei delicioso. Adoro um bom sentido de humor. Adoro aliviar a tensão quando as coisas estão pesadas demais. Embora a minha imaginação e sentido de humor tenha dado uns momentos de saia justa difíceis. Evito funerais e casamentos tanto quanto posso. É impossível conseguir manter uma cara séria e não dar uma valente gargalhada. Já fugi de um funeral de uma tia-avó por causa de um pequeno comentário do meu querido primo...já fortemente embriagado.

Rir é bom, desanuviar o ambiente melhor ainda, detesto essa ânsia do depressivo, do pessimismo militante. É fácil demais deixar-se levar pela maré do ruim, do fatalismo descrente, da necessidade de se ver no alto da torres vociferando pragas à humanidade.

Não amaldiçoe...ria dela. Dessa forma, tira-se a força de um movimento quase continuo de formar essa nuvem de pessimismo. Do derrotismo. A carneirada que fica balindo: " tá tudo mal...não há esperança, somos as carraças da sociedade decadente.." é tão fácil, tão batida.

Os inconformados da vida, os rebeldes sem causa, aqueles que tem carro, casa, emprego e férias fora do país, perdem tempo em só ver o lado ruim da vida. Vejam o lado bom. E o lado ruim, em vez de perder tempo em dizer : "bééé´... tá tudo mal, somos decadentes", façam o favor de levantar a peida do lugar e façam realmente algo pra mudar.

Já falei aqui do voluntariado, como forma de ajudar a sociedade, a sua comunidade ou bairro. Dê uma vista de olhos nos livros, Cds  ou outras coisas que não usem, e doem à biblioteca da sua cidade, ou ao seu hospital ou um serviço prisional.
Façam qualquer coisa mais do que viver balindo e trabalhando. Isso não chega como contributo à sociedade. E por mais que a gente queira se colocar à margem, pensem: somos humanos, cheios de defeitos e qualidades. Fazemos parte dessa humanidade, dependemos dela e dos seus serviços. Contribuam para que as coisas sejam melhores. E vejam o lado caricato e cómico da vida.

Não fiquem com esse ar de que chuparam limão a manhã toda...

Apareçam

Rakel




Comentários