Alguém já leu o livro "O estranho caso de Dr. Jekyll e Mr. Hide?" de Robert Louis Stevenson? Bom, quem não leu já deve ter visto as várias versões dos filmes, o mais antigo data de 1931 e o mais recente teve como protagonistas a Julia Roberts e John Malkovich , com o nome de Mary Reilly.
É a história de um pacato, gentil e brilhante médico que durante as suas pesquisas sobre a natureza humana resolve experimentar nele mesmo a formula que o transforma no lascivo, brutal e cruel Mr. Hide. A palavra hide em inglês significa esconder(se), então é o lado escondido de cada um de nós. Temos cá na frente da cabeça o lóbulo central que filtra as nossas acções e palavras assim como comportamentos, os nossos impulsos. Quando isso não funciona bem...salve-se quem puder, sai o monstro cá pra fora.
Mas há um altura na vida de uma gaja que o monstro sai cá pra fora assim num estalar de dedos. É mais ou menos na semana que antecede o período e se chama TPM - Transtorno Pré Menstrual. Transtorno pra quem tem e pra quem tá perto de quem sofre disso. E como todo maluco que acha que é Napoleão e que acha que os loucos são os outros, quem sofre de TPM acha que domina bem a fera.
Há a irritabilidade, retenção de águas, subida da tensão arterial e da temperatura corporal, sensibilidade do peito, emoções à flor da pele. Dá em chorar porque Portugal perdeu no campeonato de Damas, ou porque leu a separação de algum famoso numa revista cor de rosa. Atacam quem quer que seja (hoje em dia não há grande perigo porque a vacinação é obrigatória e os que mordem já estão vacinados), discutem por tudo e por nada...mau humor.
Os médicos não acham o porque de tal situação, estudam, pesquisam e só encontram resultados para combater os sintomas, o que é manifestamente pouco. Lembro de um amigo meu que dizia que precisava ir ao médico pedir um calmante, porque a mulher tinha TPM. E eu feita parva, perguntei se isso resultava pra ela. E ele me respondeu que os calmantes não eram pra ela, mas sim pra ele...
Há algumas coisas que se podem fazer para atenuar os sintomas e mal estar:
- Reduzir a cafeína e o álcool. O café, chocolate e bebidas que tenham esse ingrediente devem ser abolidos nessa epoca porque aumentam a ansiedade. O álcool, desbloqueia muito o lóbulo central e daí...meu santo...já viu e é um depressivo.
- Reduzir o sal, e assim reduzir a retenção de águas e o aumento da tensão arterial, pés inchado e barriga inchada.
- Comer alimentos ricos em cálcio, porque reduz as variações de humor e o inchaço
- Fazer exercícios leves, andar a pé, de bicicleta, patins, mas não ficar inactiva e emburrada no sofá se enchendo de chocolates. dance na sala, ponha a música que gosta e solte a franga!!
- Adiconar cereais na dieta assim como outros carboidratos, ajuda em muito na questão do inchaço.
E uma das boas razões porque uma gaja evita de apanhar uma bebedeira é justamente o medo que o outro "eu" saia de lá de dentro sem vergonha nenhuma e mostre o lado que tanto se esforça em esconder. E posso garantir que não é um Hide...
Apareçam
Rakel
Oi, minha querida! Adorei a dica do filme! Vou procurar! Quanto a TPM, tbm vejo como um problema sério... Temos que compreender nossas mulheres e encarar que os maus humores não são culpa delas, mas é um problema de saúde! Um bjo, e relaxe!
ResponderEliminarTPM = To Pra Matar! rs
Adorei esse Tô Pra Matar, mas o meu só me dá enxaquecas...tenho calma ate dizer chega!
ResponderEliminar